Aprenda criar um FEED INCRÍVEL para o seu Instagram com o Canva Para Negócios! Eu Quero!

X


Como criar um blog


Se você está nessa página significa que você deseja criar um blog. Então, preciso parabeniza-lo pela iniciativa, e lhe dizer que está no lugar certo. Criar um blog do zero é mais fácil do que você imagina. Ter uma presença na internet é fundamental pra você que quer começar, ou já possui um negócio online. É no mundo digital onde a maioria das pessoas estão, e é por isso que você também precisa estar. 

O blog é SIM um negócio online onde vários empreendedores criativos conquistam muitos clientes interessados nos seus produtos e serviços. O blog é o meio de se comunicar diretamente com o seu público ideal, fazendo com ele se interesse em fazer parte da sua comunidade, do seu projeto!

Mas, por que você quer começar um blog?


1. Você gostaria de compartilhar sua paixão com outras pessoas?
2. Você quer divulgar seu negócio na internet para atrair mais clientes?
3. Você sonha em construir um negócio online de autoridade para trabalhar em casa?
4. Você ama a ideia de ter um blog pelo fato das infinitas possibilidades de rentabilidade?

Sinceramente a razão em querer criar um blog não importa, o mais importante é começar, e agora! Não perca tempo e comece a tirar seu projeto do papel hoje mesmo. Esqueça todos os tutoriais que você já viu na internet sobre como criar um blog do zero, porque com o meu simples método tenho certeza que você vai criar o seu blog em no máximo 24 horas!

Quero te preparar para o sucesso!

Como criar um blog


Como começar a blogar

Confira a minha lista com o passo-a-passo simples de como criar um blog gratuito e do zero.

1. Defina o assunto
2. Escolha o nome do blog
3. Crie e padronize suas redes sociais
4. Escolhendo a Plataforma
5. Crie seu blog
6. Instale um tema no blog
7. Adicione seu logotipo
8. Escolha seus Gadgets
9. Comece a publicar
10. Comece a divulgar

1. Defina o assunto

Antes de qualquer coisa, você precisa decidir sobre o assunto que deseja publicar no blog, ou seja, escolher o seu nicho. Essa escolha é importante para que você possa ter foco nos conteúdos que vai produzir, pra que assim consiga atrair o público certo. Confira dois exemplos do mesmo nicho:

Blog de Nicho Genérico:
Maquiagem, voltado á todas as pessoas que querem aprender sobre maquiagem.

Blog de Nicho:
Maquiagem artística, voltado para um grupo específico que quer aprender sobre maquiagem artística para shows e eventos.

Como criar um blog

Sugiro que escolha um nicho que tenha público, que possua pessoas pesquisando sobre o assunto. Só assim você conseguirá construir seu conteúdo, com posts de ajuda, com dicas sobre o tema.

2. Escolha o nome do blog

O próximo passo é criar um nome exclusivo para o  blog, que pode ser o seu, ou um nome referente ao nicho escolhido, um bom exemplo é o Manual da Blogueira, que o próprio nome diz, um blog com dicas diversas para blogueiras. Leia minha indicação sobre como criar um nome perfeito.

Depois de elaborar sua lista com os possíveis nomes do seu futuro blog, sugiro que faça uma pesquisa para ter  a certeza de que nome escolhido está disponível para registo. Eu já dei 8 motivos para você comprar um domínio próprio, depois disso a decisão é sua!

O Manual recomenda o site Registro.Br para comprar seu domínio, pois o endereço do Manual está registrado com eles, e não tenho nada do que reclamar, e só lembrando que não estou ganhando nada com essa indicação, é só um conselho de amiga mesmo!

3. Crie e padronize suas redes sociais

Agora você precisa criar os perfis do blog nas redes sociais, e adicionar no link de cada uma, o nome do blog. Por exemplo, em todas as redes sociais do Manual da Blogueira está o nosso nome no endereço, que fica assim: www.instagram.com/ManualDaBlogueira.

Dessa forma além do seu blog parecer mais profissional, isso fará com que seja fácil encontra-lo nas mídias, podendo aumentar seu número de seguidores. Pode acontecer do nome escolhido já esteja registrado, então acrescente um traço (-), sublinhado (-) no meio do nome, ou adicione a palavra blog no final.

4. Crie seu blog

Você já finalizou as etapas principais e fundamentais, e agora já pode começar a criar seu blog. Existem duas plataformas muitos conhecidas que eu recomendo para criação de blogs, são elas: WordPress e Blogger (Uso e recomendo) e vou te dar bons motivos para escolher o Blogger.

Motivos para usar o Blogger

→ Ótima ferramenta com custo R$0,00 de investimento. 
→ Hospedagem é totalmente gratuita. 
→ Você pode criar quantos blogs quiser no mesmo perfil. 
→ URL gratuita (seublog.blogspot.com) para quem não tem condições de investir em domínio. 
→ Inúmeros temas GRATUITOS e responsivos espalhados na internet. 
→ Tutoriais para auxiliar na personalização de um tema. 
→ Você pode ganhar dinheiro com o seu blog com o Adsense e de outras maneiras.

WordPress também é uma ótima plataforma para criar o seu blog, e a hostgator disponibilizou um tutorial completo pra quem deseja criar seu blog no WP. Mas eu uso e recomendo o Blogger pelo simples fato de ser apaixonada pela ferramenta, e pela certeza de que a plataforma pouco importa, o seu conteúdo é que deve ser o melhor elemento do seu blog. É ele que vai fazer com que o seu público te companhe e te indique para outras pessoas.

