LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


07 junho 2022

7 Dicas de como encontrar motivação para voltar a blogar

como encontrar motivação para voltar a blogar

Se você acompanha minha jornada com este blog, deve saber que infelizmente fiz uma longa pausa e precisei reavaliar muitos pontos da minha vida antes de voltar de vez. E decidi compartilhar com você o processo de reavaliação que fiz internamente e externamente antes de decidir minha volta.

Existem vários motivos que podem afastar você do blog e nesses quase 2 anos sem publicar artigos, eu tive picos de ansiedade que atrasaram minha volta e eu não sabia por onde começar, em qual tarefa deveria focar primeiro e assim fui levando até que tive uma virada de chave.

7 Dicas de como encontrar motivação para voltar a blogar 


Mas mal sabia eu que, para dar o primeiro passo eu precisava tomar algumas atitudes antes, para ter certeza de que era isso que eu queria para minha vida. 

O maior erro que você pode cometer é voltar a blogar sem antes reavaliar alguns aspectos importantes da sua vida, pois somente depois você vai conseguir respeitar sua jornada empreendedora.

1. Reavalie seu propósito e sua missão


A verdade é que o ser humano vive em busca do seu propósito de vida e muitas vezes partimos dessa sem entender o que viemos fazer nesta terra.

Isso não é diferente quando se trata de trabalhar na internet, porque mesmo que eu nunca te conheça pessoalmente, eu sei que você é um ser humano, criado por Deus e que meu dever é tentar ao máximo te fazer o bem, mesmo que de longe.

E como eu posso fazer o bem para alguém que está longe? Aí está mais uma virada de chave, que acredito ter vindo de Deus: Ser verdadeira sempre em tudo que fizer.

Então eu entendi que minha missão e meu propósito é compartilhar, de forma acessível, minhas dicas e estratégias para mulheres como eu, que não nasceram em berço de ouro, que sempre batalharam pelo seu sustento.

Entendi que posso e devo incluir a palavra de Deus em meus artigos e exaltar Seu nome em minhas mudanças, em meus flagelos e compartilhar sempre meu testemunho de fé e perseverança.

Pois o mundo digital hoje se tornou terra sem lei, onde as pessoas estão perdendo a fé, desacreditando que é possível viver do digital depois de caírem em golpes e promessas falsas.

Mais uma vez eu entendi que a pressa me levaria a cometer erros, que preciso respeitar minha caminhada e meu processo. Ser confiante e resiliente. Ter coragem de errar e sempre compartilhar com meus leitores e seguidores aquilo que eu pratico.

Depois que reavaliei meu propósito e missão minhas forças se renovaram e a vontade de fazer tudo acontecer surgiu com tudo no meu coração me dando mais motivação.

2. Reencontre o seu porquê


A missão e propósito tem a ver com a sua audiência, e o seu porque tem a ver com você, dos seus sonhos, seus desejos e vontades. Talvez você criou ou está pensando em criar um blog apenas por hobbie, e está tudo bem.

Mas eu por exemplo, sempre sonhei em ter um negócio digital e vejo neste blog um grande potencial para se tornar um. O meu maior porquê, é conseguir dar uma vida melhor para minha família, é poder trabalhar com o que eu amo, é poder ter liberdade de fazer meu horário, é poder pagar os boletos de cada dia, é poder comprar as roupas e sapatos que desejo com o dinheiro do meu negócio.

Então, o porquê é muito particular e eu compartilhei o meu para que você entenda mais ou menos do que estou falando, para assim criar o seu.

3. Busque inspiração


Sempre que me sentia desmotivada eu buscava por histórias de superação, que poderia ter ou não ligação com meu segmento. Ver um ser humano se reerguer de uma situação quase impossível pode ser a injeção de ânimo que você precisa.

Administrar um blog não é fácil, exige muito tempo, esforço e dedicação. É preciso acima de tudo amar a blogosfera e querer muito estar aqui. É um trabalho cansativo que muitas vezes não vemos retorno imediato, por isso é importante sempre se manter inspirado e motivado.

Histórias inspiradoras, motivam pessoas sonhadoras, como eu. Por isso sempre que me sinto desacreditada procuro primeiro forças em Deus e depois inspiração em pessoas fortes.

4. Leia e releia comentários antigos


Uma forma que encontrei para me conectar novamente com meu blog foi ler comentários que recebi durante toda minha trajetória com este blog. No meu perfil do Instagram eu fiz questão de criar um destaque chamado "leitoras" onde compartilhava todas as mensagens que eu recebia de carinho, aqui no blog, por email, no direct e nos comentários dos posts.

