13 setembro 2016
Como pesquisar palavras-chave corretas para o seu post
De nada adianta escrever o artigo espetacular se ele não estiver bem estruturado para ser encontrado pelo Google. E pra que o seu conteúdo esteja entre os 10 primeiros na página de pesquisa, é preciso escolher palavras-chave que estão em alta, para atrair um bom número de visitantes.
Essa técnica faz parte do SEO que significa Search Engine Optimization também conhecido como Otimização. É um processo que ajuda as pessoas encontrarem o seu blog nos motores de buscas como Google, Bing,Yahoo e etc.
Basicamente a palavra chave é uma das principais técnicas desse termo, que aplicadas corretamente levam uma página as primeiras posições.
O que são palavras-chave
O Google assim como os qualquer motor de busca usa robôs, que detectam os milhares de conteúdos que são publicados diariamente através de palavras-chave. Algumas são mais pesquisadas outras nem tanto, por isso se você deseja encontrar um artigo ou um vídeo no Google, é fundamental escrever corretamente para que os robôs consigam identificar os blogs que contém os artigos relacionados as palavras de você pesquisou.
Tipos de palavras-chave mais usadas
Long Tails: São formadas por três ou mais palavras criando uma frase. Ao usar as Long Tails temos uma grande chance de ser encontrado pelo Google e subir nas posições.
Geralmente esse termo possui um número pequeno de pesquisa, e a concorrência também é menor, nos dando a chance de aparecer nas primeiras páginas.
Head Tails: É totalmente ao contrário, pois é formado por apenas uma palavra, e se optamos em usar esse termo, teremos poucas chances de alcançar as primeiras posições no Google, pois a concorrência é enorme.
Por exemplo, um usuário digita a palavra battom matte, que é uma frase sem complemento. O Google vai rastrear milhares de blogs e sites que possuem esse termo, e as suas chances de aparecer nas primeiras páginas se torna pequena, porque muitas pessoas também usaram, inclusive as grandes empresas que comercializam esse produto.
Como escolher palavras-chave para vão te ajudar a aparecer na primeira página do Google
Ferramenta de Pesquisa
Existem algumas ferramentas que ajudam na hora da escolher as palavras-chave, e uma delas é o site do Nailpatel, o ubersuggest, que exibe no painel o volume de buscas da palavra-chave pesquisada.
Dessa forma você vai saber se aquela palavra-chave está sendo procurada ou não pelas pessoas. Se o volume for baixo, menos que 500, significa que a palavra-chave não está sendo muito pesquisada, e que poucos pessoas estão pesquisando por aquele termo.
Porém isso não quer dizer que o assunto relacionado a palavra-chave seja irrelevante. O que você precisa fazer é continuar pesquisando por sinônimos até encontrar a palavra-chave perfeita para o seu artigo.
No exemplo abaixo pesquisei pelo termo criar um blog e a ferramenta mostrou que no último mês essa palavra-chave recebeu 5.400 pesquisas, isso mostra que muitas pessoas se interessam por esse assunto, portanto eu poderia escrever um artigo pois teria visitantes para ele.
A ferramenta também exibe o volume de pesquisa através de um gráfico para que possamos ter uma noção da quantidade de pesquisas de cada mês.
No próprio Google
É sempre bom ficar de olho no número de resultados sobre a palavra-chave pesquisada. Na imagem abaixo percebe-se que em Aproximadamente 217.000.000 resultados teremos um número grande de concorrentes. Nesse caso o meu post tem pequenas chances, ou quase nenhuma de aparecer na primeira página, porque são 217 milhões de conteúdo com esse termo, e os blogs e sites que contém a palavra-chave criar um blog já possuem um grau de autoridade perante o Google.
Quando o número é inferior a 500.000 nossas chances de aparecer nas primeiras posições aumentam.
Outra dica importante é prestar atenção nas opções que o próprio Google oferece. Ao pesquisar o mesmo termo, o buscador me mostrou outras opções de palavras-chave.
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Conclusão
As palavras chave são peças essenciais para a indexação de um post, e se você não estruturar seu blog corretamente o Google nunca te encontrará. É um processo lento, mas duradouro, uma vez indexado, o seu conteúdo estará para sempre nos arquivos do Google.
