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07 outubro 2016

Parceria entre blog e loja - Guia completo

Parceria entre blog e loja

Você vai conferir um guia completo sobre parceria entre blog e loja. Vai aprender quais são os tipos de parcerias, qual é a melhor proposta para o seu blog, além de 3 modelos de e-mails para você sair daqui e conquistar sua tão sonhada parceria.


Antigamente o rádio e a televisão eram os únicos meios de divulgação e propaganda, mas nos tempos atuais, lojas e empresas optam em divulgar sua marca em blogs e sites, primeiro por ser um meio mais em conta, já que as grandes emissoras cobram em média 1 milhão de reais para exibir um anúncio de 30 segundos. 

E porque as chances de venderem através de uma publicidade feita em blogs é grande, pois atualmente os compradores confiam nos blogueiros, e antes de comprar, querem saber se aquele produto vale a pena, e por confiarem acabam comprando. Esse é poder dos influenciadores digitais. 

O manual preparou um Guia completo sobre parceria entre blog e loja, que abordou os principais temas para deletar de vez qualquer dúvida que você possa ter sobre o assunto.

Como funciona uma parceria entre blog e loja?

No dicionário a palavra parceria quer dizer: "Reunião de indivíduos para alcançar um único objetivo comum" Após analisarem esse 'objetivo', que pode ser divulgação ou venda de um produto, ambos fecham a parceria, e começam a trabalhar.



Quais são os tipos de parcerias entre blog e loja que podem ser feitas?

1. Banner: Geralmente os blogueiros disponibilizam os espaços para os anunciantes na lateral do blog, mas existem outros locais, como o topo (acima do cabeçalho), dentro dos posts (abaixo do título, no meio do artigo ou no rodapé), abaixo da área do post e no rodapé geral. 

A visibilidade e o tamanho desse espaço influência no valor final. Os melhores locais serão mais caros porque estarão no caminho da leitura do visitante. No momento da contratação é preciso verificar com o anunciante o tempo que esse banner ficará exposto, quanto maior for o tempo, mais caro será. Veja alguns exemplos:


parceria entre blog e loja


2. Sorteio, concurso cultural ou promoção: Quando o blogueiro divulga algum produto, loja ou marca prometendo um brinde aquele que for sorteado. Esse tipo de parceria sempre tem uma ótima aceitação dos leitores, pois quem não gosta de ganhar algo? Mas lembre-se de que você corre o risco da loja não enviar o produto para o ganhador, por isso é importante conhecer a índole do parceiro e ficar atento pra não cair em furada.


Dessa forma você tem chances de aumentar o número de seguidores e melhorar o relacionamento com os leitores. Nunca esqueça de adicionar as regras no regulamento. 

3. Publieditorial: Quando o blogueiro divulga algo através de um post, que pode ser feito com uma resenha contanto a experiência com o produto e indicando aos leitores a forma de comprar. É válido lembrar que o blogueiro deve sempre ser sincero na opinião sobre o produto e jamais aceitar falar de algo que não condiz com o seu público, e sinalizar no final do post que se trata de um publi.

4. Permuta: Ocorre quando a loja envia o produto para o blogueiro resenhar e falar sobre ele para os leitores. Caso tenha ocorrido um combinado entre o blogueiro e a loja de haver o post com a resenha, é obrigação do blogueiro cumprir o que foi estabelecido. Mas se a loja enviou o produto sem combinar, o blogueiro não é obrigado a divulgar. 

Seja sempre sincero na resenha, e fale o que realmente achou do produto sem esculachar a loja, porque isso pode te prejudicar. As vezes o produto não deu certo pra você, mas pode dar em outra pessoa. 

5. Cupons: É quando a loja oferece um cupom de desconto para os leitores do blog, e o blogueiro recebe uma comissão a cada venda realizada. O cupom vem com um código, que é controlado pela loja, e cada uma possui sua política de trabalho. Algumas oferecem 5% outras 15% de comissão, outras nem isso. Jamais aceite um parceria de cupom que você não será remunerado. Dê valor ao seu trabalho!

Meu blog é novo, qual seria a melhor parceria?

