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13 setembro 2016

Como pesquisar palavras-chave corretas para o seu post

Como pesquisar palavras-chave

De nada adianta escrever o artigo espetacular se ele não estiver bem estruturado para ser encontrado pelo Google. E pra que o seu conteúdo esteja entre os 10 primeiros na página de pesquisa, é preciso escolher palavras-chave que estão em alta, para atrair um bom número de visitantes.

Essa técnica faz parte do SEO que significa Search Engine Optimization também conhecido como Otimização. É um processo que ajuda as pessoas encontrarem o seu blog nos motores de buscas como Google, Bing,Yahoo e etc.

Basicamente a palavra chave é uma das principais técnicas desse termo, que aplicadas corretamente levam uma página as primeiras posições.

O que são palavras-chave


O Google assim como os qualquer motor de busca usa robôs, que detectam os milhares de conteúdos que são publicados diariamente através de palavras-chave. Algumas são mais pesquisadas outras nem tanto, por isso se você deseja encontrar um artigo ou um vídeo no Google, é fundamental escrever corretamente para que os robôs consigam identificar os blogs que contém os artigos relacionados as palavras de você pesquisou.

Tipos de palavras-chave mais usadas


Long Tails: São formadas por três ou mais palavras criando uma frase. Ao usar as Long Tails temos uma grande chance de ser encontrado pelo Google e subir nas posições. 

Geralmente esse termo possui um número pequeno de pesquisa, e a concorrência também é menor, nos dando a chance de aparecer nas primeiras páginas.

Head Tails: É totalmente ao contrário, pois é formado por apenas uma palavra, e se optamos em usar esse termo, teremos poucas chances de alcançar as primeiras posições no Google, pois a concorrência é enorme. 

Por exemplo, um usuário digita a palavra battom matte, que é uma frase sem complemento. O Google vai rastrear milhares de blogs e sites que possuem esse termo, e as suas chances de aparecer nas primeiras páginas se torna pequena, porque muitas pessoas também usaram, inclusive as grandes empresas que comercializam esse produto.

Como escolher palavras-chave para vão te ajudar a aparecer na primeira página do Google


Ferramenta de Pesquisa


Existem algumas ferramentas que ajudam na hora da escolher as palavras-chave, e uma delas é o site do Nailpatel, o  ubersuggest, que exibe no painel o volume de buscas da palavra-chave pesquisada.

Dessa forma você vai saber se aquela palavra-chave está sendo procurada ou não pelas pessoas. Se o volume for baixo, menos que 500, significa que a palavra-chave não está sendo muito pesquisada, e que poucos pessoas estão pesquisando por aquele termo.

Porém isso não quer dizer que o assunto relacionado a palavra-chave seja irrelevante. O que você precisa fazer é continuar pesquisando por sinônimos até encontrar a palavra-chave perfeita para o seu artigo.

No exemplo abaixo pesquisei pelo termo criar um blog e a ferramenta mostrou que no último mês essa palavra-chave recebeu 5.400 pesquisas, isso mostra que muitas pessoas se interessam por esse assunto, portanto eu poderia escrever um artigo pois teria visitantes para ele.

Como pesquisar palavras-chave

A ferramenta também exibe o volume de pesquisa através de um gráfico para que possamos ter uma noção da quantidade de pesquisas de cada mês.

Como pesquisar palavras-chave

No próprio Google


É sempre bom ficar de olho no número de resultados sobre a palavra-chave pesquisada. Na imagem abaixo percebe-se que em Aproximadamente 217.000.000 resultados teremos um número grande de concorrentes. Nesse caso o meu post tem pequenas chances, ou quase nenhuma de aparecer na primeira página, porque são 217 milhões de conteúdo com esse termo, e os blogs e sites que contém a palavra-chave criar um blog já possuem um grau de autoridade perante o Google.

Quando o número é inferior a 500.000 nossas chances de aparecer nas primeiras posições aumentam.

Como pesquisar palavras-chave


Outra dica importante é prestar atenção nas opções que o próprio Google oferece. Ao pesquisar o mesmo termo, o buscador me mostrou outras opções de palavras-chave. 

O Google acrescenta preposições, advérbios, sinônimos ou qualquer outro tipo de palavra que esteja relacionada a palavra-chave principal, mostra uma lista de frases que também são pesquisadas, dessa forma ele facilita nossa pesquisa.



