16 novembro 2016

10 DICAS PARA DEIXAR O SEU BLOG PROFISSIONAL

|
DEIXAR O SEU BLOG PROFISSIONAL

Acompanhe nesse artigo 10 dicas de como deixar o seu blog profissional. A última é fundamental para você que deseja engessar na profissão mas tem medo de investir. 

O que é um blog profissional pra você? A resposta mais óbvia é que um blog profissional seria aquele que rende algum dinheiro. E você não está errado se pensa assim, mas um blog profissional vai além disso. Na minha visão, um blog profissional é aquele que é conduzido com responsabilidade e dedicação. Ganhar dinheiro com ele é consequência. Por esse motivo, o Manual da Blogueira separou 10 dicas de como deixar o seu blog profissional e prepara-lo para receber mais visitas e propostas de parceiros e anunciantes.

1. Tenha um domínio próprio 

Um blog criado no Blogger por exemplo, tem como domínio a extensão blogpost.com que é gratuito. Mas caso deseje profissionalizar o seu trabalho e transmitir credibilidade aos leitores e parceiros, é válido fazer o investimento, tendo em conta que o valor é simbólico, apenas R$ 30,00 por ano no Registro.br. O valor varia de empresa para empresa, mas é acessível a todos.

2. Tenha um template exclusivo

Costumo dizer aos meus clientes que o template é a roupa do blog, e como na vida real, uma pessoa bem arrumada atrai olhares. Assim também funciona com o blog. Antes de ler as postagens o usuário observa o template, contempla as cores, ilustrações, e o design em geral. 

Apesar de oferecer templates gratuitos, eu não aconselho você que deseja profissionalizar o blog usa-los, porque com um layout exclusivo você transmite credibilidade e profissionalismo, além de facilitar a vida dos leitores na hora de gravar na memória a identidade visual do blog.


Visite meu portfólio e conheça o meu trabalho!

3. Construa sua identidade visual 

Falando em identidade visual, ter uma marca é fundamental na blogosfera, porque ela faz com que seu público associe o blog ao logotipo, fazendo que você se diferencie dos demais. A identidade visual deve ser única e usada em todas suas mídias sociais e no cabeçalho do blog. Ela pode ser apenas o nome do blog, uma ilustração, ou os dois. 

4. Crie um e-mail de contato exclusivo 

Não é nada profissional utilizar o e-mail pessoal para receber os contatos. Usar um e-mail exclusivo passa credibilidade, e não precisa gastar nada para ter um, basta criar no próprio gmail. O nosso por exemplo é contato.manualdablogueira@gmail.com

5. Produza conteúdo original e seja ético.

De nada adianta fazer investimentos e copiar posts de terceiros. A blogosfera está cheia mais tem espaço para todo mundo, basta ter criatividade. O leitor que ver artigos novos, com ideias novas e originais. Não é pecado se inspirar ou copiar, o erro está em não creditar o verdadeiro autor do post. Tenha sempre bom senso nessa hora.

6. Tenha um mídia kit 

Um blog profissional oferece espaços publicitários para empresas, e fecha parcerias com as marcas. Mas antes o anunciante precisa conhecer o seu blog, e o mídia kit é o seu currículo na internet, nele é contido as estatísticas, a descrição e toda vida do blog. 


7. Tenha um cartão de visitas 

Vamos supor que você foi convidada para um evento do seu nicho, e as pessoas presentes, principalmente as grandes marcas, desejam conhecer um pouco mais do seu trabalho, e te pedem o cartão de visitas mas você não tem, e infelizmente você perde aquela oportunidade. Além disso, o cartão é uma ótima ferramente de divulgação, leve-os sempre na bolsa, e distribua aos amigos e familiares. Uma blogueira profissional está sempre preparada para qualquer situação.

8. Tenha um nicho específico 

Saber pra quem você escreve é fundamental para fechar parcerias. Uma loja que vende produtos para cabelos cacheados procura  blogueiras que falam sobre esse assunto. Se o foco do seu blog é esse, você se destacará das demais. Por isso, explore o seu nicho para atrair mais pessoas. 

9.Tenha redes sociais exclusivas para o blog

As redes sociais tem um papel fundamental no crescimento de um blog, mas não é nada profissional usar o seu perfil pessoal nas redes sociais para divulgar seu conteúdo. Todo blog precisa ter contas exclusivas pois isso ajuda a divulgar e interagir com o seu público. Acrescente o nome do blog em todas as urls das redes sociais, por exemplo o nosso facebook contém o nome do Manual na url: facebook.com/ManualDaBlogueira, além de ser profissional, isso facilita o leitor na hora de procurar o seu blog nas redes sociais.


10. Não tenha medo de investir 

Sem investimento nada vai pra frente, e não estou falando somente de valores como domínio e template personalizado, mas também de produtos para resenhas e cursos para se aprimorar na área. Qualquer tipo de investimento no blog é válido, e você receberá o retorno a médio longo prazo. Esse retorno vai depender da dedicação que você terá para criar novos artigos, vídeos e a forma que vai divulgar tudo isso.


Conclusão

Gerir um blog profissional não é tarefa fácil, ainda mais se você faz tudo sozinha (como eu 😅). É necessário ter organização para não se perder. Lembre-se que os seus leitores são o combustível do blog, sem eles nada funciona. Por isso, dê toda atenção: Responda os comentários e os emails, interaja nas redes sociais, escreva artigos que eles sugerem. 

Serão os leitores que te ajudarão a promover o blog, pois quando seu público gosta e acredita naquilo que você publica, eles compartilham e indicam o seu conteúdo para os amigos, e assim colaboram na divulgação. Criar um vínculo com o leitor é uma forte característica de um blog profissional! 

E se você gostou, já sabe o que fazer: Compartilhe esse artigo com os amigos, siga o Manual em "Faça parte" que fica na lateral do blog e curta nossa página no facebook para nunca perder nossas novidades. Um enorme beijo e até a próxima. 


10 comentários:

  1. Adorei as dicas. Você podia fazer um post falando só sobre domínio. Quero muito comprar o domínio do meu blog só que tenho um pouco de receio e ter umas dicas sobre isso seria ótimo. Beijos!

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado <3 E eu agradeço a sugestão. Já anotei no meu caderninho. Em breve farei um post sobre o assunto. Bjão linda :*

      Excluir
  2. Adorei o post, ótimas dicas.

    XOXO
    www.blogresenhafeminina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado <3
      Bjão :*

      Excluir
  3. Ameii lorena... post perfeito
    Bjinhos
    naosouapenaslouca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Queila <3 Fico feliz que tenha gostado do post!
      Bjão :*

      Excluir
  4. Muito bom, Lorena!!! Essas dicas são realmente essenciais! E fiquei feliz em ler, pois grande parte já fiz e faço, falta adquirir o domínio do blog e essa é uma das minhas prioridades agora! :)
    Amei o artigo e ADORO seu blog! ♡
    Super beijos
    Lilica
    www.omundodalilica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lilian <3 Minha leitora amada! Fico muito feliz em saber que você já fez grande parte, e sobre o domínio, olha vale muito apena viu, experiência própria! Um enorme beijo e sucesso 0/\0

      Excluir
  5. Suas dicas são ótimas. Sobre o layout... eu sou bem chata com isso. Já deixei de ler blogs por conta de um layout pesado, cheio de informação. Acho que tem que ter um mínimo de equilíbrio.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Lary! Eu particularmente corro de blogs cheios de propagandas pop up que a gente fecha mais ela nos leva a outra página... Ninguém merece!

      Excluir