Para um blog que está começando é interessante procurar por lojas que fazem parcerias de sorteios e permuta. O sorteio porque é uma chance de aumentar os seus seguidores, uma vez que você adicione a regra de seguir suas redes sociais para validar a participação. A permuta também é interessante porque você vai ter conteúdo para publicar no blog, e não vai precisar gastar dinheiro para comprar os produtos.

É preciso ter um mídia kit?

É possível conquistar uma vaga de emprego sem ter um currículo? Assim fica difícil. O mídia kit é o seu currículo na internet, nele deve conter todos os seus dados e estatísticas do blog, para aumentar as suas chances de fechar a parceria.

Clique na imagem acima para conhecer o Mídia Kit Pack Canva





Qual proposta devo fazer?

Leve em conta o momento em que o seu blog vive atualmente: número de visualizações diárias, curtidas, seguidores e interação, que é um item muito importante. Seu blog é pequeno? Escolha sorteio ou permuta. É um blog médio á grande? Já é possível conquistar um publieditorial ou ganhar uma grana exibindo banners.

É sempre legal conhecer a loja ou empresa, para que você possa falar um pouco dela em seu e-mail. Mas seja breve, porque as lojas recebem inúmeros pedidos de parcerias, e quanto mais objetivo você for, mais chances do seu e-mail ser lido. Lembre-se de revisar o e-mail e anexar o seu mídia kit. 

Modelos de e-mail:

Modelo 1

Olá! Sou a fulana tenho um blog que se chama fulunei que aborda assuntos como moda, beleza e maquiagem. Tenho interesse em propor uma parceria, por conhecer a loja e gostar dos produtos que vocês comercializam, e por acreditar que a mesma será benéfica para ambas as partes. Estou enviando o mídia kit caso queiram conhecer melhor o meu trabalho. Agradeço a atenção. Aguardo o retorno independente da resposta.

Att,

Fulana

Nome do blog 
Instagram 
Pinterest
Facebook

Modelo 2

Olá! Sou a fulana dona do blog fulanei que aborda assuntos como, moda, beleza, e maquiagem e estou interessada em fazer uma parceria com a loja pois acredito que será benéfico para ambos, pois falamos para o mesmo público. O fulanei possui hoje uma média de xxx visualizações diárias e cerca de xxxxxx seguidores no instagram. Estou enviando o mídia kit caso deseje conhecer melhor o meu trabalho. 

Agradeço a atenção. Aguardo o retorno independente da resposta.

Att,

Fulana

Nome do blog 
Instagram 
Pinterest
Facebook


Modelo 3 

Olá, tudo bom?

Sou a fulana dona do blog fulanei e gostaria de lhe propor uma parceria pois acredito que será benéfico para ambos. O fulanei possui hoje cerca de xxxx visualizações diárias e xxxx seguidores no instagram. Nosso foco principal é looks do dia, resenhas de produtos e diy's. Gosto muito dos produtos da loja e seria uma honra trabalhar com vocês. O mídia kit do fulanei está sendo enviado em anexo caso desejem analisar melhor o meu trabalho.

Agradeço a atenção, e aguardo o retorno independente da resposta.

Att,

Fulana

Nome do blog 
Instagram 
Pinterest
Facebook


Mude os elementos que estão em negrito, e adicione o link no nome do blog e nas redes sociais que vão no rodapé do e-mail. Quando o futuro parceiro clicar no nome do seu blog por exemplo, ele será direcionada a ele. Clique aqui para copiar os modelos prontos de email.

A loja me retornou, o que faço?

Responda! Mas tenha calma. Geralmente a loja vai perguntar qual é a proposta, e seria bom pra você relatar os benefícios que ela teria caso aceitasse. É sua chance de vender o peixe dizendo porque uma parceria entre blog e loja daria super certo.

Depois do retorno a loja sumiu, o que devo fazer?

Aguarde algumas semanas, e envie novamente um e-mail relatando que você entrou em contato com a loja á alguns dias, que foi enviada uma solicitação de parceria e você está aguardando o retorno pois gostaria de saber se eles aprovaram ou não a proposta.

A loja aceitou a proposta, e agora? O que eu faço?

Analise com cautela a posição da loja, as condições que ela impôs para aceitar a parceria, e verifique se realmente valerá a pena fechar. Se envolver dinheiro é importante deixar claro sua política de trabalho, o tempo médio que a parceria vai durar, o valor da parceria, e o dia de pagamento. Deixe tudo muito bem esclarecido para que não haja confusão.

