CABEÇALHO OCUPANDO TODA LARGURA DO BLOG

05 abril 2016

CABEÇALHO OCUPANDO TODA LARGURA

Na última aula da série Layout dos Sonhos o manual ensinou adicionar um Background Personalizado no blog. Mas se você não viu, corre lá pra conferir, e não perder nenhuma aula. Antes de darmos inicio, vamos escolher o tema do nosso cabeçalho, você precisa saber se ele vai ser floral, aquarela, geométrico ou qualquer outro estilo. Minha dica é sempre pesquisar em inglês no Google, pois dessa forma você terá uma variedade maior de imagens e poderá escolher uma com qualidade.

Vamos supor que eu queira um cabeçalho em aquarela, então minha pesquisa foi background watercolor que em português significa fundo aquarela. Veja no exemplo abaixo:


ENTENDENDO A ESTRUTURA DO CABEÇALHO


A edição desse cabeçalho pode ser feita no editor PhotoFiltre 7 com a largura máxima de 1350. A altura pode variar de acordo com o seu gosto. O máximo que recomendo é 800, mas isso vai depender muito da estrutura do seu layout, por exemplo, talvez você queira um menu de categorias e menu principal, um slide e qualquer outro elemento dentro da estrutura do cabeçalho além do nome do blog.


Perceba que o background de aquarela e flores termina com o slide em miniatura. A escolha da altura deve ser calculada de acordo com os elementos que você colocará no cabeçalho.

ADICIONANDO O BACKGROUND NO LAYOUT BASE

Com o background pronto, agora vamos pegar a url da imagem para adicionarmos em nosso layout, e para isso será necessário hospeda-la no próprio blogger, basta adicionar a imagem e copiar o seu endereço com o botão direito do mouse.

No seu painel no blogger procure por modelo, editar html e dentro do corpo do layout aperte ctrl+f e dentro da caixa de busca pesquise por:
*/Content
Após encontrar o trecho, cole a url do seu background dentro das aspas. Substitua repeat por no-repeat center top. Troque a altura para mesma do background que você criou, no local que a ilustração abaixo descreve.


ADICIONANDO O NOME DO BLOG

Agora vamos a segunda parte do cabeçalho que é adicionar o nome do blog. A largura indicada é de 980 de largura por 400 de altura, e o nome deve ser criado em um fundo transparente para não prejudicar o fundo maravilhoso que você acabou de criar. Salve o nome do blog em png pois somente essa extensão permite deixar o fundo transparente. 

BÔNUSBaixe um fundo transparente para criar o nome do seu blog. 

Ao baixar a imagem pode ficar preta ou branca, mas isso é normal, ela continua transparente. Faça um teste colocando-a por cima de uma imagem colorida.

O manual da blogueira disponibilizou as 15 melhores fontes grátis que eu mais uso em meus trabalhos e você não terá desculpas para escolher a fonte perfeita para o seu blog. 

Para adicionar a imagem do nome do blog basta ir em layout, adicionar um gadget, vai abrir uma janela, clique em escolher um arquivo, selecione a imagem com o nome do seu blog, depois clique na opção em vez de título de descrição e salve. Acompanhe na ilustração abaixo.



E se você gostou não deixe de curtir e de compartilhar com os amigos, de seguir o manual em "Faça parte" que fica na lateral do blog e de curtir nossa página no fecebook para nunca perder nossas atualizações. Um grande beijo e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário