Quer Chamar Atenção Das Marcas? Conheça os 40 Modelos de Mídia Kit Editável + 5 Bônus Incríveis. Eu Quero!

X


Follow Us

Participe da nossa comunidade de Mulheres Empreendedoras!

Cadastre-se para receber as novidades do blog direto do seu e-mail!

 

17 março 2016

4 coisas que toda blogueira iniciante deveria saber

blogueira iniciante

Quando nasce um blog, nasce também uma blogueira cheia de dúvidas e a falta de informação pode atrapalhar o crescimento do seu projeto. No inicio não sabemos muito bem cumprir o nosso papel de criador de conteúdo, e por não compreender o trabalho por trás de um blog, a maioria acaba achando que a sua função é apenas produzir conteúdo, e não é só isso. 

É fundamental que toda blogueira saiba administrar o blog, você precisa conhecer a plataforma que usa para que possa administrar com qualidade o seu projeto. 

Logo, para ajudar você que acabou de criar um blog e não sabe como fazer uma boa administração, listei as 5 coisas essenciais que toda blogueira iniciante deveria saber.

4 coisas que toda blogueira iniciante deveria saber


1. Aprender a postar


Pode parecer uma dica boba, mas infelizmente não é. Já me deparei com blogs cheios de conteúdos ótimos porém a escrita estava errada, com cores fortes ou texto desalinhado. Mesmo o assunto sendo interessante mas se o texto estiver mal produzido, a pessoa não vai se sentir confortável para ler.

Por isso quando for postar, não se preocupe somente com a qualidade do conteúdo. Ao terminar de digitar o texto, escolha um alinhamento, pode ser a esquerda, a direita ou centralizado.

Escolha uma fonte amigável, uma cor padrão, preto ou cinza escuro. No Blogger, o painel de criação de post contém várias opções para deixar seu texto bem apresentável.

2. Organizar os marcadores/categorias


Outra atitude negativa de algumas blogueiras iniciantes é a falta de organização, que inventa mil assuntos, coloca vários marcadores em um único artigo e o leitor fica perdido com tanta opção.

Entendo que no inicio ficamos empolgados e na dúvida sobre qual será o assunto principal do blog, mas acredito que 5 meses de blog já é o suficiente para decidir os assuntos essenciais.

Por exemplo, suponhamos que o seu blog é sobre moda, e esse assunto pode englobar: Cabelo, make, beleza e looks. Então, selecione as categorias com cautela e não seja o tipo de blogueira que criar milhares de categorias para um único post.

Crie uma categoria padrão que encaixa em vários outros assuntos, como o exemplo a categoria cabelo que representa outras subcategorias, como penteados, produtos, resenhas... 

Ao ler essa tag automaticamente o leitor vai entender que nessa categoria pode conter resenhas de produtos para cabelo, penteados e outros assuntos que tenha a ver. Hoje mesmo, faça uma varredura em seu blog e deixe somente os marcadores que são essenciais.

3. Adicionar Gadgets nas laterais do blog


Ao criar um blog é preciso adicionar o menu, cabeçalho, favicon, e etc. Só depois de criar esses elementos poderá dizer que tem um blog. Quando se contrata o serviço de um webdesigner, todos os esses itens estão inclusos, e você vai apenas começas a criar os conteúdos.

Porém não são todos que podem investir pesado no inicio, por isso é fundamental que você aprenda tudo sobre a plataforma onde seu blog foi criado, porque somente assim vai conseguir administrar seu projeto online como um profissional.

+ Leia também: 8 itens que todo barra lateral precisa ter

4. Divulgar da forma certa


O que alimenta um blog, ou qualquer outro tipo de página na internet é o tráfego. Porém no inicio é normal o blog não receber muitas visitas, por isso estude muito sobre tráfego orgânico e comece pela melhor ferramenta gratuita de tráfego: O Pinterest.

+ Leia também: Guia completo: Como receber mais de 2 mil visitas por dia no blog


Salve esse Pin em sua pasta Favorita!

blogueira iniciante


Conclusão


A verdade é que vale qualquer tentativa pra deixar seu blog mais atraente e amigável. A blogueira precisa se colocar no lugar do leitor e antes de publicar um artigo pense se você seguiria o seu blog ou se iria ler o seu texto. 

Faça essas perguntas a você mesma e chegue a conclusão se o seu blog está ou não apto para receber visitantes. Organize com amor o seu projeto e faça dele o melhor lugar para o  leitor.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo |  Instagram Pinterest

Post atualizado no dia 05 de Maio de 2020


6 comentários:

  1. Muitooo bom seu post, amei seu blog. Ele está me ajudando tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso <3 É sempre um prazer ajudar!
      Bjão :*

      Excluir
  2. Oi Lorena, tudo bem?

    Ontem eu estava acompanhando meu Analytics em tempo real e a página ativa era uma tal de compliance-irvin.xyz. Essa página não existe no meu blog. A origem do tráfego também era compliance-irvin.xyz. Isso é spam? Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luana, infelizmente é Spam. Já estou preparando um post ensinando a filtrar esses sites que se infiltram para conseguir tráfego através do seu blog.

      Excluir
  3. Infeliz muitas ainda não sabem disso, vou até compartilhar pra quem esta começando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante saber, principalmente
      quem ta no comecinho ;)

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações