LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


16 novembro 2016

10 dicas de como deixar o blog profissional

blog profissional


O que é um blog profissional  


Para alguns um blog só se torna profissional depois que ele começa  gerar renda, porém esse não é o quesito principal, porque ganhar dinheiro com o blog é consequência de um trabalho bem feito e isso engloba identidade visual, template, conteúdo de qualidade e outros fatores.

A postura de quem está administrando o blog também influencia, afirmo isso porque conheço blogs que poderiam estar em outro patamar se a dona fosse mais acessível ao público ou se ela se dedicasse mais em uma área específica do blog.

Então, se você é uma blogueira iniciante saiba que o sucesso do teu blog está nas suas mãos e se sua meta é ter um blog profissional comece mudando a postura, fazendo algo que te aproxime do objetivo a cada dia.

10 dicas de como deixar o blog profissional



1. Tenha um domínio próprio 


Um blog criado no Blogger por exemplo, tem como domínio a extensão blogpost.com que é gratuito. Mas caso deseje profissionalizar o seu trabalho e transmitir credibilidade aos leitores e parceiros, é válido fazer o investimento, tendo em conta que o valor é simbólico, apenas R$ 40,00 por ano no Registro.br. O valor varia de empresa para empresa, mas é acessível a todos.

+ Leia também: Como registrar um domínio próprio do registro.br


2. Tenha um template exclusivo


Costumo dizer aos meus clientes que o template é a roupa do blog, e como na vida real, uma pessoa bem arrumada atrai olhares. Assim também funciona com o blog. Antes de ler as postagens o usuário observa o template, contempla as cores, ilustrações, e o design em geral. 

Apesar de oferecer templates gratuitos, eu não aconselho você que deseja profissionalizar o blog usa-los, porque com um layout exclusivo você transmite credibilidade e profissionalismo, além de facilitar a vida dos leitores na hora de gravar na memória a identidade visual do blog.


3. Construa sua identidade visual 


Falando em identidade visual, ter uma marca é fundamental na blogosfera, porque ela faz com que seu público associe o blog ao logotipo, fazendo que você se diferencie dos demais. A identidade visual deve ser única e usada em todas suas mídias sociais e no cabeçalho do blog. Ela pode ser apenas o nome do blog, uma ilustração, ou os dois. 


4. Crie um e-mail de contato exclusivo 


Não é nada profissional utilizar o e-mail pessoal para receber os contatos. Usar um e-mail exclusivo passa credibilidade, e não precisa gastar nada para ter um, basta criar no próprio gmail. O nosso por exemplo é contato.manualdablogueira@gmail.com. 


5. Produza conteúdo original e seja ético.


De nada adianta fazer investimentos e copiar posts de terceiros. A blogosfera está cheia mais tem espaço para todo mundo, basta ter criatividade. O leitor que ver artigos novos, com ideias novas e originais. Não é pecado se inspirar ou copiar, o erro está em não creditar o verdadeiro autor do post. Tenha sempre bom senso nessa hora.


6. Tenha um mídia kit 


Um blog profissional oferece espaços publicitários para empresas, e fecha parcerias com as marcas. Mas antes o anunciante precisa conhecer o seu blog, e o mídia kit é o seu currículo na internet, nele é contido as estatísticas, a descrição e toda vida do blog. 

7. Tenha uma lista de email


Se eu soubesse do poder que tem a lista de email, teria criado uma assim que esse blog foi lançado. Pode parecer uma tarefa complicada ou uma perca de tempo, mas digo por experiência que não é, porque a lista é um ativo seu, diferente das redes sociais, onde construímos relacionamento com os nossos seguidores em terrenos alugados onde podemos ser bloqueados a qualquer momento e onde não temos nenhum controle sobre a entrega dos conteúdos.

Com a lista você pode ter milhares de contatos, enviar atualizações de conteúdos e ofertas para quem se inscrever, ainda pode levar sua lista para sua ferramenta de email marketing preferida.