Isso ajudou a despertar novamente meu interesse e me fez lembrar o real motivo que me manteve blogando até o dia que pausei. Não existe nada mais motivador do que uma palavra de carinho.

5. Tenha um espaço só seu


O seu espaço de trabalho precisa ser convidativo, pois você vai passar grande parte do dia nele, sob uma mesa, sentada em uma cadeira e de frente para um computador. E não há nada mais desmotivador do que trabalhar em um ambiente que a gente não gosta.

Por isso, dedique um tempo para criar ou organizar um espaço somente seu, para trabalhar em paz, que você sinta vontade de estar todos os dias, que tenha sua personalidade e você vai notar sua motivação aumentar a cada dia.

6. Dê um upgrade no seu template


Quando decidi voltar a blogar também repensei minha paleta de cores, troquei algumas fontes, criei um novo logotipo, uma nova foto de perfil e deixei meu template com uma cara diferente. Retirei imagens e widgets que não faziam mais sentido e atualizei o que acreditei que precisava ser atualizado

Não mudei totalmente, fiz pequenas mudanças que fizeram diferença e me fez enxergar um novo template que renovou minhas forças.

7. Tenha um plano


Na semana passada em que escrevi este artigo, rolou uma polêmica com a Bianca Andrade, a Boca Rosa, depois que ela compartilhou nos stories sua reunião de planejamento de conteúdo e apareceu seu roteiro de posts para o feed e stories. 

como encontrar motivação para voltar a blogar

Vi muitas pessoas acusando a Bia de ter perdido a essência, de questionar se ela realmente é verdadeira com seus seguidores e isso causou muitos memes na internet.

Mal sabem essas pessoas que a criticaram que ter um plano é fundamental, isso vale até pra quem não trabalha com as redes sociais. Saber o que fazer durante o dia te ajuda a ser organizada e a cumprir cada tarefa com excelência.

Não tem como alcançar um objetivo sem saber quais passos é preciso dar até ele. Depois do alvoroço a Bianca explicou que seu planejamento é baseado no que sua audiência gosta de assistir e tudo é feito pensando nele e não tem nada demais em ser estratégico, pois não é algo ruim, pelo contrário, vai contribuir para o crescimento do negócio dela ao mesmo tempo que entretêm seus seguidores.

Se assim como a Bianca, você tem um perfil no Instagram, um canal no Youtube, uma lista de email, um blog e seu objetivo é fazer dinheiro com alguma dessas ferramentas, entenda que você precisa criar um plano para etapas importantes do blog (plano de conteúdo, plano de monetização, plano tráfego), pois ter um plano te motiva e te deixa disciplinado.

Conclusão


Blogar não pode ser um fardo para você, precisa ser leve, você precisa se sentir feliz em mante-lo, caso contrário não faz sentindo. É preciso amar nosso trabalho, sentir vontade de criar novos conteúdos, de responder comentários, de criar estratégias e de se divertir nesse processo.

Não se culpe se você não sente esse amor todo pelo seu blog, porque talvez você esteja em um nicho errado e precisa apenas encontrar o segmento certo para compartilhar suas dicas e ideias.

Me conta nos comentários: Como anda sua motivação com o blog e as redes sociais?

2 comentários:

  1. Minha motivação anda baixa, até que por acaso lhe reencontrei novamente (huahuahuahuahua) e então comecei a reavaliar meu blog como um todo. Amo meu cantinho, mas estava me sentindo meio perdida e ainda desejava torna-lo algo rentável para mim. Então, eu comecei a ler seus artigos, comecei a colocar algumas coisas em prática e a buscar trazer algo novo de acordo com o nicho e assuntos que gostaria de abordar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karolini, fico tão feliz em saber que meus artigos estão lhe dando a direção que precisava para continuar. Você não faz ideia de como é motivador ler comentários como o seu, porque sinto que estou no caminho certo.

      Se você ama seu cantinho, como eu amo o meu, nunca deixe de lutar por ele. O Manual da Blogueira é uma eterna metamorfose, porque vive mudando de foco, mas no final tudo faz sentido, porque é o que a gente quer, é o nosso sonho, e aos poucos a gente encontra o tom certo, a forma certa de expressar nossas ideias.

      Conta comigo nessa jornada Karolini <3

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações