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15 março 2023

8 elementos que fazem seu mídia kit chamar atenção das marcas

como criar um mídia kit


Você quer criar um mídia kit que chame atenção das marcas? Então você precisa saber que existem páginas que não podem de forma alguma, ficar de fora do seu mídia kit.

Mas se você ainda não sabe o que é um mídia Kit, eu vou te explicar: É o nome dado ao material que o influencer cria para fins comerciais. Dentro dele é necessário incluir o analytics das suas redes sociais, toda e qualquer informação relevante sobre o seu trabalho como influenciadora digital.

O mídia kit é seu currículo na internet, precisa ser simples porém completo. Ter um design atraente, um layout harmônico que faz toda diferença e claro ter a identidade visual da sua marca

Como criar um mídia kit que chama atenção das marcas


Um mídia kit decente precisa ter de 2 a 10 páginas. Porém caso você queira apresentar no seu mídia kit fotos de ensaios, publicidades ou qualquer outro evento em que tenha participado, vale a pena aumentar o número de páginas.

O que não recomendo é que você crie um mídia kit baseado somente ou em sua maioria, em texto. Sempre intercale entre texto e imagens para ter um mídia kit dinâmico e gostoso de ler.

8 páginas que não podem faltar no seu mídia kit


1. Uma capa chamativa


Quando o professor solicita um trabalho, colocamos uma capa bem bonita de apresentação. Faça o mesmo com o seu mídia kit, coloque o nome da sua marca, sua foto ou logotipo na primeira página.


2.  Uma boa descrição sobre a marca


Crie uma breve descrição sobre sua marca, focando no por que a criou e no objetivo principal. Caso tenha recebido algum prêmio ou aparecido em um local importante como jornais ou programas de TV, esse é o momento de mostrar a grandeza do seu trabalho e as suas conquistas.


3.  Uma boa descrição sobre você


Escreva uma breve descrição sobre você, sobre seu propósito como pessoa e influencer, mas tome cuidado para não fugir do assunto e acabar escrevendo uma longa história. Foque em falar sobre sua missão e sobre seu amor pelo nicho em que atua.


4. Dados das todas as redes sociais


Antigamente ter milhares de seguidores era sinônimo de ostentação, mas nos dias de hoje as marcas não estão em busca somente disso, porque comprar seguidores é muito fácil, o difícil é prender atenção de milhares de pessoas e ao mesmo tempo transforma-las em fãs.

O poder de influenciar pessoas é o que diferencia um do outro e no seu mídia kit pode ter sim a quantidade de seguidores das suas redes sociais. Só que além disso, você precisa provar que o seu perfil é engajado e como você faz isso? Com provas.

As redes sociais mais acessadas contém seu próprio analytics e é nele que contém as informações que as marcas tanto desejam, por isso mostre a elas que o seu perfil recebe visitas, comentários, curtidas e que todos os dias pessoas acessam seu perfil.

Adicione também o link que direciona para cada rede social e avise no mídia kit que os botões das redes sociais são clicáveis, assim facilita na hora do responsável em analisar o seu mídia kit for visitar suas redes sociais para conferir de perto.


5. Analytics da sua rede social principal


Suponhamos que sua rede social principal seja o Instagram, então, crie uma página apenas para divulgar os dados do seu perfil: Público alvo,  idade, sexo e classe sociais de seus seguidores. 

Na maioria dos casos, esses dados são divulgados apenas para perfis empresariais, ou seja, caso sua rede social esteja em modo pessoal, você não terá acesso ao analytics. Então, tire um print do analytics e adicione no mídia kit para gerar confiança na marca que pretende te contratar. 

Acrescente mais números no seu Mídia Kit, como a quantidade de seguidores, a média dos números de visitas por dia e o link da rede social dentro um botão ou ícone da rede social, para que o responsável em analisar o seu mídia kit possa acessar de forma rápida, a sua rede social.


