14 setembro 2018

8 itens que a barra lateral do seu blog precisa ter

|
barra lateral do seu blog

Aprenda sobre a importância da barra lateral do seu blog.


Se tem uma parte do blog que é de extrema importância, depois do conteúdo é claro, e a barra lateral, também conhecida como sidebar. Nela é possível adicionar Gadgets, que são funções extras para que um blog funcione perfeitamente. Existem blogs que não usam lateral, que exibem só os posts, mas particularmente eu gosto e recomendo o uso, pois é uma ótima ferramenta de divulgação.

Por que meu blog precisa de uma barra lateral?

Ela faz parte da estética do blog, onde você pode organizar os itens mais importantes que não teriam lugar, caso a barra lateral não existisse. Dividindo bem o espaço, e observando o grau de importância de cada elemento a sua sidebar pode trazer muitos resultados positivos.

Mas quais itens devo incluir na minha barra lateral?

Pensando nas inúmeras laterias que fiz e que já vi, resolvi expor a minha lista com 8 itens que a barra lateral do seu blog precisa ter, para te mostrar a importância da sidebar não só como design, mas também como marketing. 

1. Perfil com foto, nome e descrição: Esse Gadget é extremamente importante no seu blog pois ele te apresenta no primeiro contato do leitor com o blog. Pessoas querem ter relacionamento com pessoas, e quando você mostra o seu rostinho, um texto com suas descrições pessoais, o leitor pode te conhecer melhor, e assim ele cria confiança no seu conteúdo.

+ Perfil da blogueira com foto redonda, descrição e redes sociais

2. Ícones das suas redes sociais: É o seu canal de conexão com o seu público. Não deixe de adicionar os ícones de todas as suas redes sociais. Vamos supor que a Ana não tem um perfil no facebook, mas ela tem no instagram, e caso você não tenha exposto o seu perfil do insta no seu blog, a Ana vai supor que você não tem, e consequentemente você perderá uma possível seguidora.

3. Seu perfil no pinterest: Mesmo adicionando o ícone do Pinterest, é importante exibir seus últimos pins na sua barra lateral, para divulgar seu conteúdo, e mostrar para quem te segue e para quem não te segue que você oferece dicas úteis também no Pinterest.

Como colocar o pinterest na lateral do blog

4. Caixa para capturar e-mails: Muitas blogueiras ainda cometem o grande erro de não capturarem os e-mails dos seus visitantes. Não vale dizer que o e-mail marketing está saturado porque isso é mentira. Você é prova de que pra se cadastrar em qualquer site na internet a primeira coisa que pedem é o nosso e-mail, não é verdade? Então o e-mail é e sempre será uma ótima ferramenta no mundo digital.

+ Como adicionar a newsletter na lateral do blog

5. Seu feed no instagram: Funciona da mesma forma do perfil no Pinterest. É mais uma maneira de divulgar para o seu público as últimas fotos publicadas no Instagram.

Como colocar o instagram na lateral do blog

+ Como adicionar o instagram no rodapé do blog

6. Caixa de pesquisa: É uma utilidade pública! Sem a caixa de pesquisa fica difícil procurar outros posts, e é importante deixa-la bem visível para que o leitor possa navegar com facilidade.

7. Lista das categorias: Mais um item indispensável. Com as categorias bem organizadas, o leitor tem a opção de escolher o assunto que deseja lê no momento. Aumentando as chances dele permanecer mais tempo no blog.

Como personalizar os marcadores do blog
+ Como adicionar categorias em imagens no blog

8. Postagens mais vistas: Outro elemento que tem um valor enorme. Ele é indispensável para você blogueira que deseja aumentar suas visualizações. Pois quando você mostra ao leitor os seus posts mais vistos, ele entende que aquele conteúdo é bom porque muitas pessoas estão acompanhando.

Dica bônus

Mostre também os últimos vídeos publicados no seu canal, com o botão de inscrever. O leitor poderá assistir o vídeo sem sair do seu blog, e assim suas visualizações só vão aumentar.

+ Como exibir o último vídeo do Youtube no blog

Conclusão

Alguns itens destacados nessa lista, ajudam a manter o leitor mais tempo no blog, e a consequência disso é o aumento das visualizações, além de melhorar a rejeição no Analytics. Não é nada legal abarrotar a barra lateral com itens sem sentindo. Quando for escolher algum elemento para sua sidebar pense o seguinte: O que esse iten vai trazer de positivo para o meu blog? Se a resposta for negativa, desista dele.

Um gadget pode te conectar com o seu público ou com possíveis parceiros, pode atrair visualizações, curtidas, seguidores e vários outros pontos positivos. Mas sempre lembre-se de que menos é mais, e que o seu conteúdo é que precisa ser destaque. E você, usa todos esses elementos no seu blog?

E se gostou das dicas já sabe o que fazer, compartilhe e marque sua amiga blogueira que precisar fazer uma limpa na barra lateral do blog. Não deixe de acompanhar o blog no Facebook, Instagram e no Pinterest que está recheado de dicas para blogueiras empreendedoras.

8 comentários:

  1. Tô precisando dar uma arrumada na minha barra lateral, eu ainda não encontrei um jeito que ficasse bonito e atraente para o leitor... Obrigada pelas dicas!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A barra lateral é de extrema importância e merece o nosso olhar crítico. E eu espero de coração que consiga deixar sua sidebar mais atraente <3 Bjão :*

      Excluir
  2. Post maravilhoso, até me inspirou pra mudar umas coisinhas, tirar outras e mudar de lugar algumas, rs. Vou compartilhar no Pinterest.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Gaby <3
      E obrigada por compartilhar :D
      Mil bjos :*

      Excluir
  3. O meu tem tudo isso <3
    Adoro essas postagens com dicas para blogs, você não tem ideia do quanto ajuda =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa! Que bom Dora que o seu blog tem todos esses itens \0/
      Fico muito feliz que tenha gostado =)

      Excluir
  4. Estou amando suas dicas, super me ajudando. Vc poderia me dizer qual hospedagem vc utiliza?
    Já li vários artigos relacionados mais ainda estou com dúvidas,como estou iniciando não tenho como investir no momento e optei por começar com o blogger, caso queira mais pra frente comprar um domínio e uma hospedagem vou perder tudo do blogger? Terei que iniciar tudo novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliza, fico muito feliz em saber que o Manual está te ajudando! Esse é o meu propósito! Eu uso o Blogger, sempre usei, e você pode ficar tranquila que quando você quiser migrar pro WP não vai perder seus posts. É possível fazer um backup dos seus artigos e adiciona-los no novo blog =)

      Excluir