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Como pesquisar palavras-chave

Conclusão

As palavras chave são peças essenciais para a indexação de um post, e se você não estruturar seu blog corretamente o Google nunca te encontrará. É um processo lento, mas duradouro, uma vez indexado, o seu conteúdo estará para sempre nos arquivos do Google. 

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Post atualizado dia 10 de Dezembro de 2019

18 comentários:

  1. Muito bom o artigo, estou aguardando o próximo conteúdo de conter pelo menos 5 vezes a palavra.. Tenho bastante dúvida com isso.. Como fazer a palavra realmente se tornar "palavra chave"

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    1. Fico feliz que tenha gostado desse tema Luana <3 A palavra chave é você que escolhe. O único cuidado que deve ter, é se ela tem um bom número de pesquisas mensais, e isso você descobre através do Google Trends. Mas eu prometo que vou falar mais sobre esse assunto aqui no manual.
      Um grande bjo :*

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  2. Adorei o ser artigo! Apesar de eu estar na blogosfera há alguns meses, esses são assuntos novos para mim e você está me ajudando bastante. Então espero que você continue assim :)

    Beijinhos

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    1. Ain que linda <3 Obrigada Carol! É muito bom saber que estou te ajudando. Pode ter certeza que vou continuar sim \0/ Mil bjos pra vc :*

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  3. só uma duvida essas palavras chaves são os marcadores que
    fica do lado , quando criamos o post?
    Gostei da dica você arrasando sempre.

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    1. Não. A palavras Chave precisa ser o foco de um texto. Por exemplo, em um artigo que falo sobre mídia kit, a minha palavra chave será: mídia kit. Então eu terei que repeti-la pelo menos 5 vezes durante o texto. Eu prometo que vou me aprofundar mais sobre o assunto em breve! Bjão :*

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  4. Oláá!!
    conhecendo o blog aqui e achei maravilhoso!!
    Sério, quero curtir mil vezes!!
    Não sabia sobre isso de palavra chave, fiquei muito feliz de descobrir mais sobre isso! Muito obrigada pelas dicas!!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

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    1. Eu que agradeço sua visita Tamara <3
      Fico muito feliz em saber que gostou do artigo.
      Mil bjos :*

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  5. Gosto muito de trabalhar com palavras-chave de cauda longa consigo conquistar um público certo e consigo posicionar melhor os artigos do que uma palavra genérica.

    Se for útil deixar dicas de sites que uso para achar algumas palavras-chave: https://kwfinder.com/ - https://ubersuggest.io/ - http://keywordtool.io/

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    1. As palavras compostas são bem fáceis de trabalhar o SEO. Obrigada pelas dicas dos sites 0/

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  6. Nossa, estou amando suas dicas, esta me ajudando em tudo que preciso....parabens!!!

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  7. Sou do tipo que morre de medo de ficar repetindo a palavra chave e o texto parecer repetitivo. Eu tento por ele meio que escondido, sabe? De forma que o leitor não perceba muito, mas o Google sim.

    Vidas em Preto e Branco

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    1. Super te entendo, também morro de medo do texto ficar cansativo e repetitivo, parecendo que eu quero enfiar a palavra-chave na guela dos leitores rsrsr Mas com muito estudo a gente acaba aprendendo!

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  8. Adorei o texto. Bem explicativo. Anotei as suas dicas no meu caderninho e irei colocar em prática, tanto no Instagram, como no blog. Gosto de tentar tudo, ainda mais que estou no começo.
    Estava procurando artigos no Pinterest sobre como aumentar o engajamento no Blog/Instagram e acabai caindo aqui. Gostaria de saber sobre você: Li em alguns lugares que agora o que o blog conta são os "temas" ( titulo, subtitulo, titulo secundário, normal) que estão sendo "mais lidos " pelo Google. O que você acha sobre isso ?

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    Respostas
    1. Oi Natalia, tudo bom?

      Os subtítulos fazem parte das técnicas de SEO de um post, pois eles ajudam os robôs do Google encontrem melhor o seu conteúdo, sempre lembrando que a palavra-chave precisa estar nos subtítulos, seja ele qual for.

      Os subtítulos ajudam também na divisão do post, dando dinâmica ao conteúdo, e mostrando ao leitor, á primeira vista que o post é relevante e que vale a pena ler. Espero que tenha te ajudado!

      Beijos.

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