6. Pacotes de serviços


Existem várias formas de criar um publi no Instagram, porém é mais vantajoso para as marcas fecharem pacotes ao invés de contratar uma publi avulsa, por exemplo, crie pacotes com os seguintes serviços:

Pacote 01

→ 2 Stories
→ 1 Reels
→ 1 Post no estático no Feed

Pacote 02

→ 4 Stories
→ 2 Reels
→ 2 Post no estático no Feed

Pacote 03

→ 6 Stories
→ 3 Reels
→ 2 Post no estático no Feed
→ 1 Post carrossel

Descreva como funciona cada pacote, se os conteúdos serão publicados na mesma semana ou durante o mês. Explique o que você faz de diferente nos stories entre os pacotes, mostre como é vantajoso e mais lucrativo escolher o pacote mais caro, assim você tem chances de aumentar seus lucros.
 

7. Provas sociais


Se você quer ter um mídia kit que chame atenção das marcas, adicione provas sociais, que são depoimentos das marcas que já anunciaram com você.

Capriche bem e se possível adicione prints de fotos das publis que você já realizou e os resultados que a empresa que te contratou obteve após a parceria. Aproveita essa página para provar para o seu futuro parceiro que você é a pessoa correta para fechar essa parceria.


8. Seus contatos


Página fundamental em um mídia kit, pois sem ela não tem como a empresa entrar em contato com você. Nela você vai adicionar de informações apenas um email comercial da sua marca e um telefone de contato, de preferência um número com whatsApp.

Como é uma página com pouco texto, aproveite para criar um layout que preencha toda página e adicione uma foto bem bonita que representa sua marca. 


Qual o melhor momento para criar um Mídia Kit


O momento ideal é quando o analytics das suas redes sociais começarem a captar os dados que você precisa e geralmente em 30 dias um analytics já consegue te mostrar alguns números.

Porém se você quer de fato levar a sério esse trabalho, é de extrema importância se preocupar primeiro em criar bons conteúdos, aumentar o engajamento e mesmo o perfil tendo poucos seguidores, é possível fechar parcerias, se o seu engajamento for bom.

Basta apenas procurar por parceiros no mesmo nível que você. Marcas com mais seguidores e engajamento, não vão querer fechar parcerias em perfis com o número de seguidores menor que o deles. É saber escolher conforme a sua realidade.


Como enviar o mídia kit para a marca


Baixe o mídia kit em PDF com e sem preço. A marca que você for entrar em contato, você envia o mídia kit sem preço. As marcas que te solicitarem o mídia kit, que podem ser até as que você entrou em contato, você envia o mídia kit com preço.


Como criar um mídia kit no Canva


Agora você pode pegar todas as dicas que te passei nesse artigo, abrir o Canva e começar a criar o seu novo mídia kit. Mas se você não tem nenhuma habilidade com o design, tem pressa pois precisa de um mídia kit pra ontem, eu tenho uma solução: O Mídia Kit Pack.

Meu pacote de ferramentas para influenciadoras que sonham em ter um mídia kit que se destaque e que chame atenção. O design importa e muito, pois você não pode apresentar o seu trabalho em um material feio e desorganizado.

mídia kit pack contém todos os elementos que citei nesse artigo distribuídos em 80 páginas editáveis no Canva. Opção não vai faltar na hora de criar o mídia kit.

mídia kit chamar atenção



Além das 80 páginas editáveis no Canva, você também recebe de bônus:

🔥 Manual do Canva é um guia básico de como usar as principais funcionalidades do Canva. Portanto se você não faz ideia de como trocar as cores, as fontes ou de como baixar seus templates, eu te ensino tudo isso no Manual do Canva.

🔥 Como fechar mais parcerias mesmo sendo iniciante, é um guia completo que toda influenciadora deveria ter acesso. Nele você vai aprender como transmitir autoridade para conquistar parcerias mesmo que esteja começando. É preciso ter uma mentalidade blindada 

🔥 Como criar um mídia kit que chame atenção das marcas é mais um guia essencial na vida de uma influencer. Nele compartilho estratégias de marketing para captar atenção das marcas e conseguir se destacar das demais. O visual de um mídia kit é super importante, mais o conteúdo dentro dele precisa ser muito mais, por isso é preciso construir um material que transmita toda sua autoridade e eu compartilho minhas sacadas neste guia.

🔥 Um modelo de contrato editável no Canva com 9 páginas, para te proteger e dar segurança na hora de fechar qualquer tipo de parceria. É fundamental ter um documento assinado, com todas as informações dos direitos e deveres de ambas as partes.

