LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


08 abril 2016

6 Dicas de como nunca ficar sem ideia de postagem para o blog

ideia de postagem para o blog
Postagem atualizada no dia 19 de Outubro de 2020

Quem nunca ficou sem ideia de postagem para o blog que atire a primeira pedra, pois isso acontece com quase todo criador de conteúdo e se ainda não aconteceu com você, pode ter certeza que esse dia vai chegar.

Mas por favor não se apavore porque você tem uma chance de não passar por isso e a prova é que você está lendo esse artigo em busca de informação para não ficar sem ideia de postagem.

Você sabe que criar conteúdos valiosos é fundamental, pois os artigos é alma do seu blog, então, se eles forem escolhidos de qualquer maneira ou em qualquer lugar, seu blog corre um sério risco de fracassar.

Como encontrar ideias de postagens para o blog


Quando você acaba de criar um blog sua cabeça está a mil, cheia de ideias e pronta para executar cada uma. Caso você tenha criado seu blog recentemente e está sofrendo com a falta de ideias de postagens para o blog, verifique se escolheu o nicho certo.

Após escrever os 10 primeiros artigos e estiver blogando por pelo menos 3 meses, você pode se deparar com o bloqueio criativo, que seria a falta de ideias de conteúdo. 

Você pode sentir que sua criatividade acabou e é nessa hora que você começa a pensar se vale a pena ter um blog. E mesmo sentindo o bloqueio, não se preocupe, porque todo criador de conteúdo passa por uma fase semelhante e ela é temporária.

O que o seu blog precisa é de um planejamento, ou melhor dizendo, uma lista de locais para encontrar ideias de postagens sempre que o seu calendário de conteúdo se esvaziar. Então, use os 6 métodos que utilizo para nunca ficar sem ideia de postagem e manter minha criatividade fluindo com frequência.



6 Dicas de como nunca ficar sem ideia de postagem para o blog



1. Mantenha sua lista atualizada


Um hábito que toda blogueira de sucesso tem é anotar suas ideias de postagens, porque ela nunca sabe o momento certo que aquela grande ideia vai surgir, então ela carrega um bloco de notas para escrever todas as ideias de conteúdo que surgem no meio de uma conversa ou durante um passeio.

Se você prefere usar ferramentas online para executar anotar as ideias, existem algumas que podem te ajudar nessa missão, como o Google Docs ou o Trello.

2. Visite blogs americanos do mesmo nicho


Minha segunda dica para nunca ficar sem ideia de postagem para o blog é visitar blogs do mesmo nicho que o seu. Mas gosto de buscar inspirações em blogs americanos porque eles são muito criativos.

E não estou dizendo para copiar o conteúdo de outra pessoa, pelo contrário, me refiro em ler todo conteúdo, buscar inspiração nas palavras e encontrar o que falta de informação para adicionar no seu artigo.

Porque os blogs americanos são ricos em conteúdos de qualidade e eles estão a anos luz na nossa frente pois quando um método de marketing de conteúdo chega no Brasil por exemplo, ele antes foi testado pelos americanos ou até foi criado por eles.

E é por esse motivo que eu amo buscar novas ideias de postagens em blogs americanos,  até para que o meu artigo tenha conteúdo verdadeiro e de qualidade. Para traduzir os blogs eu configurei no Google Chrome para que ele sempre traduza as páginas automaticamente.

Pedir ou desativar tradução


  1. No computador, abra o Chrome.
  2. No canto superior direito, clique em Mais. Configurações.
  3. Na parte inferior, clique em Avançado.
  4. Em "Idiomas", clique em Idioma.
  5. Marque ou desmarque a opção "Sugerir a tradução de páginas que não estão em um idioma que você conheça".

Créditos: support.google.com

Porém esse método de buscar ideias de conteúdo em blogs americanos pode não funcionar para todos os nichos, pois o costume do brasileiro é diferente dos americanos, por isso verifique com atenção se as ideias que encontrou em blogs americanos fazem sentido para sua audiência. 

3. Busque ideias nas redes sociais


Outra forma inteligente de buscar ideias de conteúdo é através das redes sociais. Se você tem clareza dos assuntos que deseja abordar no blog, basta pesquisar por alguma palavra em qualquer rede social para encontrar novas ideias e aflorar sua criatividade.

  • Pesquise através de hastags no Instagram;
  • Faça perguntas nos Stories;
  • Busque inspirações em perguntas deixadas em grupos do facebook;
  • Digite uma palavra ou frase na caixa de busca do Pinterest. 