+ Leia também: Como criar sua primeira lista de email grátis


8. Tenha um nicho específico 


Saber pra quem você escreve é fundamental para fechar parcerias. Uma loja que vende produtos para cabelos cacheados procura blogueiras que falam sobre esse assunto. Se o foco do seu blog é esse, você se destacará das demais. Por isso, explore o seu nicho para atrair mais pessoas.

+ Leia também: Como escolher o nicho perfeito para o seu blog


9.Tenha redes sociais exclusivas para o blog


As redes sociais tem um papel fundamental no crescimento de um blog, mas não é nada profissional usar o seu perfil pessoal nas redes sociais para divulgar seu conteúdo. Todo blog precisa ter contas exclusivas pois isso ajuda a divulgar e interagir com o seu público. Acrescente o nome do blog em todas as urls das redes sociais, por exemplo o nosso facebook contém o nome do Manual na url: facebook.com/ManualDaBlogueira, além de ser profissional, isso facilita o leitor na hora de procurar o seu blog nas redes sociais.

10. Não tenha medo de investir 


Sem investimento nada vai pra frente, e não estou falando somente de valores como domínio e template personalizado, mas também de produtos para resenhas e cursos para se aprimorar na área. Qualquer tipo de investimento no blog é válido, e você receberá o retorno a médio longo prazo. Esse retorno vai depender da dedicação que você terá para criar novos artigos, vídeos e a forma que vai divulgar tudo isso.


Salve esse Pin em sua pasta favorita!

blog profissional


Conclusão


Gerir um blog profissional não é tarefa fácil, ainda mais se você faz tudo sozinha. É necessário ter organização para não se perder. Lembre-se que os seus leitores são o combustível do blog, sem eles nada funciona. Por isso: Responda os comentários e os emails, interaja nas redes sociais, escreva artigos que eles sugerem. 

São os leitores que te ajudarão a promover o blog, pois quando seu público gosta e acredita naquilo que você publica, eles compartilham e indicam o seu conteúdo para os amigos, e assim colaboram na divulgação. Criar um vínculo com o leitor é uma forte característica de um blog profissional.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo |  Instagram Pinterest

Post atualizado no dia 06 de Maio de 2020


12 comentários:

  1. Adorei as dicas. Você podia fazer um post falando só sobre domínio. Quero muito comprar o domínio do meu blog só que tenho um pouco de receio e ter umas dicas sobre isso seria ótimo. Beijos!

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado <3 E eu agradeço a sugestão. Já anotei no meu caderninho. Em breve farei um post sobre o assunto. Bjão linda :*

      Excluir
  2. Adorei o post, ótimas dicas.

    XOXO
    www.blogresenhafeminina.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ameii lorena... post perfeito
    Bjinhos
    naosouapenaslouca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Queila <3 Fico feliz que tenha gostado do post!
      Bjão :*

      Excluir
  4. Muito bom, Lorena!!! Essas dicas são realmente essenciais! E fiquei feliz em ler, pois grande parte já fiz e faço, falta adquirir o domínio do blog e essa é uma das minhas prioridades agora! :)
    Amei o artigo e ADORO seu blog! ♡
    Super beijos
    Lilica
    www.omundodalilica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lilian <3 Minha leitora amada! Fico muito feliz em saber que você já fez grande parte, e sobre o domínio, olha vale muito apena viu, experiência própria! Um enorme beijo e sucesso 0/\0

      Excluir
  5. Suas dicas são ótimas. Sobre o layout... eu sou bem chata com isso. Já deixei de ler blogs por conta de um layout pesado, cheio de informação. Acho que tem que ter um mínimo de equilíbrio.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Lary! Eu particularmente corro de blogs cheios de propagandas pop up que a gente fecha mais ela nos leva a outra página... Ninguém merece!

      Excluir
  6. Oi, Lorena
    Adorei as dicas. Realmente o template faz uma grande diferença, não apenas na aparência mas no tempo de carregamento e muito mais.
    Troquei o meu a pouco tempo justamente por demorar demais no carregamento o que influencia diretamente se o leitor fica ou não.
    Parabéns pelo conteúdo. Sucesso sempre!!!


    Vou Empreender e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lilian.
      O template muda a cara do negócio e deixa o blog muito mais profissional.
      Obrigada mais uma vez :*

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações