27 outubro 2017

10 dicas de como criar o nome do blog

 como criar o nome do blog

O Manual preparou 10 dicas de como criar o nome do blog de forma simples e fácil


Você encontrou o assunto, o público ideal, mas não faz ideia do nome que dará para o blog? Calma, você não está sozinha nessa empreitada, te garanto que nesse momento milhares de blogueiras estão enfrentando esse mesmo dilema. A etapa da escolha do nome é muito importante e um planejamento é fundamental para que o seu negócio digital cresça e se destaque.

É preciso levar em consideração algumas etapas no processo de escolha do nome, nada como o velho papel e caneta para te ajudar nessa jornada. veja quais são: 

1) Qual mensagem quero transmitir: Definir o posicionamento do blog durante esse processo de criação é extremamente importante e te ajudará na escolha. Pense na mensagem que você quer transmitir escolhendo palavras que definem a sua marca como blogueira. O Manual por exemplo se define em: feminino, jovem, empreendedor, criativo.

2) Simples e de fácil memorização: Crie um nome que será facilmente interpretado e que o público poderá escrever sem nenhuma dificuldade. Portanto, não use palavras inventadas ou sem sentindo algum. 

3) Diferente e criativo: Toda blogueira quer um nome que se destaque na multidão e para isso acontecer é preciso fugir dos padrões. Mas você colherá pontos e bons frutos se escolher um nome que identifique o proposito do blog, porque assim o leitor não terá dúvidas. Ao ler o nome ele entenderá que encontrou o que procurava, como o manual da blogueira por exemplo, que define o objetivo principal (ajudar blogueiras) no próprio nome.

4) Curto e direto: Uma ótima sugestão são as siglas. Nomes curtos e diretos são mais fáceis de memorizar e de falar. Você pode acrescentar suas iniciais do seu primeiro ou segundo nome, se ficar grande não tem problema, pois você pode abreviar criando uma sigla como logo principal.

5) Analisei a sonoridade: Cuidado para não cometer o erro de escolher um nome com sonoridade estranha ou de duplo sentido. 

6) Pense a longo prazo: O nome será atual daqui 10 anos, ou você não almeja chegar longe com o seu blog? Se você pensa em um projeto duradouro é importante prestar atenção nessa etapa e escolher um nome que se mantenha por longos anos. 

7) Faça brainstorming: Brainstorming é uma expressão americana que na tradução para o português significa “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”: selecionar várias ideias para escolher a melhor. A minha dica é: anote todas as sugestões no papel, peça ajuda de um amigo ou até mesmo do seu futuro colaborador. Faça cortes nos nomes não apropriados, e no final escolha aquele que mais agrade.

8) Interaja com o seu público: Peça a opinião das pessoas que te acompanham nas redes sociais. Mostre a lista dos possíveis nomes, relate a missão do blog e diga o quanto será importante a participação de todos nesse processo. Te garanto que isso pode te ajudar, e muito!

9) Pesquise o quanto puder: Procure referências do seu nicho durante o processo. Estude sobre o assunto para que consiga criar um nome inesquecível.

10) Liberado para registro: De nada adianta criar o melhor nome do mercado se ele já está registrado. A Shopify e o nomes para empresas oferecem várias ferramentas gratuitas e uma delas é um gerador de nomes que mostra a disponibilidade para registro.

Conclusão

Planejamento é a chave para começar qualquer projeto na vida. É necessário muito estudo, muitas anotações e força de vontade. Conte nos comentários como você criou o nome do seu blog, quero muito saber. Espero que as dicas te ajudem de alguma forma. Não esqueça de compartilhar essas ideias para um amigo que precisa, de curtir nossa página no facebook e de seguir o manual em "faça parte" que fica na lateral do blog. Um forte abraço!

0 comentários:

Postar um comentário