17 novembro 2017

Não cometa esses 7 erros no seu blog

erros no seu blog

Nesse artigo você vai conferir 7 dicas de como evitar erros no seu blog que podem prejudicar o seu crescimento e engajamento com o público.


Cometer erros no começo de qualquer projeto na vida é normal, até porque no inicio estamos aprendendo e fazendo testes para encontrar a melhor forma de se trabalhar. 

Esse processo pode demorar e te custar horas e mais horas de estudo, o que não é ruim pra quem gosta de aprender. Ter um blog vai muito além do domínio, da plataforma ou do layout exclusivo. Essa profissão exige antes de mais nada compromisso e dedicação, e pra te ajudar a errar menos com seu blog que o manual separou 7 dicas de como evitar esse sofrimento todo.


1. Imagens desalinhadas

O aliamento das imagens vai muito além da estética, está ligada a identidade visual do seu blog. A preocupação com as medias é importante, porque caso você coloque uma imagem maior que a estrutura da área da postagem, essa imagem vai ultrapassar e desfigurar o layout do blog. Ter um padrão definido é característica de um blog profissional.

Reparando o erro: 

Existem templates que redimensionam a imagem automaticamente. Se esse não for o seu caso, você pode resolver aplicando o código no seu template. Ou redimensionando as imagens antes de aplica-las no artigo, usando editores de imagens como PhotoShop por exemplo. Normalmente as imagens possuem 730px de largura, acredito que esse seja um tamanho ideal para qualquer blog. Mas antes de editar suas imagens é preciso fazer testes para chegar ao tamanho ideal. É valido lembrar que no blogger você tem as opções, pequeno, médio, grande, original e muito grande. Depois de padronizar os tamanhos, escolha sempre o original e centralizado.

 erros no seu blog


2. Imagens com má qualidade

Outra vez as imagens aparacem como erros comuns em blogs, mas sabe por que? Porque elas são responsáveis pela grande parte do crescimento. A imagem chama atenção e dá dinamismo ao texto, causando entusiasmo na leitura. Existem inúmeros sites que disponibilizam imagens gratuitas e de boa qualidade. Mas se no seu caso as imagens são criadas por você é preciso ter atenção antes de publica-las.

Reparando o erro: 

Use um editor de qualidade para dar iluminação a imagem e tenha cuidado ao escolher os filtros, pois se a sua câmera possui uma boa resolução, você não precisará se preocupar tanto com filtros, mas sim com o fundo, por exemplo: Coloque sua imagem acima de um fundo branco e verifique se as laterais da foto somem.

erros no seu blog


3. Texto desalinhado

Novamente a falta de padronização induz ao erro, e dessa vez nos textos. Para que o seu visitante tenha uma boa leitura é preciso se preocupar com o alinhamento do texto, com a identidade do conteúdo. Imagina a seguinte situação: Você acessou um determinado conteúdo, onde o primeiro parágrafo está alinhado a direita, o outro centralizado, o seguinte a esquerda e assim segue um conteúdo totalmente desorganizado. Assim fica difícil, não concorda?

Reparando o erro

Opte sempre por um padrão, seja ele esquerdo, direito ou centralizado. Particularmente gosto de tudo centralizado porque dessa forma facilita a leitura, deixa o artigo organizado e visualmente atraente. Mas lembrando que isso não é uma regra e sim um conselho meu.

erros no seu blog

4. Fonte e cor em excesso

Por incrível que pareça, muitos continuam escrevendo seus textos com cores chamativas e que dificultam a leitura. As fontes também podem se tornar um problema se você não souber escolher.

Reparando o erro:

A cor do texto precisa ser em um tom escuro, no máximo um cinza médio. As fontes, você pode escolher 2, uma para ser a padrão dos textos e a outra para os sub-títulos. 


5. Lateral poluída 

O blogger possui várias opções de Gadgets e muitas blogueiras se perdem nesse mar de opções e acabam poluindo sua lateral adicionando Gadgets sem função. Particularmente eu adotei uma regrinha na hora da escolha. 

