26 dezembro 2017

Como definir metas: Dicas para alcança-las em 2018

|
definir metas

Você sabe definir metas? O manual separou 5 dicas para ajudar a alcançar seus objetivos em 2018.

É importante definir metas para que você possa atingir seus objetivos ao longo do ano. Ter clareza do que você quer pra sua vida é fundamental no momento de criação da listinha de metas. Eu sempre separo a minha lista por 3 categorias que acredito serem as mais importantes: Estudo, trabalho e pessoal. 

Metas de estudo: Gosto sempre de anotar nomes de livros, de cursos que quero fazer no ano. Por exemplo, em 2018 uma das minhas prioridades é aprender espanhol, uma língua que estou apaixonada e muito motivada a aprender.

Metas de trabalho: Sempre faço um balanço do meu ano no trabalho e anoto as mudanças que quero adicionar. Eu trabalho como freelancer, desenvolvendo temas para blogs e lojas virtuais, então no próximo ano desejo oferecer outros tipos de serviços, como criação de sites e land pages. Observe o seu ambiente de trabalho e analise o que precisa ser mudado ou acrescentado.

Metas pessoais: Essa parte é bem pessoal, é o momento de definir metas que são importantes pra você. Nesta lista eu adiciono os sonhos que ficam escondidos no coração, por exemplo: perder peso, juntar uma grana, comprar ou pagar algo.

Mas como definir metas relevantes e que vão te ajudar a alcançar seus obetivos?

1. Escolha metas que te motivam

É importante que você sinta entusiasmo com a meta para que consiga realizar-la. Por isso, não perca tempo definindo metas que estão na moda, escolha aquelas que são importantes pra você e que vão te ajudar de algum modo a chegar no seu objetivo principal.

2. Escolha metas alcançáveis

É importante analisar as suas condições no momento e ser sempre realista. É importante ressaltar que essa dica não vale somente para a parte financeira, mas também para o tempo que será necessário para se dedicar a meta, por exemplo: você decidiu publicar posts todos os dias no blog, mas você verificou a sua disponibilidade? Tome cuidado para não se frustar e defina sempre as metas alcançáveis.

3. Determine os prazos

Não há problema nenhum em sonhar, até porque quem já atingiu grandes feitos na vida é porque sonhou alto e trabalhou muito pra tirar suas ideias do papel. Mas o fato é, mesmo que a sua meta seja grande o importante é você definir quais as ações serão necessárias para chegar ao objetivo. Sem prazo fica difícil e você vai acabar adiando para os próximo mêses.

4. Adicione sub-metas

Suponhamos que eu queira como meta guardar R$1.000,00 na poupança, então essa é a minha meta maior, por isso eu preciso definir as sub-metas para alcançar, como por exemplo ter uma fonte de renda extra. Ao determinar as atividades necessárias para atingir a meta, você terá mais chances de chegar a sua rota final.

5. Acompanhe a sua evolução

Como no exemplo que mostrei acima, onde a minha suposta meta é guardar mil reais, caso eu não acompanhe a minha evolução, eu não vou saber o que está dando certo ou o que deu errado. Essa etapa é importante para saber o tempo que resta para alcançar e se será necessário modificar as ações.


Vamos planejar 2018 juntas?

O Manual preparou uma lista de metas separadas de acordo com as categorias citadas no começo do artigo. Para baixar é bem simples, basta clicar em download que está no rodapé da imagem abaixo. 

definir metas


Conclusão

O importante é sempre manter os pés no chão e definir metas possíveis de se atingir. O legal disso tudo é poder ver no final do ano as metas atingidas, e sentir a maravilhosa sensação de dever cumprido, isso motiva a continuar. Todos nós temos sonhos, mas o que você faz para que eles se tornem realidade? O tempo passa pra todo mundo, e ele muitas vezes é cruel. 

E se você gostou das dicas, compartilhe o post com uma amiga que precisa definir metas e não sabe como fazer. Siga o manual em "faça parte" que fica na lateral do blog e curta nossa página no facebook para não perder nossas novidades. Um beijo enorme e até a próxima!

4 comentários:

  1. Acho que dá muito trabalho, lool
    .
    Passando, lendo, e deixando a minha mensagem de Ano Novo
    .
    Tema: -- FELIZ ANO NOVO DE 2018 --
    .
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      Infelizmente tudo na vida dá trabalho, não é verdade. Não podemos ter medo, temos que encarar de frente, caso contrário nunca sairemos do lugar!

      Um grande abraço, e um Feliz 2018!

      Excluir
  2. Adorei as dicas, vou tentar me organizar assim ♥

    Beijo!
    Coruja Doce Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que as dicas te ajudem Priscila <3
      Grande beijo!

      Excluir