8 DICAS PARA O SEU POST APARECER NO GOOGLE

17 outubro 2016

aparecer no Google

Acompanhe nesse artigo 8 dicas do que fazer para o seu post aparecer no Google

O Google é o maior site de busca da internet. Ele é seu aliado no quesito divulgação. Mas você preparou o seu blog para aparecer no Google? Existem uma infinidade de blogs e sites que abordam o mesmo tema, e que será o seu concorrente nos mecanismos de busca. 

O que vai diferenciar um blog do outro, é a forma de aplicação do SEO. Fatores como autoridade, frequência na atualização, conteúdo de qualidade e original, ajudam a posicionar melhor o seu artigo.  

A autoridade por exemplo é determinada pelo tempo de vida do blog, o volume de visitas, os links que apontam para ele e outros fatores. Vamos supor que você criou um post muito bom, e que outros blogs o divulgaram sem você saber, simplesmente por terem gostado do conteúdo. Então, quanto mais pessoas divulgarem aquele post, mais autoridade ele terá.

Isso mostra ao Google que o seu blog é relevante para o público, e consequentemente ele sobe o artigo de posição. Uma ótima forma de conseguir links externos para aumentar sua autoridade é adotando a prática do Guest post, que são artigos escritos por alguém que não é dono do blog. Mas isso é assunto pra outro dia!

Recomendo que leia: Como aparecer no Google - Parte I

Para explicar melhor, vamos usar como exemplo o artigo 20 ideias de posts para o seu blog. O Manual aparece na primeira página e em quinta posição, ou seja, estamos entre os 10 primeiros, com mais de 12 milhões de concorrentes, que usaram a mesma palavra-chave em seus conteúdos. Veja na imagem abaixo:

aparecer no Google


Recomendo que leia: Como escolher palavras-chave para o seu post

Agora vamos aprender como aplicar técnicas simples para ajudar o Google a te encontrar.

1º Título otimizado - Para o seu conteúdo aparecer no Google com facilidade você deve adicionar a palavra-chave no título, que precisa conter mais que 40 e menos que 70 caracteres, e se a palavra-chave estiver no inicio do título, melhor ainda.

2° Url otimizada - Para ter um bom ranqueamento no Google é preciso construir uma URL consistente, identificando as principais palavras-chave do seu nicho e como o seu público alvo pesquisa por elas. Para aumentar as chances do seu post aparecer, é preciso que: 

  • A URL seja curta e direta.
  • Seja separada por hífen.
  • A palavra-chave deve estar contida.
  • Deve ter no máximo 115 caracteres. 

Exemplo de URL incorreta

www.manualdablogueira.com.br/2016/05/20ideiasdepostsparaoseublog.frx?id=23454368

Exemplo de URL correta

www.manualdablogueira.com.br/2016/05/20-ideias-de-posts-para-o-seu-blog.html

3º Cabeçalho h1 - Também conhecidas como headings tags, são extramente importantes para o SEO, pois com ela os buscadores ficam sabendo quais são os trechos mais importantes do seu post. Existem 6 headings, sendo <h1> a mais importante e <h6> menos importante. Essa tag deve ser usada apenas uma vez em todo texto, e minha dica é usa-la no começo, como uma chamada do post. Lembre-se de adicionar a palavra-chave na tag h1.


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Veja na imagem abaixo, exemplos das explicações 1,2 e 3.

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4º Meta descrição - Tem como principal função resumir o assunto que o artigo abordará. Esse resumo aparece nos buscadores abaixo do título e a palavra-chave deve estar contida nela. O leitor não consegue ver na página ativa, somente nos buscadores. Esse não é um fator ranqueamento, mas ele ajuda no momento da escolha do usuário. Caso sua descrição seja atrativa, com certeza receberá muitos cliques. 

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5º Tag alt nas imagens - Já foi dito aqui o Manual que os robôs do Google conseguem ler somente a linguagem HTML, portanto eles não leem figuras. Para aparecer no Google é preciso também otimizar as imagens utilizadas no post. 