Reparando o erro

Eu sempre verifico e analiso se aquele Gadget vai: divulgar, conectar e atrair. Por exemplo: o Gadget perfil da blogueira que possui foto, descrição e ícones sociais vai te divulgar e te conectar com outras pessoas. Já o Gadget "Postagem Popular" vai divulgar seus posts mais bombados da semana ou do mês. Sua lateral precisa ter no máximo 8 Gadgets.


6. Excesso de posts na página inicial

Chega dá uma canseira quando acesso blogs com a página inicial gigante e que pra chegar no topo novamente é preciso rolar a barra lateral. Eu amo ler, mas vamos combinar que nessa correria do dia a dia é sempre bom quando me deparo com um blog organizado, com os posts resumidos facilitando a minha vida na hora de procurar e escolher o post que quero ler.

Reparando o erro

Algumas blogueiras não gostam da opção leia mais e preferem deixar a postagem exposta na página inicial. Mas isso se torna um problema quando os seus artigos são enormes e você opta em exibir 8 posts por página. Imagina só o trabalhão do leitor. Vamos facilitar a vida do amiguinho. Caso seu template não possui o leia mais automático você pode adicionar manualmente, inserindo a linha "expansão de postagem" que fica no editor do blogger.

erros no seu blog


7. Difícil acesso ao autor

É muito bom encontrar blogs com conteúdo relevante. Mas o chato nessa história é quando não encontro nenhuma informação sobre o autor e nem opções para seguir e acompanhar.

Reparando o erro

Coloque Gadgets que dão acesso a você, como ícones das redes sociais, descrição, menu com aba "sobre" e opção para te seguirem. Mas tem blogueira ai escondendo o rostinho, por "N" motivos, e o conselho de amiga que te dou é: Se você tem vergonha de aparecer, deixe pelo menos uma descrição do que gosta, do porque decidiu criar o blog e qual a finalidade dele. 

Conclusão

Cometer erros é super normal no inicio, mas é sempre bom aprender e evitar. Um conteúdo bem estruturado é fundamental para prender a atenção do leitor e fazer com que ele volte e que traga mais pessoas para o seu blog. 

E se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos, curta nossa página no facebook para acompanhar as novidades, e siga o manual em "faça parte" que fica na lateral do blog. Um enorme beijo e até a próxima! 

8 comentários:

  1. Muito bom seu post, eu já não cometo muitos desses erros, mas é sempre bom se atualizar!

    www.michelecezar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Michele. É sempre bom ficar atualizado <3

      Excluir
  2. Olá
    São erros que já cometi em algum momento, mas hoje aprendi muito e não cometo mais. Preciso somente dar uma limpada nos meu gadegts laterais, mas acredito que todos que tenho no blog tem alguma importância.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary,
      Fico feliz em saber que você não comete esses erros, e que aprendeu alguma coisa com esse post. Sucesso pra você <3

      Excluir
  3. Guria muito bom seu post, eu sempre tento prestar bastante atenção nessas coisinhas, a maioria ficou no passado, mas adorei o post!
    Pequena Tagarela

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas do post. Houve uma época em que eu não conseguia deixar minhas imagens do mesmo tamanho, mas felizmente resolvi o problema, pois realmente tenho um TOC bizarro com isso. Também sempre lembro-me de deixar o texto justificado. Ah, há algumas semanas minha barra lateral estava cheia, mas consegui me desapegar de alguns gadgets e fazer um limpa nela :)
    Seu blog é muito lindinho e você escreve e ilustra os posts muito bem <3
    xoxo :*
    memorialices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda...

      Obrigada Lu <3 Esses pequenos erros são normais no começo, mas aos poucos a gente vai pegando o jeito e deixa de comete-los, e eu fico muito feliz em saber que você gostou do post, da forma que ele foi redigido. Sucesso pra vc!! Bjos :*

      Excluir