Salve esse Pin para ver mais tarde!



Conclusão

É o sonho de qualquer blogueiro conquistar parcerias, mas como foi mencionado no começo do guia, a palavra parceria significa troca, e o blogueiro deve ser profissional e cumprir com as obrigações na hora do fechamento. É importante pedir um feedback do parceiro, saber o que ele achou da parceria, pois somente assim será possível mudar os pontos negativos, e aprimorar os positivos. 

Gostou do Guia? Então compartilhe com seus seguidores e amigos que não fazem idem de como uma parceria entre blog e loja funciona. Curta nossa página no facebook para ficar sempre por dentro das novidades e participe do nosso grupo fechado também no facebook, criado para ajudar blogueiras empreendedoras. Siga o Manual também no Instagram e Pinterest.


26 comentários:

  1. Ótimas dicas Lorena, com certeza as parcerias são muito importantes quando o assunto é blogue.
    Adorei as informações, me ajudaram bastante :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Oi, gostei do conteúdo, bem legal e explicadinho. Tenho também uma outra sugestão de modelo de abordagem de parcerias, que seria perguntando os requisitos para se fazer uma parceria.
    Ex: Bom dia!
    Meu nome é XXXXXX, sou dona do blog XXXXX, voltado para assuntos do universo feminino. Nele abordamos resenhas de produtos, dicas de moda, dicas para cabelos, maquiagens.
    Gostaria de saber quais os requisitos para se fazer uma parceria com meu blog?

    Agradeço, tenha um ótimo dia!

    Blog: XXXX
    Instagram: XXXXX

    Com esse modelo, uma loja me respondeu da seguinte forma: "Adorou meu blog, mas viu que como eu tenho poucos seguidores, o ideal seria de 500 ou uma visualização de 50k, em um outro momento poderíamos conversar."

    Ela respondeu o que eu queria saber e me informou onde eu devo focar mais para conseguir parcerias!!!

    Abraços
    www.biashaina.com.br

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    Respostas
    1. Oi Beatriz! É sempre bom procurar por parceiros que tenha o número de seguidores inferior ao seu, porque assim as chances de fechar a parceria aumenta. Não adianta enviar propostas para as grandes marcas, porque infelizmente as grandes blogueiras já estão com elas. Agradeço a sua sugestão de e-mail, que é muito boa por sinal.

      Abraços <3

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  3. Amei as dicas! Vou segui-las, quem sabe não consigo com as marcas que eu gosto <3
    Boas de Papo

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  4. Amei,as dicas, tenho 500 seguidores será que consigo alguma parceria beijos.

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    Respostas
    1. É possível sim Alzinete =) Se o seu conteúdo for bom, e o seu blog tiver uma boa interação, você consegue com certeza! Boa Sorte!

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  5. Oi! Adorei o post!
    Você acha que é bom fazer um pequeno contrato ou termo depois de estabelecer o tipo de anúncio, como pagar e a data do pagamento? Para evitar que a loja diga depois que aquele não foi o combinado...

    Obrigada!

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    Respostas
    1. Oi Natália,

      Sim, é recomendável sempre fazer um contrato com os termos estabelecidos entre as duas partes para não ocorra conflitos depois, e se possível levar a um contador e enviar a loja ou empresa o contrato via scanner para que o responsável assine e você também. Espero ter te ajudado. Grande beijo :

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    2. Ola!
      Voce poderia me disponibilizar seu modelo de contrato?
      minha esposa tem um blog e depois de alguns vacilos, queremos fazer tudo certinho..
      me encaminhe gleytonsousa78@gmail.com
      obrigado

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  6. Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo.
      Só uma correção, me chamo Lorena rsrsrs

      Bjs :*

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  7. Olá Lorena! Gostaria de uma sugestão sua, por favor! rs
    Sou dona de uma loja online de moda e beleza, estou pensando em fazer parceria com uma blogueira que começou seu trabalho recentemente, mas parece ter muito talento.
    Li algumas opções de parceria que vc propôs, e pensei em uma que seria da seguinte forma:
    A blogueira irá escolher certos produtos de acordo com o próprio gosto para falar, e ao final irá divulgar a venda deles em minha loja e avisar que tem cupom de desconto. Ela ganhará 10% do que vendeu, porém, em produtos disponíveis no site.
    Achei interessante pq ela escolherá o que vai falar, divulgar e ganhar como forma de comissão. Eu sinceramente vejo vantagem para ambos, mas gostaria de saber sua opinião sobre o lado da blogueira!
    Parabéns é MT obrigada pelas dicas! :*