Existem dois atributos que ajudam o Google a te encontrar, são eles: Title e ALT.  O Title tem como função descrever a imagem, e o ALT complementa-lo, fornecendo uma descrição alternativa e que será lida pelo Google. No blogger, basta clicar na imagem e selecionar a opção propriedades.


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6º Links de saída - Sua principal função é completar a informação do post, e conduzir o leitor a pagina ou site em questão. Se o link for direcionado ao seu blog, suas visualizações vão aumentar gradativamente.

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7º Densidade da palavra-chave - Um texto otimizado deve conter uma boa densidade de palavras-chave. Mas é preciso tomar cuidado pra não ser repetitivo de uma forma chata. Procure repetir de 3 a 5 vezes a palavra-chave, deixando uma delas em negrito.

8º Texto grande - O Google ama conteúdo grande e de boa qualidade. O mínimo recomendado são 300 palavras. Minha dica vai pra você que tem um canal no youtube. Não publique somente o vídeo no blog, (Por exemplo: "Assista a resenha do shampoo bomba" e abaixo o vídeo) não tenha preguiça. Escreva um resumo do assunto abordado, tire boas fotos, rediga um texto gostoso de ler, porque eu te garanto que vai ter público (tipo eu) que vai adorar ler a resenha.

Conclusão

As técnicas aqui apresentadas são as mais simples e que se usadas da forma correta, dão grandes resultados. Mas é bom deixar claro que esses resultados são de médio a longo prazo, ou seja, seu blog não aparecerá no Google da noite pro dia. É preciso dedicação e paciência. Se você quer aparecer no Google terá que ter em mente que existem milhares de pessoas que já usaram aquela palavra-chave que você escolheu, portanto vai ser preciso se dedicar ao máximo, se aprofundar nessas e em outras técnicas para melhorar seu posicionamento.

Gostou das dicas? Então você já sabe o que fazer, compartilhe com os amigos, siga o Manual em "Faça parte" que fica na lateral do blog e curta da nossa página no facebook para nunca perder as novidades. Um grande beijo e até a próxima!

10 comentários:

  1. Menina, que dicas maravilhosas, já vou tomar mais cuidado com as próximas postagens, quem sabe assim apareço mais no Google!
    Beijocas!
    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/

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    1. Te garanto que se seguir essas dicas, dentro de uma semana, já verá resultados. Toda sorte do mundo pra vc 0/\0 Bjão!

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  2. Oii! Já sabia de alguma dessas dicas, mas mesmo assim foi muito útil!
    Só fiquei com dúvida na "descrição de pesquisa", como incluo isso? No meu blogger não aparece, tenho que mudar algo na configuração?!

    Obrigada desde já! ;)

    bjinhos
    www.aninhamorando.com.br

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    1. Oi Aninha,

      A descrição de pesquisa fica na área de criação de postagem, logo abaixo do link permanente. Se por acaso o seu painel não tiver, basta procurar por CONFIGURAÇÕES >> PREFERÊNCIA DE PESQUISA >> ATIVAR A DESCRIÇÃO DE PESQUISA. É bem fácil. Espero ter ajudado, Bjão <3

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  3. Já conhecia algumas dessas dicas, mas como sempre, você esclareceu muita coisas e deixou tudo mais fácil. Espero que você continue fazendo esse trabalho pois ele é sensacional, ajuda muitas pessoas :)
    Beijos ^3^

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    1. Carol, minha linda <3 \0/ Eu que tenho que agradecer o carinho de sempre. Por você fazer parte desse sonho meu, que é o Manual. Faço tudo com muito amor pra vocês. Um grande beijo :*

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  4. Lembrando que o Google adora backlinks (úteis/autoridade) apontando para o nosso site e isso ajuda muito a ganhar algumas posições junto ao buscador.

    E um conteúdo de boa qualidade que resolva o problema e com variações de palavras-chave.

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