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Post atualizado dia 10 de Dezembro de 2019
Muito bom o artigo, estou aguardando o próximo conteúdo de conter pelo menos 5 vezes a palavra.. Tenho bastante dúvida com isso.. Como fazer a palavra realmente se tornar "palavra chave"
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado desse tema Luana <3 A palavra chave é você que escolhe. O único cuidado que deve ter, é se ela tem um bom número de pesquisas mensais, e isso você descobre através do Google Trends. Mas eu prometo que vou falar mais sobre esse assunto aqui no manual.
ExcluirUm grande bjo :*
Adorei o ser artigo! Apesar de eu estar na blogosfera há alguns meses, esses são assuntos novos para mim e você está me ajudando bastante. Então espero que você continue assim :)
ResponderExcluirBeijinhos
Ain que linda <3 Obrigada Carol! É muito bom saber que estou te ajudando. Pode ter certeza que vou continuar sim \0/ Mil bjos pra vc :*
Excluirsó uma duvida essas palavras chaves são os marcadores que
ResponderExcluirfica do lado , quando criamos o post?
Gostei da dica você arrasando sempre.
Não. A palavras Chave precisa ser o foco de um texto. Por exemplo, em um artigo que falo sobre mídia kit, a minha palavra chave será: mídia kit. Então eu terei que repeti-la pelo menos 5 vezes durante o texto. Eu prometo que vou me aprofundar mais sobre o assunto em breve! Bjão :*
ExcluirOláá!!
ResponderExcluirconhecendo o blog aqui e achei maravilhoso!!
Sério, quero curtir mil vezes!!
Não sabia sobre isso de palavra chave, fiquei muito feliz de descobrir mais sobre isso! Muito obrigada pelas dicas!!
Beeijo
http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Eu que agradeço sua visita Tamara <3
ExcluirFico muito feliz em saber que gostou do artigo.
Mil bjos :*
Gosto muito de trabalhar com palavras-chave de cauda longa consigo conquistar um público certo e consigo posicionar melhor os artigos do que uma palavra genérica.
ResponderExcluirSe for útil deixar dicas de sites que uso para achar algumas palavras-chave: https://kwfinder.com/ - https://ubersuggest.io/ - http://keywordtool.io/
As palavras compostas são bem fáceis de trabalhar o SEO. Obrigada pelas dicas dos sites 0/
ExcluirNossa, estou amando suas dicas, esta me ajudando em tudo que preciso....parabens!!!
ResponderExcluirÉ uma alegria enorme saber disso Adrielle <3 Obrigada!!!
ExcluirSou do tipo que morre de medo de ficar repetindo a palavra chave e o texto parecer repetitivo. Eu tento por ele meio que escondido, sabe? De forma que o leitor não perceba muito, mas o Google sim.
ResponderExcluirVidas em Preto e Branco
Super te entendo, também morro de medo do texto ficar cansativo e repetitivo, parecendo que eu quero enfiar a palavra-chave na guela dos leitores rsrsr Mas com muito estudo a gente acaba aprendendo!
ExcluirAdorei o texto. Bem explicativo. Anotei as suas dicas no meu caderninho e irei colocar em prática, tanto no Instagram, como no blog. Gosto de tentar tudo, ainda mais que estou no começo.
ResponderExcluirEstava procurando artigos no Pinterest sobre como aumentar o engajamento no Blog/Instagram e acabai caindo aqui. Gostaria de saber sobre você: Li em alguns lugares que agora o que o blog conta são os "temas" ( titulo, subtitulo, titulo secundário, normal) que estão sendo "mais lidos " pelo Google. O que você acha sobre isso ?
Oi Natalia, tudo bom?
ExcluirOs subtítulos fazem parte das técnicas de SEO de um post, pois eles ajudam os robôs do Google encontrem melhor o seu conteúdo, sempre lembrando que a palavra-chave precisa estar nos subtítulos, seja ele qual for.
Os subtítulos ajudam também na divisão do post, dando dinâmica ao conteúdo, e mostrando ao leitor, á primeira vista que o post é relevante e que vale a pena ler. Espero que tenha te ajudado!
Beijos.
Adorei as dicas! Obrigada por compartilhar <3
ResponderExcluirÉ muita alegria ler isso Lais =)
ExcluirEu que agradeço <3