Como criar um blog no blogger - passo a passo 

1. Acesse o Blogger (www.blogger.com), depois clique em iniciar uma sessão, ou criar seu blog. Para criar um blog no Blogger você precisa ter uma conta no Google, mas caso ainda não tenha, você pode criar uma gratuitamente, seguindo os passos a seguir.


2. Conecte na sua conta no Google, adicionando seu e-mail e senha, depois clique em próxima. Mas caso você for criar uma conta do zero, basta preencher os campos solicitados. Depois de concluir seu cadastro, clique em próxima.


3. Nessa etapa é só clicar em Continue no Blogger.


4. Clique em Criar novo blog


5. No campo Título e Endereço coloque o nome do blog. Depois, você poderá configurar o domínio próprio que você comprou, ou que ainda pretende comprar. Por padrão, o Blogger escolhe um tema que também pode ser modificado mais tarde. Com os campos devidamente preenchidos, clique em criar um blog.



Prontinho! O seu blog foi criado com sucesso!


6. Instale um tema no blog

Eu amo essa parte, até porque é meu trabalho, desenvolvo temas para blogger desde 2015 e posso afirmar com certeza que você vai se divertir e aprender muito nessa etapa. Ao instalar um tema, o layout e o design do blog é alterado. Todo código é compactado em um arquivo em XML que pode ser adicionado por você ou por um profissional da área.

Existe uma infinidade de temas gratuitos e pagos, e o que diferencia um do outro é a disposição em que os elementos são distribuídos. Por exemplo, em algum blogs o menu institucional é no topo, em outros é na lateral ou no rodapé junto com o copyright. Em alguns casos o slide está abaixo do cabeçalho, em outros ele fica no rodapé. Existem também, blogs cujo a área do post não aparece na página inicial, só quando se clica nas categorias. Tudo isso é influenciado pelo tema.

Temas Blogger gratuitos

Você pode começar com um tema básico e depois personalizar o background, as cores, as fontes, e outros elementos que desejar. Na barra lateral do painel, em tema você poderá escolher o design que melhor te agrada para começar. 

Temas Blogger pagos

Mas se você deseja iniciar seu projeto com o pé direito, tendo todo suporte para instalar e configurar o template do blog confira alguns modelos que tenho em minha loja:

Tema Caroline: O design do tema Caroline foi projetado pensando em você
que ama o estilo minimalista chique e deseja passar uma ótima primeira impressão aos visitantes do blog.

Tema Duda Luny: O tema Duda Luny é delicado e foi criado para todas as
mulheres que desejam transmitir um estilo clássico mas forte ao mesmo tempo.

Tema Jaquelinne: Jaquelinne tem um design que as blogueiras lifestyle amam. Ele é carregado de cores suaves e elegantes que deixam qualquer pessoa encantada.

Tema Marcela: O design do tema Marcela apesar de conter cores básicas,
ele transmite uma sensação de aconchego e elegância. Ideal para blogs de viagem e literatura.

Tema Maria Alice: Maria Alice é o tipo de tema que as blogueiras de moda e beleza amam, porque seu design é leve, delicado e bem feminino. Seu estilo minimalista chique é o que mais encanta.

Tema Emanuely: O tema Emanuelly possui cores fortes e marcantes. Ideal para blogs de qualquer nicho, e seu layout elegante transmite o profissional que está por trás do conteúdo.

Qualquer template custa 3x de 19,66 no cartão sem juros ou R$59,00 à vista. 

Dúvidas? Me manda uma mensagem na página de contato.


7. Adicione seu logotipo

Comece escolhendo no máximo, duas fontes diferentes, uma normal e outra manuscrita. Crie sua logo em um editor, recomendo o canva por ser fácil e online, com o fundo transparente.

Apara adicionar ao Blogger, clique em Layout > Header e em seguida adicione a imagem que acabou de criar. Recomendo que o tamanho seja no máximo 600 de largura por 400 de altura. 

8. Construa suas páginas e Gadgets

Após ter passado por todos os processos acima, agora é o momento de construir duas páginas importantes do seu blog: A sobre e contato, onde você adicionará informações sobre você e sobre o conteúdo do seu blog, e seu e-mail ou formulário para que as pessoas possam entrar em contato com você.

Existem elementos que toda barra lateral deveria ter, e é muito válido prestar atenção nessa parte para não poluir seu blog visualmente com Gadgets inúteis. 

9. Comece a publicar

Seu blog está finalizado, pronto pra receber seus conteúdos, que podem não ser dos melhores no começo, é normal. Aos poucos você vai aprendendo e captando os macetes de como criar um post atraente e de qualidade. Falo por experiência própria!

Liste as categorias do blog, para que sua imaginação comece a florescer. Anote todas as suas ideias em um caderno, para os dias de bloqueio criativo. Mas caso não tenha nenhuma ideia do que postar, confira a minha lista com 72 ideias incríveis de posts para blogs de diversos nichos.

10. Comece a divulgar

O próximo passo é fazer com que as pessoas encontrem seu blog. Você pode fazer isso através das suas redes sociais, de técnicas SEO e das dicas que dou aqui no manual. O segredo do sucesso é não ter medo de trabalhar, e se dedicar com amor ao seu projeto, espalhando sua ideia sem medo e com muito orgulho!

Curso Gratuito


Se mesmo com esse guia você ainda se sente insegura para começar a criar seu blog, eu tenho uma boa notícia pra você. Um curso gratuito de 7 dias que vai te ensinar a tirar sua ideia do papel em um semana.





Compartilhe esse Guia de como criar um blog com os seus seguidores!

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves