LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


28 setembro 2018

10 ferramentas gratuitas do Google que você deveria usar


Você vai conferir as principais ferramentas gratuitas
do Google que eu uso para gerir meu blog


É impressionante a quantidade de ferramentas gratuitas do Google, todas úteis para seus usuários. A maioria delas é fundamental para manter um blog de forma profissional, algumas inclusive fazem parte das negociações de parcerias, pois muitas empresas exigem prints que compravam as estatísticas descritas no seu mídia kit.

Falar que meu blog possui 200 mil visualizações de páginas é fácil, o difícil é comprovar. Com algumas ferramentas é possível capturar muitas informações que você nem imagina que seu blog possa ter. Pensando em oferecer dicas uteis, acabei chegando nas 10 ferramentas gratuitas do Google que você deveria usar.

Ajude o Manual Da Blogueira crescer, salvando a imagem abaixo no Pinterest!


1. Google Analytics: Essa é uma ferramenta bem conhecida e muito importante para qualquer blog. Esse recurso oferece os dados reais de acesso dos visitantes, como: Fontes do tráfego, visitante em tempo real, páginas mais acessadas, número de novos visitantes e muitas outras funções. Se você deseja saber mais sobre essa ferramenta acesse nosso guia básico.



2. Search Console: É a ferramenta que completa o Google Analytics. Ela mostra como os visitantes estão chegando no seu blog, quais são as pesquisas que são feitas antes de clicarem no seus artigos. Quais são as páginas mais acessadas, o número de vezes que o seus links apareceram nos motores de buscas e muitas outras funcionalidades que vale a pena conferir.

ferramentas gratuitas do Google


3. Google Fonts: É coleção com mais de 700 fontes gratuitas para web que existe desde 2010. Em 2016 o site ganhou uma versão mais moderna, que facilita na hora de escolher os tipos de fontes, podendo selecionar quantas você quiser.

ferramentas gratuitas do Google


4. Google Drive: Um site de hospedagem de arquivo gratuito com 15 GB de memória. Ideal pra você que possui muitos materiais no computador, e que deseja dar uma limpa no pc. Além é claro de ter  a certeza de que seus arquivos estarão seguros e que não serão perdidos caso seu computador dê uma pane. 

5. Google Mobile Friendly: Faça testes de compatibilidade para verificar a responsividade do seu blog, e os possíveis links que estão quebrados.

6. Google Duo: Mais um serviço gratuito para realizar chamadas de vídeos pelo celular tanto o iOS quanto o Android. Funciona com a base dos seus contatos, assim como whatsapp.

7. Apresentações Google: Crie, abra e edite slides arquivados no PowerPoint e no Google Drive pelo celular ou computador de forma simples e rápida.

8. Planilhas Google: Um aplicativo para Android e iOS que permite os usuários abir documentos que estão armazenados no Google drive. Com essa ferramenta o usuário pode criar várias planilhas, editar fontes, ajustar textos e muitas outras funções avançadas.

9. Documentos Google: Ferramenta para criar e editar documentos de textos, planilhas e apresentações sem precisar instalar programas no seu computador.

10. Formulários Google: Crie formulários e questionários diversos, que podem ser adicionados no seu blog para avaliar algum produto, serviço ou até para fazer uma pesquisa de público.

Conclusão

Toda blogueira que se preze ama sites uteis, e se for gratuito melhor ainda. E além disso, infelizmente muitas não usam, o mais importante dessa lista que é o Google Analytics. Digo porque trabalho desenvolvendo mídia kits e a maioria não quer exibir seus prints.

Acredito que pela a ansiedade em correr atrás de parcerias, preferem criar um mídia kit incompleto do que esperar, trabalhar duro e conquistar os números relevantes. Mas a dica é sempre optar pela verdade e provar sua verdade!

Qual dessas ferramentas gratuitas do Google você ainda não está usando? Se gostou das dicas não esqueça de compartilhar esse post com os amigos, ajude o manual da blogueira crescer! Siga o blog nas redes sociais: Facebook, Instagram e Pinterest pra ficar por dentro de todas as novidades!

14 comentários:

  1. Esse Google Fonts parece muito bacana, não conhecia. Mas o que eu pretendo usar não só no blog, mas no meu TCC vai ser os Formulários Google, quem sabe me ajuda XD
    Amei o post =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Google Fonts eu uso a mais de 4 anos para personalizar meus templates, e os Formulários tbm já usei, pra sorteios! Recomendo todos =)

      Excluir
  2. Tem várias que não conhecia kkkkk valeu pelas dicas, preciso me antenar mais haha

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
  3. Tem o Firebase, é da google também, que é ótimo para quem é programador. O mesmo tem algumas ferramentas uteis para usar nos Blogger, eu uso o banco de dados gratuito que o google oferece, assim posso rastrear e contar os downloads que são feitos nas minhas páginas através de um plugin que desenvolvi. Ele também serve como analytics e tem várias ferramentas para desenvolvedores de aplicativos.

    http://thicoss.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Thiago, bem lembrado. Só em 2020 que comecei a usar o Firebise e ele é ótimo, e um dos serviços que eu uso é o Dynamic links para encurtar e criar links personalizados =)

      Excluir
  4. Nada no Google é gratuito!
    Não existe almoço grátis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está enganado meu amigo.
      O Google oferece vários serviços gratuitos, então acredito que vc se equivocou o.O
      Abraços 0/

      Excluir
    2. Bem.... já estamos pagando internet caro. Isso de certa forma é pura ilusão! O que eles querem mesmo é exatamente isso. Quanto mais tempo utilizando, melhor: muito mais para eles!

      Excluir
    3. Todos os serviços que listei é GRATUITO! Não entendi porque você mencionou o contrário. Sugiro experimentar pelo menos 1 serviço para verificar que é verdade. Abraços!

      Excluir
  5. Por favor dê-me uma ajudinha aí Lorena.

    ResponderExcluir
  6. Perdi meu comentário. Adorei tudo, obrigada.

    ResponderExcluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações