Quer aumentar o tráfego do blog? Inscreva-se no curso gratuito PINTEREST BOSS!Eu Quero!

X


Follow Us

Participe da nossa comunidade de Mulheres Empreendedoras!

Cadastre-se para receber as novidades do blog direto do seu e-mail!

 

17 setembro 2019

Blogger: Como criar um blog grátis em 5 passos

como criar um blog

Esse é o 3º post da série criando um blog gratuito e profissional, onde vamos abordar os principais tópicos para se criar um blog gratuito do absoluto zero. Sugiro que me siga no @manualdablogueirao nosso perfil no instagram, onde vou compartilhar dicas extras sobre essa série e outros assuntos relacionados a blogosfera. Alguns posts da série contém links de afiliado, isso significa que vou receber uma pequena comissão caso compre através dos meus links exclusivos e você pode tirar todas as dúvidas na página termos de uso

Uma etapa importante do processo de criar um blog é a escolha da plataforma. Infelizmente percebo muita gente perdendo tempo nessa etapa, porque ficam com medo de escolher errado, pensam que a plataforma influencia no sucesso do blog, e a verdade é que não. 

O responsável do sucesso de um blog é o conteúdo, atrelado a outros fatores como identidade visual, layout do tema, estratégias de marketing e outros. O Manual está hospedado na plataforma Blogger, e posso afirmar com propriedade que vale muito a pena, e eu só compartilho aquilo que vivo e acredito. Respondendo algumas dúvidas, vou explicar com mais detalhes como funciona a plataforma que eu uso.

É obrigatório ter domínio próprio no Blogger?


Não. O Blogger oferece um dominio padrão para os seus usuários com final blogspost.com, mas recomendo que invista em um domínio próprio assim que puder.


Preciso contratar hospedagem para o meu blog no Blogger?


Não. O Blogger hospeda todos os aquivos gratuitamente. A plataforma não tem limites de espaço, ou seja, é possível criar infinitos posts, com imagens e vídeos sem se preocupar com a memória. 

Preciso entender HTML e CSS para ter um blog personalizado no Blogger?

Não necessariamente. Porque existem inúmeros tutoriais prontos, onde seu único trabalho será copiar e colar, mas caso queira personalizar ainda mais, isso vai exigir um pouco de esforço, por isso é importante sim você se dedicar para entender, pra que você faça as alterações simples, sem precisar contratar alguém.

Por exemplo, na minha opinião toda blogueira deveria saber trocar a foto de perfil, a descrição, adicionar códigos do adsense, analytics, pinterest e outras coisas básicas, porque a maioria dos donos de empresas começaram sozinhos, colocando a mão na massa, sem medo de sujar as mãos, como já diz o ditado: O olho do dono que engorda o boi. 

Blogueira profissional não tem medo de trabalho duro!



Sempre que posso levanto a bandeira do Blogger, não por ser uma plataforma gratuita, mas por ser a plataforma que atende as minhas necessidades, e se eu posso ter um blog rentável com ele, você também pode. E pra acabar de vez com os mitos sobre a minha plataforma preferida, eu listei alguns bons motivos para você também criar um blog no blogger.

10 motivos para você criar um blog no Blogger

1. Espaço de armazenamento ilimitado

No Blogger não há limites para criação de posts e páginas. Em relação aos posts, você pode criar até 50 artigos por dia, fora isso, você está livre para criar quantos conteúdos desejar. 

2. Sem restrições no número de visitantes

No Blogger seu blog não corre o risco de sair do ar caso receba vários visitantes no mesmo momento, nem exije um limite de visitantes mensais. Seu blog estará no ar 24 horas por dia.

3. Feito para SEO

A área de edição de postagens é preparada para otimização, isso significa que você pode configurar as partes importantes para o seu artigo ser encontrado pelo Google. Além disso, o painel do seu blog pode ser editado para sua otimização ser ainda melhor.

4. Conectado com outros produtos da Google

Com sua conta, você terá acesso as ferramentas do Google como Analytics, Adsense, Google Drive, Google Calendar e muitos outros que vão fazer parte da sua rotina como blogueira profissional.