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    Respostas
    1. Olá Jully, primeiramente agradeço o comentário e o pedido de conselho, é um prazer ajudar. Bom, na verdade eu vou tentar ajudar rsrsr de acordo com que eu vejo por ae e de acordo com a minha sincera opinião:

      Antes de fechar uma parceria com qualquer blogueira, você precisa verificar o engajamento que ela tem com os seguidores dela. Os números realmente não importam, porque se ela tem 30 mil seguidores e só mil curte e comenta não é vantagem pra você.

      Outro ponto é quantidade de produtos que a blogueira vai escolher, acho que seria melhor se você estipulasse um valor e dentro dele ela escolher os produtos para resenhar no blog. Como ela é nova, certamente está buscando a fidelização dos leitores, portanto não seria vantajoso pra você agora investir grana nela.

      Comece oferecendo produtos pra resenhas, em seguida verifique o retorno, e só depois feche outros tipos de parcerias com ela, ou com qualquer outra.

      Espero de coração que eu tenha te ajudado. Se quiser conversar mais sobre esse assunto, me manda um e-mail. Boa Sorte!

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  8. Ameiii, e já estou seguindo!
    Abs!

    https://pravocesaber-pedagogia.blogspot.com/

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  9. Oi Lorena e meninas, adorei as dicas neste post, pois estou retomando as parcerias e na maioria das vezes me procuram para Publipost ou algo do gênero. Assim já sei o que fazer da próxima vez! Abraços!

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    1. Fico feliz que tenha gostado Thais 0/
      Sucesso na sua volta!

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  10. Olá Lorena,e certo a blogueira mandar Email para fechar parceria ou tem que ficar esperando as lojas entrar em contato com vc

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    1. Claro que você pode mandar um e-mail! A loja talvez não te conheça, e enviando uma proposta você tem chances de se encaixar o casting da empresa.

      Lembre-se sempre de elaborar uma proposta antes de enviar o e-mail para uma determinada marca. Caso ela aceite ouvir sua proposta, ai sim você a envia relatando os benefícios que a marca terá ao fechar a parceria com você!

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  11. Eu recebi alguns pedidos de parceria e também fui atrás de algumas empresas para conseguir parceria este ano, mas até agora não consegui ver nenhuma parceria que houvesse um ganho de ambas as partes.
    Muitas empresas querem que você troque seu tempo por alguns produtos que eles enviarão para você. Mas essa forma de parceria não é legal.
    As melhores parcerias estão relacionadas aos formatos de publieditorial ou banners.
    Mais legal ainda seria se os parceiros se tornasse patrocinadores. Aí eu poderia focar ainda mais na produção dos conteúdos.
    Vi que você não tem postado no blog ultimamente, Espero que esteja bem.
    Um abraço.
    arquitetoversatil.com

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    Respostas
    1. Oi Rafael, primeiramente quero agradecer a preocupação comigo e sim, estou bem, graças a Deus! Estou afastada do blog e infelizmente ainda não publiquei esse ano, mas estou trabalhando para retomar as atividades em Setembro ou Outubro.

      Preciso me organizar melhor, mas voltarei em breve! Sobre o assunto do artigo, infelizmente muitas empresas não levam a sério nosso trabalho.

      Querem divulgação, mas não querem pagar o preço justo. Continue trabalhando e foque em monetizar seu conteúdo com outros meios, como marketing de afiliados, com seus produtos digitais ou serviços. É muito mais lucrativo!

      Com a minha volta quero compartilhar minhas dicas e experiências relacionadas a essas formas de monetização que citei. Vai ser incrível!

      Um grande abraço para você também!

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    2. Que bom que está bem.
      Eu já tenho outras formas de monetização no Arquiteto Versátil, como cursos, materiais digitais, serviços...
      Mas a parceria seria uma outra maneira para se ganhar uma grana.
      Eu não posso deixar de fora a parceria.
      Quando voltar a publicar aqui no blog me avise.
      Um abraço.
      arquitetoversatil.com

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