COMO MONTAR UM MÍDIA KIT PERFEITO + MODELO GRÁTIS

28 abril 2016

mídia kit

Mídia Kit é o nome dado ao material que o blogueiro disponibiliza para fins comerciais. Nele contém informações como os números de visitantes mensal do blog, a quantidade de seguidores e outros tópicos. Ele é seu currículo na blogosfera, precisa ser simples e completo.  A aparência deve condizer com o design atual do seu blog, como o layout e o logotipo. As cores precisam estar em harmonia. 

Nesse artigo você vai aprender:

  • 10 passos para criar seu mídia kit.
  • O que colocar em cada página.
  • Pra que serve um mídia Kit.
  • Quando saber o momento certo para criar o seu.

Mas como montar o Mídia Kit perfeito para o meu blog/Canal?

Um mídia kit perfeito precisa ter no mínimo 10 páginas para divulgar com clareza os fatores primordiais do seu blog. Veja quais são:

1 - FAÇA UMA CAPA CHAMATIVA

Quando o professor solicita um trabalho, colocamos uma capa bem bonita de apresentação. Faça o mesmo com o seu mídia kit, coloque o nome do seu blog ou logotipo na primeira página, assim causará uma boa impressão. 

2 - APRESENTAÇÃO DO BLOG 

Nessa página você deve resumir de modo original e explicativo qual a principal função do seu blog e o porque do surgimento dele. Fale também da proposta do blog para com o público. 

3 - APRESENTE-SE

Todo blog tem uma pessoa por trás, e nada mais justo falar um pouquinho de você, dos seus sonhos e objetivos. Coloque uma foto sua.

4 - SUAS REDES SOCIAIS

Apresente nesse tópico suas redes sociais com a quantidade de seguidores de cada um. Mas seja honesto! 

5 - O BLOG/CANAL EM NÚMEROS

Divulgue as estatísticas do seu blog ou canal, mostrando o seu público alvo, a idade, sexo e classe sociais de seus leitores. Esses dados você consegue no Google Analytics, que é uma fonte confiável para obter essas informações. Tire um print da página ou monte um gráfico e coloque, assim as empresas confiarão  nos seus dados.

6 - ESTATÍSTICAS DO BLOG

Acrescente mais números no seu Mídia Kit, como a quantidade de seguidores do seu blog (Caso tenha), a média dos números de visitas por dia, mensal e total. Deixe claro nesse tópico que seu blog está conectado ao Google, se possível, coloque a quantidade de visitas que seu blog recebe através dele. Assim mostrará ao seu futuro parceiro que seu blog é bem visitado e que ele se destaca no meio dos demais. Esses dados você consegue retirar do Google Analytics. 

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7 - OPÇÕES DE PUBLICIDADE

Informe quais as formas de publicidade disponíveis em seu blog, como: Banner mensal ou anual, publieditorial, divulgações em redes sociais e etc. Mostre através de um gráfico onde elas serão posicionadas e o valor de cada um. 

8 - MOSTRE SEUS ÚLTIMOS OU ATUAIS PARCEIROS

Coloque os nomes das empresas (com banner) que fazem ou já fizeram parcerias com o seu blog. Caso ainda não tenha tido nenhum tipo de parceria, pule essa etapa.

9 - CONVENÇA O PARCEIRO A DIVULGAR EM BLOGS.

Muitas empresas são novas nesse universo de parceria com blogueiras e você precisa convence-lo a divulgar seu produto em seu blog. Mostre as vantagens que ele terá em divulgar em um blog. Venda seu peixe!

10 - SEUS CONTATOS

Um fator muito importante é a página de contatos. É através dele que o seu futuro parceiro vai te encontrar. Deixe seu e-mail, telefone e redes sociais.

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Em qual momento devo montar um Mídia Kit?

