LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


12 fevereiro 2019

Como criar uma lista de email grátis no mailchimp

 criar uma lista de e-mail

Infelizmente eu não pensei em criar uma lista de email quando iniciei os trabalhos nesse blog, só me dei conta de que eu estava deixando dinheiro na mesa quando comecei a estudar marketing digital em 2019, e me atentei das oportunidades que estava perdendo por não ter uma. 

Confesso que não eu tinha ideia dos benefícios de se ter uma lista até que comecei a testar a minha e percebi que tudo que aprendi realmente fazia sentido. No momento em que escrevo esse artigo estou utilizando os serviços do Mailchimp para armazenar meus contatos, criar e enviar minhas campanhas semanais. 

O Mailchimp oferece um plano grátis para os iniciantes, onde é possível ter 2 mil leads e enviar até 10 mil campanhas mensais. No plano free também é possível criar formulários, páginas de captura e autoresponder para construir sua lista de forma profissional.

Aprendendo a linguagem do email marketing


Ao estudar email marketing me deparei com algumas palavras que eu não conhecia, não entendia o significado e nem a função de cada uma, por isso vou te explicar as mais importantes:

💛 Campanha: Refere-se ao e-mail que você envia para sua lista de contatos. Cada vez que envia um email para sua lista, está enviando uma campanha.

💛 Isca / Recompensa / Brinde / Freebie: Conteúdo de incentivo para capturar o email do leitor, que pode ser um: ebook, mini curso, vídeo aula, checklist ou qualquer outro material que gere valor.

💛 Lista: Local onde ficam armazenados todos os seus contatos. 

💛 Lead: Um email é considerado um lead. Mesmo que ele não esteja cadastrado na sua lista.

💛 Segmento: Quando separamos os leads por categoria. Uma parte avançada do email marketing que vamos abordar em outros artigos.

💛 Automação / Sequência de email : Quando várias campanhas são enviadas automaticamente.

💛 Autoresponder: Quando uma campanha é enviada no automático. Então funciona basicamente assim: A pessoa deixa o nome e email para baixar um ebook e ela recebe o material automaticamente no email dela, portanto, isso é considerado um autoresponder.

Como criar uma lista de email grátis no mailchimp


Agora você conhece os termos principais do email marketing, sabe que existe uma ótima ferramenta com um plano free para iniciantes, então não tem desculpas para não criar uma lista de email agora.

1. Acesse o Mailchimp e comece preenchendo os campos, adicionando seu nome, email e senha.

Importante 1: Utilize o email que usa para entrar em contato com os leitores, porque seu email vai aparecer em suas campanhas e os leitores terão acesso ao email caso queiram entrar em contato.

Importante 2: A plataforma está em inglês mas você pode usar uma extensão em seu navegador para traduzir a página. Eu uso o navegador Chrome e baixei a extensão do Google tradutor, porém não sei afirmar se essa extensão funciona em outros navegadores.

Importante 3: Outra questão importante é que o Mailchimp irá pedir seu endereço e é proibido pela plataforma fornecer endereço inexistente. 

criar uma lista de email

Em I don't want to receive... Selecione a caixa caso não queira receber novidades sobre o mailchimp no seu email. Depois clique em Get Started. Em seguida surgi a página de verificação onde o mailchimp informa ter enviado um email que contém o link para ativar sua conta.

2. Acesse seu email, procure pela mensagem do Mailchimp e clique no botão Active Account. Logo depois você será enviada para outra página de verificação. Clique em I'm not a robot para que a ferramenta entenda que você não é um robô. Agora vamos iniciar de fato seu cadastro no Mailchimp.

3. Você será encaminhada para a página dos planos do Mailchimp e o plano free já está selecionado. Para dar continuidade ao processo de cadastro, clique em Complete como a seta está indicando na imagem abaixo.

criar uma lista de email

4. Em seguida você será direcionada para várias páginas que aparecem em sequência e agora basta preencher os campos e selecionar alguns pontos. Acompanhe o infográfico abaixo:

criar uma lista de email

5. Na última etapa do processo você é conduzida para o painel da sua conta no Mailchimp, como na imagem abaixo ilustra:

 criar uma lista de email

Entenda o menu do Mailchimp e seus comandos


A barra do topo no Mailchimp também sofreu alterações em 2019 e algumas abas foram substituídas e outras adicionadas, então por isso quero que você entenda cada uma delas:

  • Create: Crie formulários, páginas de captura, sites e muitos outros elementos.
  • Campaigns: Crie, envie e tenha acesso as campanhas.
  • Automate: Crie sequência de emails e autoresponders.
  • Audience: Antiga List. Administre seus contatos e crie segmentos para sua lista.
  • Brand: Gerencie sites, domínios ou escolha um modelo pronto para criar campanhas.
  • Reports: Exibe as estatísticas de visitas e cliques das campanhas.

Salve esse pin em sua pasta favorita!

criar uma lista de e-mail


Conclusão

Espero de coração que você tenha entendido que criar uma lista de email é uma das primeiras coisas que devem ser feitas após a criação do blog pois sua lista é um ativo somente seu e uma ótima forma de divulgar seu conteúdo no começo.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo |  Instagram Pinterest

Conteúdo atualizado no dia 24 de Abril de 2020

12 comentários:

  1. Que legal, eu sempre quis usar o Mailchimp mas achava que só tinha pra pagar. Estou adorando receber conteúdos do Manual no email, em breve quero fazer minha lista também! :D

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day, você é uma fofa <3
      Fico mega animada e feliz em saber que você está gostando de receber os conteúdos por e-mail. Faça a sua lista e vai ver grandes resultados =)

      Excluir
  2. Me cadastrei e já estou criando um captador de assinatura em pop-up, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Segui o tutorial e deu certinho, muito obrigada Lorena!
    Beijos e sucesso!

    www.nossaquevicio.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá mais uma vez eu devo ser burra mesmo não me entendo com o mailchimp não a hipótese não consigo o e-mail marketing que mais gosto é o https://www.mailerlite.com/ o problema é que eles obrigam a um email profissional estou desesperada não sei o que fazer beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mailchimp pode parecer complicado, mas a questão é sempre tirar um tempinho para estudar melhor a plataforma. Eu acompanho um canal no youtube que se chama Mestre Chimpeiro, e aprendo muito com as dicas desse canal.

      Excluir
  5. qual a extensão que você usa para traduzir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, eu deixei o link da extensão no post. Acabei de colocar na verdade, porque com certeza outras pessoas vão querer saber, assim como você =) Bjão!

      Excluir
  6. Vou tentar não parece difícil. Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é difícil =) Tenta e depois me conta se deu certo 0/\0

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações