COMO FAZER O MEU BLOG APARECER NO GOOGLE

15 junho 2016

blog aparecer no google

Fazer o blog aparecer no google não é tarefa fácil, muitos não conseguem simplesmente por não usarem adequadamente as técnicas de SEO necessárias para indexar o blog nos motores de busca. Aparecer nas primeiras posições é muito importante para o blog, pois o Google é o maior site de pesquisa do mundo, usado por milhares de pessoas, e é uma ótima fonte de tráfego. 


Como funciona a busca do Google?

Para capturar as informações na internet, o Google usa um robô chamado Googlebot que faz todo rastreamento das páginas novas e atualizadas na web, para serem incluídas no banco de dados do Google. Existe uma forma simples de saber quais as páginas do seu blog estão indexadas no Google, basta pesquisar por: site:www.nomedoseublog.com.br  (caso seu domínio seja outro, basta trocar) e verificar a quantidade páginas que estão indexadas. Fiz um teste com o Manual, para ilustrar, veja:

blog aparecer no Google


O local selecionado "Aproximadamente 118 resultados" indica a quantidade de páginas do que foram indexadas. Nesse número, não estão apenas os posts do blog, mais também os posts do Facebook, Twitter, Google+ que possuem link que direciona o leitor ao blog. É muito importante o uso de links fora do blog, pois o Google também indexa páginas vindas das redes sociais.

Pelo que podemos perceber, o Manual Da Blogueira está perfeitamente indexado no Google, mas isso não quer dizer que ele será facilmente encontrado, vai ser preciso tomar algumas providências para isso acontecer.

Antes de começarmos saiba que existem outros fatores que ajudará na indexação do blog.

Otimização das postagens: Descrição, títulos dos post, link permanente, imagens são determinantes na hora da indexação. É preciso ser cauteloso na hora de criar um post, e cria-lo de modo que os robôs encontrem as palavras chaves, mas muito cuidado nesse momento, pois o Google também condena quem constrói conteúdo apenas para robôs. Não é por nada não mas... O Sr. Google é bem exigente, néh?!

Layout amigável: Engana-se quem pensa que o Google não repara no layout, mas não digo visualmente e sim, na parte estrutural. Ele verifica a funcionalidade, como o tempo de carregamento, e se ele se adapta á outros dispositivos.

Autoridade: É dada partir do conteúdo. O Google ama conteúdo de qualidade e links externos, pois isso demonstra que o seu blog é relevante para o público, então, quanto mais pessoas clicarem no G+, em curtir, ou mencionar o nome do blog em outro blog, mostrará ao Google o quanto seu conteúdo é importante, e consequentemente ele divulgará nas primeiras páginas.

Agora, veja métodos simples para melhorar seu posicionamento no Google.

1. Cadastre seu blog 

Primeiramente acesse o site Blog Search Google e digite o endereço do seu blog. Logo em seguida, acesse Search Console e mais uma vez, digite o endereço do seu blog. Isso é necessário para comunicar ao Google a existência do seu blog, e para que ele o coloque no banco de cadastrado. Mas lembre-se: Coloque o endereço apenas uma vez em cada site!

Fiz novamente outra pesquisa, agora somente com o nome do blog, sem o domínio, e o Manual da Blogueira é o 3 site que aparece na primeira página do google.

blog aparecer no Google


2. Envie sitemap

Ferramenta que rastreia as informações do seu blog nos mecanismos de busca. Ela te mostra de onde vem as suas visitas, a quantidade de cliques, os dias que o blog mais obteve cliques, e muitas outras funções. O próprio Google ensina como criar e enviar um sitemap, confira.

3. Verifique a permissão para buscas

No blogger, basta clicar em Configurações > Básico e em Privacidade, marque Sim nas duas opções e depois salve, como na imagem abaixo.

blog aparecer no Google


FIZ TODOS OS PROCESSOS MAIS MEU BLOG AINDA NÃO APARECE!

>> O Google não teve tempo suficiente para analisar e finalizar o seu cadastro.
>> Se tem o costume de copiar textos ou imagens de terceiros, o Google pode ter te punido.

Conclusão

SEO é fundamental para atrair visitas dos motores de buscas, sabendo aplica-las de forma correta, é possível obter bons resultados. Existem mais técnicas para melhorar o posicionamento do blog perante o Google, esse post foi só a primeira parte de como fazer o blog aparecer no google, em outro artigo vou te ensinar a colocar meta tags dentro do corpo do blog, para melhorar ainda mais o posicionamento do blog. 

Se gostou, já sabe o que fazer! Siga o blog nas redes sociais, e deixe sua opinião nos comentários, e se quiser, deixe também uma sugestão de post. Um grande beijo e até a próxima!

6 comentários:

  1. Sempre que ouço falar de SEO sinto um arrepio, juro hahaha parece a coisa mais difícil do mundo!
    Fiz o tutorial <3

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, pode ficar tranquila que vou fazer de tudo pra simplificar as técnicas de SEO, e trazer uma linguagem que todos entendam. Muitos blogs de marketing digital aborda o assunto, mas ele usam muitos termos técnicos, e os artigos acabam sendo chatos, digamos assim. Vou absorver o máximo de conhecimento pra trazer pra vcs aqui no Manual <3 Um super beijo linda e sucesso com o Blog!

      Excluir
  2. Ótimas dicas! Meu blog já aparece nas buscas do google. Ele fica na 2º posição. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana <3 Fico feliz por vc! Todo sucesso do mundo minha linda, a gente batalha muito, somos merecedoras. Grande beijo :*

      Excluir