4. Crie uma pesquisa de público 


A principal característica de um blog de sucesso é criar conteúdos que ajudem seus leitores, portanto, uma das melhores formas de encontrar ideias de postagens para o blog é descobrir os problemas que o seu público-alvo está enfrentando.

O melhor é que para fazer uma pesquisa de público não demora, então esse método é perfeito pra você que tem pressa e pode ser feito antes mesmo de criar o blog. Busque grupos no facebook do seu nicho e deixe sua pesquisa em todos que encontrar.

Então o que você precisa é descobrir quais perguntas o seu público-alvo está buscando porque se existe pergunta significa que pessoas estão em busca de informação e o que você precisa é criar conteúdo que respondam essas perguntas.

Perguntas que você pode incluir na sua pesquisa:


  • Qual sua dificuldade quando o assunto é [uma categoria do seu nicho] ?
  • Das categorias abaixo, quais você deseja aprender?
  • Que tipo de conteúdo você deseja ver mais no blog?
  • Qual seu maior objetivo hoje em relação ao blog?

5. Verifique as postagens mais acessadas


Se você acabou de criar um blog, provavelmente ele ainda não tem um relatório suficiente para verificar quais postagens receberam mais acessos, então essa dica é pra você que possui o blog por algum tempo.

A ferramenta que vai te auxiliar nessa etapa é o Google Analytics, por isso é fundamental configura-la desde o início para que a ferramenta consiga capturar o máximo de informação sobre os conteúdos mais engajados.

Com o Google Analytics você pode verificar as postagens mais acessadas do mês, de cada dia e de anos anteriores. Para ter acesso a esse relatório, no seu painel do Google Analytics, clique em:

Comportamento → Conteúdo do Site  Todas as páginas

ideia de postagem para o blog

O relatório exibe as postagens mais acessadas dos últimos 7 dias, mas você pode configurar para outras datas. Então, use essas postagens para se inspirar na criação de novos conteúdo relacionados ao mesmo tema, só tome cuidado para não criar conteúdos iguais.

Basei nos temas para criar conteúdos que completam os artigos que já existem, ou seja, verifique se não faltou informação, se você pode criar conteúdos que agreguem mais valor.

6. Nunca pare de pesquisar


O segredo de  nunca ficar sem ideia de postagem para o blog é permanecer sempre pesquisando. Agora você tem uma lista de métodos para buscar referências, ter inspirações e ideias de conteúdos.

Para criar conteúdo valioso, de qualidade é preciso ler muito, pesquisar e estar atento aos assuntos do momento, relacionado ao seu nicho. Então, para ter sempre ideias de conteúdos, reserve algumas horas da semana para se dedicar a essa pesquisa.

Preencha seu calendário de postagens de acordo com a sua estratégia de conteúdo, crie uma lista com os melhores blogs para buscar inspiração.

Salve esse Pin em sua pasta favorita!

ideia de postagem para o blog

Conclusão


Ter um blog de sucesso é gratificante, e sendo honesta é bem trabalhoso porque na verdade você está administrando um negócio online sozinha, fazendo um trabalho que deveria ser feito por uma grande equipe, porque somos gerente, criador de conteúdo, contador, atendente e muito mais.

Por isso é importante não perder tempo com pequenas coisas, como encontrar ideias de postagens. Não que isso seja parte insignificante do blog, pelo contrário, o que eu quero é você não perca tempo todos os dias buscando novas ideias.

Mas sim, crie uma lista de ideias, com um planejamento de conteúdo e executar cada uma, pois dessa forma você terá tempo para se dedicar as áreas mais importante do blog.

Então, quero que você comece a usar um método por vez, ou seja, tente o primeiro esse mês, e o outro no mês seguinte até você encontrar a melhor forma de encontrar ideias de postagens.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: FacebookInstagram | Pinterest

10 comentários:

  1. Adorei o artigo. Vou aproveitar várias dicas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que o artigo tenha te ajudado de alguma maneira =)
      Volte sempre <3 Bjos!

      Excluir
  2. Gostei muito do post e do blog, estava mesmo precisando de algumas dicas.
    Ah se puder dá uma passadinha no meu blog. Bjs..

    http://blogueiracacheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas, meu blog tava parado por um tempo e você me ajudou muito ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito que meu artigo tenha te ajudado <3
      Um super bjo Michele :*

      Excluir
  4. Anotei todas as dicas para fazer um próximo post. Obrigada!

    ResponderExcluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações