LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


31 janeiro 2018

Como criar um calendário editorial para o seu blog

criar um calendário editorial

Criar um calendário editorial precisa ser prioridade em suas tarefas, pois será com esse material que vamos colocar em prática o marketing de conteúdo, a melhor estratégia para qualquer blog.

Então você já sabe o quanto é importante oferecer conteúdos de qualidade, porém é preciso também saber o quê e onde publicar, e é essa a função do calendário, organizar as ideias de conteúdo.

Uma das minhas estratégias é ser fiel ao calendário editorial que criei de acordo com as categorias e temas mais acessados do blog. A frequência de publicação é fundamental pra quem deseja atingir os objetivos, e criar um calendário editorial pode ser uma grande sacada para o seu crescimento.

O que é um calendário editorial


Funciona basicamente como um cronograma de conteúdo, que ajuda a organizar os temas e traçar estratégias, além da possibilidade de determinar as datas e os horários da criação e publicação dos artigos, da escolha dos temas e das formas de divulgação.


Porque seu blog precisa de um calendário editorial


1. Auxilia na frequência de publicação


Como é triste ver o blog que a gente ama parado. Mesmo que esteja sem tempo para produzir seus conteúdos, é importante avisar os leitores de alguma forma, ou se esforçar para disponibilizar pelo mesmo 1 post por semana, ou a cada 15 dias. O calendário editorial te dá uma visão da quantidade de posts que terá de produzir no mês, e inconscientemente você se sentirá motivada a criar.

2. Apoio para não repetir conteúdo e categoria


Mesmo que uma determinada categoria seja um dos assuntos que mais bomba no seu blog, não seria justo com os outros leitores que te acompanham pelos outros temas, publicar um post atrás do outro sobre um único assunto, porque vai acabar cansando o leitor. 

3. Garante o equilíbrio na produção de conteúdo


Uma ótima estratégia é disponibilizar conteúdos que complementem o outro, e o calendário editorial possibilita visualizar os temas e ajustar aqueles que não se encaixam.

4. Ajuda no acompanhamento dos resultados


Com o calendário editorial em mãos é possível analisar os resultados e no final de cada mês você vai poder verificar alguns determinados pontos, como:
  • A quantidade de posts que conseguiu produzir durante o mês.
  • O tempo médio que gastou para criar cada conteúdo.
  • A quantidade de vezes que deixou de produzir.
  • A qualidade de cada conteúdo.

Já sabemos o que é um calendário editorial e a importância desse documento na vida de um blog empreendedor. Então, agora aprenda com o manual da blogueira a criar o seu.


Como criar um calendário editorial

1. Organize seu banco de ideias


Eu costumo organizar o meu banco de ideias por categoria, assim fica mais fácil na hora de escolher os temas para o calendário editorial.

2. Defina a frequência de publicação


Ter uma frequência de publicação ajuda na fidelização do leitor, que entenderá quais são os dias e horários que você publica seus artigos. Geralmente o recomendado é que se publique de 2 a 3 vezes por semana, mas a frequência ideal será sempre aquela que não vai prejudicar a qualidade do seu conteúdo que é mais importante que a quantidade. 

3. Elabore a sua estratégia 


É importante definir metas se você deseja ser uma blogueira empreendedora. Em como definir suas metas, falamos da importância dos objetivos e das medidas que devemos tomar para alcança-las, por exemplo, no determinado mês você almeja:

  • Aumentar o número de seguidores das redes sociais.
  • Aumentar o número de comentários do blog.
  • Aumentar as visualizações do blog.
  • Diminuir a taxa de rejeição do blog.
  • Melhorar o engajamento dos leitores nas redes sociais.

4. Escolha os meios e as formas de divulgação


Cada rede social possui uma estratégia diferente de divulgação, no facebook por exemplo você pode divulgar um único post quantas vezes quiser, claro que em dias diferentes. Pode também criar vídeos e gifs sobre o post. Já no instagram essa repetição não fica legal.


Melhores formatos para criar um calendário editorial


Você mesma pode criar o seu calendário editorial no Word, no PhotoShop ou no Canva, conforme as suas necessidades, mas existem inúmeras ferramentas online disponíveis que são bastante eficazes. 

- Google Calendar: Permite criar um calendário simples e fácil de usar.

- Editorial Calendar: Plugin do WordPress que permite visualizar suas postagens programadas e editar as datas, os títulos e os conteúdos.


Salve esse Pin em sua pasta favorita!

criar um calendário editorial

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo | Instagram Pinterest

13 comentários:

  1. Comecei agora um blog e estou me organizando com o App de lembretes do celular, mas adorei a ideia sua pois deixa a coisa mais prática

    Http://www.bremqualquerlugar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto mais de um papel e caneta rsrs Mas existe bons apps no mercado.
      Obrigada Yanca <3

      Excluir
  2. Olá
    eu uso um calendário editorial desde junho do ano passado e pra mim ajuda muito. Eu faço o meu no meu bullet journal. Faço o calendário do mês e ai vejo no meu banco de ideias o que tenho pra postar e eu separei categorias pra cada dia. Por exemplo, toda quarta-feira tem resenha de livro. Ai eu colo post-its coloridos pra me ajudar a identificar os temas e vou me organizando assim. Pra mim, funciona maravilhosamente bem.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calendário editorial ajuda muuuuito neh =)
      Eu simplesmente não sei viver mais sem o meu <3
      É uma mão na roda rsrsrs
      Mil bjos Lary :*

      Excluir
  3. Ja vou baixar é muito lindo esse calendário

    Amo o seu blogue e ja te sigo
    Ganhou com certeza uma leitora fiel
    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/02/estilando-com-pouco-3-dicas-rapidas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço de coração Chris <3
      Espero que o calendário editorial te ajude na organização do blog.
      Mil bjos :*

      Excluir
  4. Já baixei esse calendário, só falta imprimir. Estou ansiosa para usar!!

    www.michelecezar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhuuul \0/ Espero de coração que lhe seja útil!
      Mil bjos Michele!

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações