BLOGGER OU WORDPRESS: QUAL ESCOLHER?

09 abril 2016



Já escolheu a sua plataforma? Ela nada mais é do que, o local onde será criado o conteúdo e layout do seu blog. Pra quem não sabe, existem inúmeras plataformas além do Blogger e WordPress, como por exemplo: Wix, Joomla, Webnode e muitas outras, mas elas se popularizaram e são as preferidas dos blogueiros na hora da escolha. Alguns tabus foram criados ao longo dos anos entre as duas plataformas e hoje pretendo tirar algumas dúvidas que muitos tem na hora da escolha.



BLOGGER: Todo blog cuja sua URL termina com BLOGSPOST.COM faz parte da plataforma Blogger que pertence ao Google. Essa plataforma é indicada para os blogueiros iniciantes pois seu uso é bem simples. O próprio Blogger oferece temas para seu blog e te permite personaliza-lo de forma descomplicada. E também existem muitos temas gratuitos na internet.

Além de ser 100% grátis, o servidor também oferece uma divulgação gratuita como a caixa de seguidores, que envia para seus leitores os posts automaticamente.

Foi criado um tabu em cima do blogger de que essa plataforma não é profissional, e eu não concordo com isso, pois o que faz um blog profissional é o conteúdo e o design, por isso o blogueiro deve ficar atento na escolha do profissional que fará o layout do blog. No começo surgiram inúmeros blogs nessa plataforma com layouts e conteúdos mal feitos, por esse motivo o Blogger ficou com uma má fama. 

Essa plataforma é mais complicada para os iniciantes, pois ela exige conhecimento em HTML na hora de personalizar um tema, e tudo é feito com códigos, além de suas funções serem limitadas 

WORDPRESS: Exitem dois tipos, o WordPress.org (Pago) WordPress.com (Gratuito). O WP.com ao contrário do que muitos pensam é mais limitado que o blogger, pois ele não permite personalização de seus temas e não oferece Plugins.

Já o WP.org exige mais conhecimento técnico, pois você terá que instalar a plataforma através de um servidor de hospedagem, que será pago (por mês), o valor é de acordo com a quantidade de espaço que seu blog necessita. Uma loja virtual por exemplo vai precisar de muito espaço para armazenar tanta informação.

A plataforma oferece uma infinidade de recursos através de Plugins, e também muitos temas para você escolher, alguns grátis e alguns pagos. Diferente do Blogger, o Wordpress não disponibiliza nenhuma ferramenta de divulgação automática como a caixa de seguidores por exemplo, toda divulgação é feita manualmente.


Considerações: É necessário planejar com cautela a hora da escolha da plataforma, colocar na balança os prós e contras e analisar qual valerá a pena no momento. Sem sombra de dúvidas eu indico o Blogger para quem está iniciando por ser de graça e pela facilidade em encontrar tutoriais para personalizar seus temas, além dos inúmeros Layouts grátis  que você encontra. Não se prenda nesse tabu de que o blogger não é profissional, pois o que fará seu blog ser ou não profissional é você, na escolha do layout e do conteúdo dos posts. Caso encontre necessidade em migrar para o WordPress, faça sem medo, mas no começo fique no blogger, até você planejar sua ida para a outra plataforma.

Gostou do post? Conte pra gente qual plataforma está usando no momento, e deixe sua opinião, ela é muito importante para o crescimento do Manual da Blogueira. Mil Bjos da Lory e até a próxima. 0/\0

6 comentários:

  1. Sério, muito útil esse post. Normalmente vejo pessoas escolhendo o wordpress por ser "mais profissional" e a maioria das blogueiras maiores usa-lo, mas o próprio blog da pessoa não está organizado e arrumado. O blogger muito pelo contrário, já vi blogueiras grandes usando o blogger e não deixaram de ser profissionais.

    jessicalorena.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Xará rsrs o que faz o blog ser profissional ou não é o conteúdo e o design. Grande bjo linda :*

      Excluir
  2. O wordpress.org seria mais Professional em relação há lojas virtuais. Quanto a blogs qualquer uma plataforma é professional pois o que importa e bem dito é o conteúdo, a organização e o design.

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei no wordpress e decidi migrar para o Blogger, fiz o contrati hahaha !
    Beijãoo Lorena!
    www.simplesmentecriativa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vai determinar seu sucesso na blogosfera não é a plataforma e sim o seu conteúdo e originalidade! Boa sorte minha linda <3 Bjs!

      Excluir