+ Leia também: 10 ferramentas gratuitas do Google que você deveria usar

como criar um blog

5. Vinculado com o Adsense

Como já foi dito no tópico acima, o Blogger é vinculado com o Adsense e no seu painel na barra Ganhos você pode conferir o seu ID de usuário e sempre verificar se os seus anuncios estão sendo exibidos.

6.  Backup do conteúdo sempre a disposição

Você pode fazer o backup do seu conteúdo sempre que achar necessário, e além dos posts, no backup vem as páginas e comentários. Não há limites de tamanho de backups, ou seja, mesmo que o seu blog que tenha 1 milhão de artigos é possível fazer o download sem problemas. A única restrição é que o blogger limita esse backup diário e eles não informam esse limite.

7.  Comentários moderados

Seu blog pode receber inúmeros comentários como já foi dito, e você pode monitorar os comentários, onde você só aprova aqueles julgar ser conveniente. Para evitar comentários indesejados você pode pedir aos visitantes que digitem um pequeno código antes de publicar o comentário, uma espécie de Captcha. Para marcar essa opção, clique em Configurações > Postagens, comentários e compartilhamentos, em Mostrar verificação de palavras, selecione Sim, por último clique em Salvar configurações.

Outra função é a caixa de mensagem, onde você pode escrever um breve texto solicitando ao leitor que respeite seu espaço, que ele não escreva comentários ofensivos e etc. Essa função é encontrada em Configurações > Postagens, comentários e compartilhamentos > Mensagem do formulário de comentário > Adicionar, dentro da caixa digite seu texto, agora clique em Salvar configurações.

8. Você encontra inúmeros tutoriais sobre a plataforma

Existem vários blogs que disponibilizam tutoriais para blogger onde é possível personalizar um tema e deixa-lo com a sua cara. Mas você também pode baixar temas gratuitos e usa-los como base para suas configurações de design.

9. Seu blog pode ter colocaboradores 

Qualquer blog no Blogger pode ter até 100 administradores contando com você.

10. Você cria o blog em poucos minutos

Todo processo não leva 10 minutos, isso se você não tiver um cadastro no Google. Caso já tenha um email válido cai pra 5 minutos. 

| Todas as informações foram retiradas do site Suppot Blogger.

Espero que esses motivos tenham te ajudado na decisão, e caso tenha optado em criar um blog no Blogger, o próximo passo é partir para ação, por isso acompanhe as etapas.

Como criar um blog grátis no blogger


1. Acesse o Blogger e clique em Entrar.

como criar um blog

2. Faça o seu cadastro com um email válido, ou seja, crie um email antes de se cadastrar no blogger. Ainda no painel de cadastro, mude o idioma para português, como a seta indica na imagem.


3. Digite o nome do blog e depois clique em Continue no Blogger.


4. Agora você já está no seu painel no Blogger. Clique em criar novo blog para dar vida ao seu projeto.

Como criar um blog

5. Por último, acrescente o nome do blog novamente e o endereço (URL), lembrando que o Blogger oferece domínio padrão nomedoseublog.blogspost.com, escolha um tema e depois clique em criar um blog. Pronto, seu blog foi criado com sucesso.

como criar um blog

Tarefa para concluir: O seu desafio da semana é bem simples, criar o blog e dedicar pelo menos 1 hora por dia para aprender mais sobre o Blogger.

Salve esse Pin para ver mais tarde!

como criar um blog


E você, já criou o seu blog?
Qual sua opinião sobre a plataforma Blogger?

Não esquece de compartilhar esse artigo, isso ajuda o Manual da Blogueira crescer, isso me deixa muito feliz e animada para criar outros conteúdos pra você. Acompanhe o blog também no Instagram e Pinterest, eu sempre disponibilizo conteúdo extra por lá.


Um comentário:

  1. Lindo blog, conteúdos muito úteis, já recomendei para alguns amigos e familiares, obrigado por compartilhar esses artigos. Grande abraços da Equipe Portal Sobre Jogos!

    Poderia retribuir a visita?

    Portal Sobre Jogos

    ResponderExcluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site.
Se continares navegando consideramos que aceita seu uso. Entendi Mais informações