Aprenda criar um FEED INCRÍVEL para o seu Instagram com o Canva Para Negócios! Eu Quero!

X


Follow Us

Participe da nossa comunidade de Mulheres Empreendedoras!

Cadastre-se para receber as novidades do blog direto do seu e-mail!

 

23 junho 2020

4 elementos que o template do seu blog precisa ter

template para blog

Antes de escolher um template para o blog é necessário levar em consideração alguns pontos pra que você não saia prejudicado, porque o layout é parte fundamental da sua estrutura de trabalho, pois ele determina a posição dos elementos do seu blog (menu, cabeçalho, slidee etc) e como eles vão aparacer para os leitores.

Independente da plataforma que escolher, as opções tanto de temas pagos como das versões gratuitas são enormes e é importante analisar com atenção alguns itens antes de escolher o template ideal para o seu projeto, e para te ajudar nessa etapa eu separei listei os elementos mais importantes. 

4 elementos que o template do seu blog precisa ter


1. Escolha um tema de acordo com a sua marca


Ter um tema coerente com sua marca é fundamental, pois é preciso capturar a atenção do leitor assim que ele acessa o blog e antes de partir para a leitura temos o costume de reparar a página, olhando as cores, as imagens, as fontes e o conjunto de disso tudo pode fazer com a gente saia ou permaneça no blog.

Por isso é importante oferecer uma experiência positiva para o seu visitante e a primeira impressão é a que fica, como costumam dizer.

Então, dedique-se um tempo para fazer pesquisas para obter o máximo de referência possível para o seu novo tema, focando em construir uma identidade visual única, e só depois escolha o template que tenha atendido todos os pré requisitos da sua lista.

Selecionei os melhores locais que disponibilizam temas tantos para Wordpress quanto para o Blogger, em versões gratuitas e pagas, confira a minha lista abaixo:

Temas versão gratuita

ColorlibOferecem vários temas free para Wordpress
Gooyaabi: Disponibiliza temas free para Blogger.

Temas versão paga

Creative Market: A melhor seleção de temas em Wordpress
Minha loja de temas: Templates responsivos para o Blogger

Vantagens e desvantagens da versão gratuita

A grande vantagem é que você não vai pagar para obter o template e essa é uma boa alternativa pra você que ainda se sente insegura para investir no blog.

Optar por um tema gratuito pode parecer a melhor opção, mas a verdade que vou te apresentar agora pode te deixar um pouco frustrada.

Quem já baixou um tema free sabe o quanto é decepcionante quando ao fazer a instalação o tema fica desconfigurado e em sua maioria os slides não funcionam, fora outros Gadgets que aparecem funcionando perfeitamente na demonstração e no nosso blog não aparece de jeito nenhum.

Outra questão a levar em conta são os códigos que muitas vezes são bloqueados para não sofrerem personalizações e isso acontece muito com os temas americanos, então quando você tenta customizar uma parte do tema e nunca dá certo, provavelmente é porque o tema contém códigos que bloqueiam.

Mas existem muitos temas gratuitos brasileiros, por isso sempre é bom pesquisar bastante para não sair baixando qualquer tema só porque ele bonitinho. 

2. Analise os recursos essenciais


Exitem alguns recursos básicos que qualquer tema precisa ter, e eles são fundamentais para suas estratégias funcionarem perfeitamente. Mesmo optando por um tema pronto ou feito sob encomenda, é importante verificar os elementos que estão inclusos no tema, porque a falta deles pode prejudicar o blog.

Abaixo eu listei quais são os elementos principais de um template

  • Responsivo: Para oferecer uma boa experiência ao leitor.
  • Menu: Para o leitor navegar e conhecer melhor o blog.
  • Foto e descrição do autor do blog: Para o leitor conhecer você.
  • Ícones das redes sociais: Para o leitor se conectar e acompanhar você fora do blog.
  • Caixa de Pesquisa: Fundamental para o leitor pesquisar dentro do blog.
  • Postagens resumidas: Isso ajuda o leitor na hora de rolar a página do blog pois caso seus posts sejam grandes eles não ficarão cansados. Os posts resumidos também aumentam o número de visualizações pois o leitor terá que clicar no botão para ler o conteúdo completo, ou seja, em cada post que ele escolher.

Percebeu como tudo que envolve o blog está relacionado ao leitor? Porque é nosso dever e obrigação como criadores de conteúdo oferecer o melhor para quem nos acompanha. Pense no leitor sempre em primeiro lugar e seu blog será um sucesso.

template para blog

3. Escolha um tema responsivo


Ter um tema responsivo se tornou uma questão de necessidade porque o número de acessos via tablet e celular só crescem a cada dia, então é indispensável ter um blog adaptado aos dispositivos móveis pois assim você está garantindo uma boa visualização dos seus conteúdos.

Lembrando que ser responsivo passou a ser um dos fatores de ranqueamento do Google, que agora prioriza mostrar nas buscas blogs e sites responsivos. Faça o teste no site Responsinator e descubra se o seu blog se adapta a qualquer tamanho de tela.

4. Verifique o nível de personalização


Ter um tema passivo a customização também é importante, porque talvez um dia você possa querer trocar algo no tema, como o estilo de uma fonte, a cor de fundo ou foto de perfil, então o seu tema precisa aceitar essas mudanças, mesmo que ela sejam feitas via códigos.

Salve esse Pin em sua pasta favorita!

template para blog

Conclusão


Investir em um tema profissional não é questão de luxo e sim de necessidade. Talvez a baixa taxa de visualizações e interações no blog seja culpa do template, porque por exemplo, caso o seu tema não seja responsivo o leitor que acessa-lo pelo celular não vai conseguir ler o conteúdo e vai sair rápido do blog e não vai voltar mais, o que é pior.

Se preocupar com esses pequenos detalhes faz toda a diferença e os templates da nossa loja de temas são responsivos, possuem postagens resumidas automaticamente e muito mais.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo | Instagram Pinterest

4 comentários:

  1. A melhor coisa que fiz foi investir em um tema só meu.
    qual plugin você usa para não copiarem conteúdo do seu blog ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, ter um tema profissional é um dos primeiros investimentos que devemos fazer após criar um blog. E eu não uso um plugin, porque meu blog está na plataforma Blogger, então eu uso um código que bloqueia a copia =)

      Excluir
    2. Obrigada, preciso usar algo do tipo, mas o meu é wordpress

      Excluir
    3. De nada Simone =) Mas eu pesquisei no Google para te orientar melhor e encontrei um puglin chamado: WP Content Copy Protection & No Right Click.

      Faz o teste e depois me conta se deu certo =) Beijão!

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações