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Como criar uma lista de e-mail grátis no mailchimp

Como criar uma lista de e-mail

Acompanhe o passo a passo de como criar uma
lista de e-mail grátis no Mailchimp


Eu exitei por muito tempo em criar a minha lista de e-mail, até que estudando sobre marketing digital me dei conta de que eu estava deixando dinheiro na mesa, e perdendo oportunidades por não ter uma. Confesso que não sabia dos benefícios de se ter uma lista de e-mail, até que comecei a testar a minha, e percebi que tudo que me falavam realmente funcionava.

Atualmente uso o provedor MailChimp para armazenar meus contatos e criar minhas campanhas. O mailchimp possui um plano gratuito onde é possível ter até 2.000 leads e enviar até 12 mil e-mails por mês. No plano free também é possível criar caixas de capturas, land pages para divulgar seus produtos ou serviços, criar sequência de e-mails e muito mais.

O primeiro passo para colocar suas estratégias de e-mail marketing para funcionar, é criando sua lista. Por isso vou te ensinar agora como criar sua conta e como configurar um formulário para começar a capturar e-mails hoje mesmo!


1. Crie sua conta

Acesse o Mailchimp e clique no botão Sign up free para se cadastrar. Certifique-se de usar um e-mail válido, de preferência o e-mail que você usa para entrar em contato com seus leitores e parceiros. Porque o seu e-mail vai aparecer em suas campanhas, e se por acaso for um e-mail que você não abra diariamente, ou que não use, você poderá perder oportunidades. 

Importante: A plataforma está em inglês, mas você pode usar uma extensão em seu navegador para traduzir a página. Outra questão importante é que o Mailchimp irá pedir o seu endereço, e é proibido pela plataforma fornecer endereço inexistente. 

A parte final do formulário de cadastro do Mailchimp pergunta se você deseja fazer parte da lista de contato deles, para que os mesmos possam enviar dicas semanais, que eu recomendo pra você que é iniciante.

Aprendendo a linguagem do e-mail marketing


Ao estudar sobre e-mail marketing você irá se deparar com palavras nas quais poderá não entender o significado e a função de cada uma, por isso vou explicar rapidamente as mais importantes:

Campanha: Refere-se ao e-mail que você enviará para sua lista de contatos. Cada vez que envia um e-mail para sua lista, estará enviando uma campanha.

Isca digital: Um conteúdo de incentivo para capturar o e-mail do leitor, que pode ser um e-book, um mini-curso, um cupom de desconto que funciona perfeitamente para lojas, materiais imprimíveis ou qualquer outro arquivo que gere valor a pessoa que vai baixar.

Lista: São todos os seus contatos cadastrados. 

Lead: Um e-mail é considerado um lead. Mesmo que ele não esteja cadastrado na sua lista.

Segmento: Quando separamos os leads por categoria. Uma parte avançada do e-mail marketing que vamos abordar em outros artigos.

Automação: Quando os e-mails são enviados automaticamente.

Agora entenda o menu superior do Mailchimp


Campaings: Para criar e enviar seus e-mails.
Templates: Exibe os modelos de e-mails prontos.
Lists: Para criar e administrar sua lista de contatos.
Reports: Mostra as estatísticas de visitas e cliques das campanhas.
File Manager: Local onde é armazenado os arquivos de imagens já usados em campanhas.

Como criar uma lista de e-mail

3. Crie sua lista de contatos

Como foi dito logo acima, é na sua lista que ficará armazenado todos os contatos que seu formulário vai capturar. E para criar é muito simples. Basta clicar em lists e depois em creat lists e preencha os campos do formulário de criação de lista, como a imagem a baixo ilustra:

Como criar uma lista de e-mail

Logo após preencher os campos, clique em salve no final da página. Sugiro que você reserve um tempo para estudar sobre o Mailchimp e entender as funcionalidades principais desse provedor, que oferece inúmeras funções, mas o melhor é focar no simples e se dedicar a entender o básico.

4. Crie seu formulário no Mailchimp

Chegou o momento de conseguir seus primeiros leads, e para aumentar sua lista você precisa criar um formulário de inscrição que o próprio Mailchimp disponibiliza e adicionar no seu blog. Para criar é bem simples. Basta clicar na lista que você acabou de criar, e dentro dela vai aparecer várias funções e uma delas é a criação de formulário, que se encontra clicando na categoria signup forms. Essa categoria oferece 4 tipos de formulários, mas hoje vamos falar do primeiro, o form builder que é o formulário usado pelo manual.

Esse estilo de formulário é o mais indicado, por oferecer inúmeras formas de respostas para os seus e-mails, como uma página de boas-vindas e agradecimento as pessoas que se inscreveram na sua lista.

No form builder você pode:

→ Traduzir o formulário.
→ Adicionar e remover campos.
→ Personalizar o formulário.
→ Criar várias páginas de respostas.

