ENTENDA COMO FUNCIONA O GOOGLE ANALYTICS - GUIA BÁSICO

26 setembro 2016

Google Analytics

Nesse guia básico você vai saber como funciona o Google Analytics, e entender suas principais métricas.

Google Analytics é uma ferramenta gratuita que tem como função monitorar e analisar o comportamento do usuário dentro de um blog. A ferramenta possui várias métricas que consegue exibir a quantidade de visualizações de cada página, o tempo que o usuário leva dentro do blog e outras funções que verá no decorrer desse artigo.

Nesse guia básico de como funciona o Google Analytics, vamos entender as 3 principais métricas da ferramenta que são: Tempo real, Público-alvo e Aquisição. Esses relatórios são os principais e que todo blogueiro deve e precisa conhecer.




Mas antes, veja o passo a passo de como verificar os resultados na sua conta no analytics.

Google Analytics

Tempo real

Esse relatório exibe o número de pessoas que estão online no seu blog no exato momento, quais são as páginas que estão sendo acessadas, e de qual dispositivo estão acessando.

Google analytics


Principais referências: Mostra o endereço de onde o visitante acessou seu blog.

Tráfego das principais redes sociais: Exibe a rede social em que o visitante acessou seu blog.

Principais páginas ativas: Exibe as páginas que os visitantes estão acessando naquele momento.

Público-alvo

É a métrica mais conhecida, que exibe a tão temida taxa de rejeição. Sua análise é feita a cada mês e exibe o comportamento dos usuários ao acessarem o seu blog. Sua principal métrica é a visão geral, onde exibe os relatórios comportamentais dos visitantes.

Google analytics

Sessões: É o número de visitas daquele determinado período, inclusive as repetidas. Por exemplo, uma pessoa acessou o seu blog 20 vezes no mês, então a ferramenta reconhece como 20 visitas.

Usuários: Também conhecido como visitantes únicos, exibe o número total de pessoas que acessaram o seu blog naquele período, ou seja se uma pessoa acessou o seu blog 20 vezes no mês, a ferramenta determina como uma única visita.

Visualizações de página: Exibe o número de páginas visualizadas naquele período. 

Página/sessão: Corresponde o número médio de páginas visualizadas durante uma visita. Também são contabilizadas as visualizações repetidas.

Duração média da sessão:  Exibe a média de tempo que o usuário passa navegando em seu blog. 

Taxa de rejeição: É o percentual de visitas de uma única página, ou seja, essa métrica analisa as visitas nas quais os visitantes saíram sem interagir com outras páginas do seu blog. Quanto mais alta é a taxa de rejeição, menos pessoas interagem no seu blog. 

Uma taxa de rejeição com 70% já é consideravelmente aceitável, mas claro que você deve trabalhar para melhorar esse ponto, pois quanto menor ela for, melhor pro seu blog.

Porcentagem de novas sessões: Percentual de pessoas que acessaram o seu blog pela primeira vez naquele período. 

A imagem do gráfico de pizza exibe a porcentagem dos visitantes novos (new visitor) e dos que estão retornando (returning visitor).


Aquisição

Traz um relatório das fontes de tráfego do blog, que inclui informações em números e percentuais

Google analytics

Organic Search: Quando o usuário chega ao seu blog através de um motor de busca, como o Google.

Social: Quando o usuário chega ao seu blog através de uma mídia social.

Direct: Quando o usuário acessa o seu blog digitando a url.

Referral: Quando uma pessoa acessa o seu blog através de um link em outro blog. Ele mostra quais são os blogs que estão te dando tráfego.

Conclusão

Essas são as métricas básicas que qualquer blogueiro precisa e deve saber sobre o Google Analytics, para que possa melhorar a qualidade do seu blog, e monitorar o comportamento de seus visitantes. Esses dados também são usados na criação de mídia kit, pois os futuros parceiros desejam saber a realidade do seu blog, essa ferramenta é essencial pra isso.

+ Como criar um mídia kit (Baixe modelo grátis)

Cada métrica citada nesse artigo possui outras abas que também são importantes, e é válido entender sobre elas, só não me aprofundei em cada uma porque o artigo ficaria muito extenso e complicado de entender, mas caso desejem posso fazer outro post falando mais um pouco de cada relatório.

E se você gostou desse artigo já sabe o que fazer! Compartilhe com os amigos, curta nossa página no facebook e siga o Manual em "faça parte" que fica na lateral do blog. Um enorme beijo e até próxima!

8 comentários:

  1. Oi Lorena!!! Muito, muito, muito obrigada por esse post! Até hoje não consigo entender muito bem as métricas do google analytics, já vi vários vídeos, mas ninguém explicou tão bem quanto vc!!! Por favorzinho faça mais posts sobre o analytics??? Adoro seu blog!! Bjoo
    www.taviajandomenina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natascha! Não imagina a minha alegria em receber um comentário assim, tão cheio de amor <3 É uma alegria saber que o post foi útil pra você, e pode ter certeza que vai ter sim, muitos outros sobre o analytics ;)

      Bjão minha linda :*

      Excluir
  2. Olá Lorena, eu estou usando a pouco mais de 1 mês o google Analytics e tem me ajudado bastante a entender como funciona meu blog. É realmente uma excelente ferramenta!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Fran <3 é uma ótima ferramenta. Estou simplesmente viciada nela rsrsrs Bjão linda :*

      Excluir
  3. Tá de parabéns, conteúdo muito bem explicado e estruturado. 😉

    ResponderExcluir
  4. Oiii!!! Adorei a explicação. Eu até tentei usar o analytics uma vez, mas não entendi nada. Agora aprendi tudinho com seu post!! Beijos e obrigada pelas dicas!!

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que te ajudei de alguma maneira <3 O Analytics é uma excelente ferramenta e essencial na vida de qualquer blogueiro. Bjs :*

      Excluir