03 abril 2018

Como publicar um artigo no blog - Checklist

Como publicar um artigo no blog

Confira o passo a passo de como publicar um artigo no blog e baixe gratuitamente uma checklist para te ajudar na organização ao criar seus posts

Criar bons conteúdos é fundamental para alavancar o seu blog, é o primeiro passo para ter bons resultados. Mas se você é daquelas que mal finalizou um artigo e já está pensando no outro e não cria uma estratégia de marketing para divulgar os posts, saiba que o seu blog vai demorar a crescer.

É fundamental levar seu conteúdo para o máximo de pessoas, para que essas possam compartilhar e indicar o seu trabalho. Acredito que assim como eu, muitas blogueiras trabalham sozinha, ou seja, sem a organização fica quase impossível fazer tudo que um blog necessita. 

E por isso o manual preparou uma checklist de como publicar um artigo no blog de forma simples, para te ajudar nas várias etapas dessa função.

Antes de publicar

1.Pesquise sobre o tema: Mesmo que você domine o assunto, é legal ir a fundo no tema e ler diversas opiniões para no final construir a sua.

2.Crie um título chamativo: Comece pensando em um título que despertará interesse dos leitores, fazendo com que a curiosidade seja aguçada. Mas lembre-se de entregar aquilo que o título promete!

 + Como criar títulos chamativos para atrair mais visitas

3.Publique conteúdo de valor: Quando alguém faz uma pesquisa no Google, ele está procurando a resposta sobre algo, então verifique se o post oferece a solução que o leitor está procurando.

4.Adicione links de posts relacionados ao tema: É importante também para o SEO, pois os links internos ajudam a aumentar as visualizações, além de complementar o artigo.

5.Otimize o post (SEO): O manual sempre bate nessa tecla de que o SEO é um dos melhores meios de divulgação, e é. Mesmo recebendo muitas visitas do pinterest, o Google continua sendo nossa principal fonte de tráfego, resultado de um trabalho bem feito.

+ 8 dicas para o seu blog aparecer no Google

6.Crie uma boa meta descrição: Que será aquela que aparecerá abaixo do título do post nos motores de buscas, e que vai ajudar a otimizar melhor o seu conteúdo.

7.Adicione boas imagens: Sempre gosto de deixar essa etapa por último, porque dependendo do artigo, o número de imagens vai ser grande, mas nem por isso esse ponto deixa de ser o menos importante, pois convenhamos que uma boa imagem é capaz de atrair muitos olhares.

8.Adicione call to action: Qual ação você quer que o leitor tenha ao ler o seu post? Call to actions engloba responder uma pergunta, compartilhar o post, seguir nas redes sociais ou assinar a newsletter. É preciso motivar o leitor a interagir com o post.

9.Revise o post: Nesse momento, além de verificar os erros gramaticais, é importante observar se o título que você escolheu lá no comecinho faz sentindo, ou se vai ser preciso modificar.


Depois de publicar

10.Publique no Google+: Gosto de divulgar em pelo menos 10 grupos no momento que o artigo foi pro ar, e tenho como meta receber 50 visualizações durante os cinco primeiros minutos, e sempre dá certo. Compartilhe em grupos de blogueiras, e do seu nicho.

11.Divulgue na sua página: Devo admitir que o facebook não é o meu lugar preferido para divulgar algo do blog, porque o engajamento é bem baixo, mas mesmo assim é válido divulgar na sua página em grupos de blogueiras. Lembre-se de criar imagens chamativas.

12.Crie pins no pinterest: Outro bom lugar para atrair visitas é o pinterest, pois essa mídia funciona como um motor de busca, e você pode criar várias imagens para direcionar para o mesmo post.

13.Envie para sua newsletter: Os contatos que estão na sua newsletter são os leitores que realmente gostam do seu trabalho, e que se escreveram porque querem receber suas dicas em primeira mão, por isso não esqueça de enviar o resumo do seu artigo para os seus assinantes.

14.Responda os comentários: Crie um laço de amizade com o visitante respondendo os comentários, assim ele vai se sentir acolhido por você, e esse pequeno gesto ajuda a fidelizar seu leitor.

15.Compartilhe novamente 15 dias depois: Quanto mais você divulgar, mais tráfego o post vai receber, mas certifique-se de não incomodar seus seguidores divulgando o mesmo post de hora em hora, o correto é aguardar de 15 a 20 dias para divulgar novamente nas redes sociais.


Como publicar um artigo no blog

Ao clicar no link acima, você será direcionado ao PagSocial, onde será preciso você deixar seu nome e e-mail para que o download seja liberado para o Google drive onde poderá baixar o arquivo normalmente. Você receberá dois arquivos, em JPEG e PDF que poderão ser imprimidos quando quiser. Pode ficar tranquila que o seu contato estará bem protegido, e estará armazenado em nossa lista de blogueiras criativas que vão receber em primeira mão todas dicas e novidades do blog semanalmente muito em breve.

Gostou das dicas? Compartilhe e marque um amigo que necessita desse checklist. Siga o manual em "faça parte" que fica na lateral do blog. Curta nossa página no facebook e siga nosso perfil no pinterest  que está recheado de dicas e inspirações pra você, blogueira empreendedora.


6 comentários:

  1. Adorei!!! Gostei muito da dica de enviar pela newsletter , nunca pensei e nem toquei para enviar meninas!!!

    Super obrigada!


    Beijos da Nah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A newsletter é uma ótima ferramenta de divulgação, além ser um meio de conecção com os nossos leitores =D Grande beijo Nah

      Excluir
  2. Eu não tenho esse check list, mas eu meio que faço isso tudo no automático mesmo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Compartilhando para as amigas Blogueiras!! Ter um guia assim facilita, vou ficar até mais organizada, obrigada Lorena <3

    ResponderExcluir