🔥 5 modelos de email para proposta de parceria, ideal para você que não faz ideia de como escrever um email comercial. De nada adianta ter um mídia kit estratégico se o email que você envia não desperta interesse no seu futuro parceiro.

🔥 Uma planilha com 4 calculadoras automáticas de publis, onde você vai poder calcular diferentes formas de cobrar por uma publicidade. Basta escolher uma calculadora, adicionar os dados que ela vai gerar o valor que você dever cobrar.


Conclusão


É importante fazer uma atualização dos dados a cada 3 meses, isso varia de acordo com o crescimento das suas redes sociais. Deixe bem visível o ano e a data da última atualização no rodapé do mídia kit.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: 

Esse artigo foi escrito originalmente em Abril de 2016 e foi atualizado no dia 15 de Março de 2023

19 comentários:

  1. Adorei as dicas!! Já estou seguindo e vc está nos meus favoritos!! Bjss e Sucesso para nós!! ^^

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br

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    1. Fico muito feliz que tenha gostado, e espero de coração que minhas dicas te ajudem <3 Um super bjo :*

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    2. Ameiiii, simplesmente facílimo!! com suas dicas montei o mídia kit do @blogdascoloridas em poucas horas. parabéns e muito sucesso pra vc nós!!!

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  2. Oi Lorena adorei seu blog lindo demais, muito boa sua explicação agora sim quero ver se faço o meu, bjo!

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    1. Minha lindaaaa :3 faz sim, e me manda o link depois <3 e se precisar de qualquer ajuda, é só me procurar! Bjão :*

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  3. A sua ideia de mídia kit é bem legal, simples e fácil de fazer.

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    1. Procuro ir sempre ao ponto nas minhas dicas! Obrigada Claudio =)

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  4. Tô amando as dicas vai me ajudar muito. Beijos e sucesso sempre 😍😘👏

    HTTPS://mundopinkjeh.blogspot.com.br

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    1. Oi Jeh =) fico feliz em saber que está amando as dicas \0/
      Sucesso pra você também minha linda! Bjão :*

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  5. Oi, você pode me ajudar, Urgente!! Tem uma lojinha bem pequena de produtos personalizados, e já tive contato com a dona da loja... E ela gostaria de fazer parceria com o meu blog de me enviar os produtinhos dela, e com a intenção de ajudar á divulgar a lojinha dela, e ela irá divulgar o meu blog também na fan-page dela. Tanto a lojinha dela quanto o meu blog, somos iniciantes e não temos parceria com nenhuma outra loja ou blog... Eu gostaria de saber se é confiável eu entrar em acordo com ela e fazer sim uma parceria. Ou não é melhor arriscar, tem perigo de algo? Estou muito confusa e não sei o que fazer. Por favor me ajuda !

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    1. Oi Aryane, tudo bom?

      Olha essa é uma ótima oportunidade sim. Agarra essa chance! Essa parceria tem tudo pra dar certo, basta você ser profissional e a dona da loja também, e ambas cumprirem o acordo estabelecido. Boa sorte 0/\0

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  6. Nossa amei o seu blog, acabei de criar o meu e o seu sera muito útil para mim.
    http://universofemininocomraquel.blogspot.com.br/

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  7. Olá,adorei o manual da blogueira,que me ajudou muito, estão de parabéns.
    Estou iniciando um blog e isso tem me ajudado.
    Sucesso a vocês
    Bjsss

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    1. Olá Denise! Fico feliz em saber que o artigo lhe foi útil.
      Muitos bjos e sucesso pra vc tbm <3

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  8. Eu já tenho o meu fiz baseado em gratuito da internet.

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    1. Isso ae! O Mk é parte fundamental para um blog que deseja trabalhar com marcas, e você viu que não é difícil criar neh?! =)

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  9. Obrigada pelas dicas, muito interessante seu conteudo, ajudou bastante, em agosto eu e minha filha de 16 anos vamos fazer um curso de desgner grafico, e estou estudando sobre abrir um canal ,tenho "Projeto entre amigos a 5 anos ondefazemos varios eventos solidários, a tualmente minha filha abrir um instagram mae e filha estou amando, Porque somos super amigas e isso faz com que ficamos mais proxima e trabalhamos juntas.Bjos

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    1. Fico feliz que tenha gostado das dicas Maura, e sucesso pra você e sua filha :*

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