Essa dúvida é bem frequente entre os blogueiros, pois a maioria não sabe o momento certo de criar esse material de divulgação. O melhor momento para se preocupar em ter um Mídia Kit, é quando seu blog começa a ter uma maior visibilidade e as empresas surgem afim de fechar algum tipo de parceria com o seu blog e/ou canal. Elas solicitam esse material para avaliar o rendimento do seu blog.

Onde devo expor meu mídia kit?

Você pode deixar seu material online em seu próprio blog ou em um site como o google Docs por exemplo. Ou então disponibiliza-lo sempre que solicitarem, mas isso dependerá do seu ponto de vista, pois deixando online você expõe seus dados para os concorrentes ou se deixar off também poderá perder alguma parceria por suporem que os valores não são favoráveis a empresa.

DOWNLOAD: MODELO DE MÍDIA KIT GRÁTIS

Criei um modelo simples no Power Point, com cores pasteis e fontes amigáveis e de fácil entendimento. Esse modelo possui 7 páginas e é totalmente editável. Essa base é para você criar o seu próprio modelo em cima dela. Peço encarecidamente que não use essa base para fins comerciais, isso é plágio e dá cadeia. O mídia kit está disponibilizado no site Dropbox e é possível visualizar o modelo na íntegra, mas antes você será redirecionado ao site PagSocial para compartilhar esse post.





Conclusão: Montar um mídia kit não é difícil, basta saber quais os itens essenciais para se colocar. É importante fazer uma atualização mensal ou a cada 3 meses, isso varia de acordo com o crescimento do seu blog. Deixe bem visível o ano e a data da última atualização. Seja criativo na hora de criar seu mídia kit! Mas caso tenha dificuldades, você pode contratar meus serviços. Faremos todo trabalho pra você!



RESUMINDO...


E você, já tem um mídia kit? Quando criou o seu? 
Compartilhe sua experiência com a gente.

10 comentários:

  1. Adorei as dicas!! Já estou seguindo e vc está nos meus favoritos!! Bjss e Sucesso para nós!! ^^

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br

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    1. Fico muito feliz que tenha gostado, e espero de coração que minhas dicas te ajudem <3 Um super bjo :*

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  2. Oi Lorena adorei seu blog lindo demais, muito boa sua explicação agora sim quero ver se faço o meu, bjo!

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    1. Minha lindaaaa :3 faz sim, e me manda o link depois <3 e se precisar de qualquer ajuda, é só me procurar! Bjão :*

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  3. A sua ideia de mídia kit é bem legal, simples e fácil de fazer.

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    1. Procuro ir sempre ao ponto nas minhas dicas! Obrigada Claudio =)

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  4. Tô amando as dicas vai me ajudar muito. Beijos e sucesso sempre 😍😘👏

    HTTPS://mundopinkjeh.blogspot.com.br

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    1. Oi Jeh =) fico feliz em saber que está amando as dicas \0/
      Sucesso pra você também minha linda! Bjão :*

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  5. Oi, você pode me ajudar, Urgente!! Tem uma lojinha bem pequena de produtos personalizados, e já tive contato com a dona da loja... E ela gostaria de fazer parceria com o meu blog de me enviar os produtinhos dela, e com a intenção de ajudar á divulgar a lojinha dela, e ela irá divulgar o meu blog também na fan-page dela. Tanto a lojinha dela quanto o meu blog, somos iniciantes e não temos parceria com nenhuma outra loja ou blog... Eu gostaria de saber se é confiável eu entrar em acordo com ela e fazer sim uma parceria. Ou não é melhor arriscar, tem perigo de algo? Estou muito confusa e não sei o que fazer. Por favor me ajuda !

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    1. Oi Aryane, tudo bom?

      Olha essa é uma ótima oportunidade sim. Agarra essa chance! Essa parceria tem tudo pra dar certo, basta você ser profissional e a dona da loja também, e ambas cumprirem o acordo estabelecido. Boa sorte 0/\0

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