Esse formulário é um link, que é encontrado abaixo da frase Signup forms URL. Esse link pode ser adicionado no blog ou nas redes sociais, mas nós queremos uma caixa de cadastro bem chamativa, mas o Signup forms só oferece um link, por isso precisamos ter uma newsletter separada para isso.

Para ajudar você, estou disponibilizando um código de uma caixa de newsletter, que inclusive eu uso nos temas que produzo para clientes. Você poderá personalizar e adicionar seu link Signup forms.

Acessando essa página, você terá acesso a todo código do formulário que foi personalizado para ser adicionado na lateral do seu blog, tento em vista que a largura da sua sidebar seja menor que 300px. No próprio código tem as instruções de como personalizar o CSS do formulário.

Como adicionar sua frase e o link do formulário no código

A frase destacada de rosa é o local onde você vai escrever sua frase de chamada para ação, convidado o leitor a fazer parte da sua lista. E as 3 frases destacadas de vermelho é aonde você vai adicionar a URL do seu formulário.

+ 23 códigos CSS que toda blogueira precisa conhecer

5. Comece a capturar e-mails para sua lista

Chegou o momento de conseguir seus primeiros leads, e pra isso acontecer você precisa decidir em que local vai adicionar seu formulário. Nesse momento nossa caixa de cadastro está abaixo do slide de postagens recentes, bem no topo, com uma frase de efeito, convidando você a fazer parte da nossa lista vip. Mas você pode adicionar sua caixa em outros locais do blog, como:

→ Rodapé da postagem.
→ Meio da postagem.
→ Topo da lateral.
→ Meio da lateral.
→ Fixo na lateral.
→ Rodapé do blog.

Existem inúmeras formas de incorporar seu formulário no blog, não existe o melhor local. É preciso fazer testes, testar frases de chamadas para ação. Não adianta criar o formulário com apenas uma frase sem graça, sem provocar o leitor a fazer parte da sua lista.

6. Crie sua campanha

Depois de criar seu formulário e adiciona-lo no blog, chegou o momento de escrever os e-mails, clicando em campaigns você será direcionado a página de criação e edição de e-mails do Mailchimp. Talvez a maioria das pessoas não te conheçe, e adorariam saber mais sobre você, sobre o seu blog, e o que ele vai receber por se inscrever na sua lista.

Gosto de redigi primeiro no word, verificar os erros ortográficos pra depois passar para o editor de e-mail do Mailchimp. Seu primeiro e-mail deve ser de boas-vindas e explicando sobre o assunto principal do seu blog e o que ele pode esperar nos próximos e-mails.

Caso você tenha oferecido algum material em troca do e-mail, é fundamental entregar aquilo que foi prometido a pessoa que se cadastrou na sua lista, e em seguida fale um pouco sobre você pra inciar uma conexão com o lead.

Seja gentil e informal. Não estou dizendo pra usar gírias ou palavras feias, mais para você ser gente. As pessoas estão cansadas de receber mensagens robotizadas, cheias de respostas prontas. Escreva seus e-mails como você gostaria de receber. Pessoas querem se conectar com pessoas!

5. Envie sua campanha

A forma de envio é você que escolhe. Meu conselho é automatizar suas campanhas. Suponhamos que você queira divulgar seus posts semanais, então é possível fazer isso manualmente ou programando os e-mails, para que o Mailchimp envie automaticamente. Isso exige organização e pode parecer difícil, mas acredite, automatizando seus e-mails você vai conseguir ter mais tempo para se dedicar em outros projetos.

Salve esse pin para ver mais tarde!

Como criar uma lista de e-mail


Conclusão

Ter uma lista de e-mails é fundamental para quem trabalha com marketing digital. E se você está pensando em criar um blog, ou se já tem um e está pensando em transforma-lo em um negócio, então ter uma lista é questão de honra. Quero ao longo desse ano te convencer a criar a sua, te mostrando a importância de se ter uma lista quando se quer empreender na internet.

Se você gostou desse guia, podemos chama-lo assim, não deixe de compartilhar com os amigos, e caso tenha ficado alguma dúvida, por favor deixe-as nos comentários que vou tentar te ajudar da melhor forma possível. Enquanto isso, venha fazer parte do nosso grupo de mulheres empreendedoras no facebook, e curta nossa página onde compartilho dicas exclusivas, e siga o manual Instagram e no Pinterest.

2 comentários:

  1. Que legal, eu sempre quis usar o Mailchimp mas achava que só tinha pra pagar. Estou adorando receber conteúdos do Manual no email, em breve quero fazer minha lista também! :D

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day, você é uma fofa <3
      Fico mega animada e feliz em saber que você está gostando de receber os conteúdos por e-mail. Faça a sua lista e vai ver grandes resultados =)

      Excluir

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