17 março 2016

5 Coisas que toda blogueira deve saber

|
dicas para blogueiras

A 4 dica é fundamental na vida de toda blogueira,
e é essencial saber domina-la.


Nesse post vamos bater um papo sério! De amiga para amiga. Pra quem não sabe, atualmente trabalho como webdesigner, desenvolvendo layouts para blogs e sites. Nessa minha jornada, já me deparei com diversos tipos de pessoas.

Claro que a maioria são gente boa (Graças a Deus) e recebe com agrado os meus conselhos, mas sempre tem aqueles que não gostam muito de uns puxões de orelha.

Hoje quero abir os olhos de você blogueira que acha que a sua função é apenas produzir conteúdo, e não é só isso. É prescindível que toda blogueira saiba administrar o blog, você deve conhecer a plataforma que usa para que possa administrar com qualidade o seu cantinho. Pra te ajudar, o manual separou 5 dicas que acreditamos serem essenciais na vida de qualquer blogueira.

1. SABER POSTAR 

Parece bobo néh, mas infelizmente não é. Já me deparei com cada blog minha gente, com conteúdos ótimos mas a escrita totalmente errada, com cores fortes e texto desalinhado. Me diga, você conseguiria ler um texto desformatado e na cor roxa? Acredito que não. Pois eu já me deparei com blogs assim.

Quando for postar, não se preocupe somente com o conteúdo. Terminou de digitar seu texto? Centralize, coloque a fonte amigável (de preferência Arial, te aconselho não ariscar com outra fonte) que a cor seja padrão, preto ou cinza escuro e tamanho normal. O próprio painel de post te dá várias opções para deixar seu texto bem representável, use-o ao seu favor.

2. ORGANIZAR MARCADORES

Outra atitude de muitos blogueiros que me deixa triste, é a falta de organização. A pessoa inventa 1 milhão de assuntos, e coloca meio milhão de marcadores em um único post e o leitor fica perdido com tanta opção. Eu entendo que no começo a pessoa não saiba ainda o assunto principal do blog, mas acredito eu que, uns 5 meses de blog já suficiente pra pessoa decidir o assunto.

Vou te dar um conselho: Quer falar de moda por exemplo? Esse assunto engloba Cabelo, Make, Beleza, Looks e por ai vai. Selecione os assuntos com cautela, porque tem blogueiro que usa o marcador CABELO por exemplo e nele encaixa penteados, produtos, resenhas... Viu que somente a palavra cabelo já simplifica tudo. 

Ao ler essa tag, automaticamente o leitor vai saber que nesse marcador vai encontrar resenhas de produtos pra cabelo, penteados e muito mais. Hoje mesmo, faça uma varredura em seu blog, e deixe somente aqueles marcadores que são essenciais em seu blog!

3. ADICIONAR GADGETS

Sim galera, tem blogueira que não sabe colocar um simples gadget no blog. Repito que um blogueiro iniciante realmente não saberá, mas todo assunto aqui citado é referentes a blogueiras que estão no mercado algum tempo.

Adicionar um gadget é a coisa mais simples do mundo. Ao criar um blog você vai precisar adicionar o Menu, cabeçalho, favicon, Newsletter, Seguidores e etc. Só assim você poderá dizer que tem um blog e pra isso basta ir na área administrativa do seu blog, procurar por layout, adicionar um gadget e escolher qual deseja e depois salvar. Aqui você vai aprender a personalizar esses gadgets e deixa-los mais profissionais. Mas cuidado! Não exagere na quantidade de gadgets.

4. DIVULGAR

Já está clichê falar que, é spam comentar somente o link do seu blog ou canal no blog alheio, isso todos já sabem. Mas existem outras formas de divulgação? Claro minha amiga. Pra quem não sabe a rede social que mais está bombando no momento no requisito divulgação é o pinterest. Uma maravilhosa ferramenta de busca que alcança mensalmente milhões de pessoas. Invista nesse mídia e depois me conta os resultados.


5. ORGANIZAR ANÚNCIOS

O que hoje eu mais vejo nas laterais de blogs são anúncios, e muitos deles não tem nada a ver com conteúdo do blog. Isso deixa sua lateral poluída, altera no carregamento da página, além de ter muita informação pro leitor que fica perdido. 

Conhece o Egrana? Não tenho nada contra quem deseja monetizar seu blog, ganhar um "dim dim" é sempre bom, mas antes de se meter com certos afiliados, pense no seu leitor. Eu particularmente acho desagradável entrar em blog, me interessar no conteúdo, clicar, e ser redirecionado a outra página. 

Isso é chato demais! Que leitor vai gostar disso, é perca de tempo. Fora que isso polui o blog. E pra quem usa o adense, cuidado com alguns programas de afiliados, porque ele não aceita que seus afiliados se juntem a outros, não sei se é o caso da Egrana, isso é assunto que quero muito abordar aqui no blog, mas fica pra outro dia.

O problema não é monetizar seu blog, mas sim a quantidade de anúncios que você coloca. Para isso mudar, e você não perder anunciantes, mostre outras opções de anúncios aos seus parceiros como publi post no blog, nas redes sociais, em vídeo...

Conclusão 

A verdade é que vale qualquer tentativa pra deixar seu blog mais atraente e amigável. O blogueiro precisa se colocar no lugar do leitor e pensar: Eu seguiria o meu blog? Eu leria esse texto? Faça essas e outras perguntas a você e monte o seu quebra-cabeça. Organize com amor o seu cantinho e faça dele o melhor lugar para o seu leitor.

Gostou do post? Compartilhe e marque uma amiga. Siga o manual em "faça parte" que fica na lateral do blog e siga-nos no pinterest, que está recheado de dicas e inspirações.

Este post foi publicado no dia 17 de março de 2016 e atualizado no dia 10 de fevereiro de 2018.

6 comentários:

  1. Muitooo bom seu post, amei seu blog. Ele está me ajudando tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso <3 É sempre um prazer ajudar!
      Bjão :*

      Excluir
  2. Oi Lorena, tudo bem?

    Ontem eu estava acompanhando meu Analytics em tempo real e a página ativa era uma tal de compliance-irvin.xyz. Essa página não existe no meu blog. A origem do tráfego também era compliance-irvin.xyz. Isso é spam? Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luana, infelizmente é Spam. Já estou preparando um post ensinando a filtrar esses sites que se infiltram para conseguir tráfego através do seu blog.

      Excluir
  3. Infeliz muitas ainda não sabem disso, vou até compartilhar pra quem esta começando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante saber, principalmente
      quem ta no comecinho ;)

      Excluir