14 junho 2022
Guia básico de como criar um kit de marca no canva para o seu negócio
Criar um kit de marca no canva para o seu negócio, é umas das muitas tarefas que uma empreendedora digital passa a ter quando ela muda sua mentalidade. As coisas começam a fluir depois que ela adota uma postura de pessoa vencedora, que sabe o que quer e o que precisa ser feito para alcançar seus objetivos.
E se preocupar em construir o branding da sua marca também faz parte da mudança de mindset, pois empreendedores amadores não se importam, por exemplo, em construir uma identidade visual impactante, pelo contrário, eles escolhem cores aleatórias, que não se conectam com sua audiência, e pior, não repetem as cores da marca em seus conteúdos visuais.
Escolhem cores baseadas em seus gostos pessoais e não em seu nicho e público-alvo. Não tem estratégia nenhuma e muda a paleta de cor toda semana.
Quando você não tem consistência em seus conteúdos visuais, as pessoas não conseguem identificar sua marca, não associam os elementos visuais ao seu negócio, quando por exemplo sua marca aparecer em um site de terceiros.
Se você quer passar uma boa impressão da sua marca, fique atenta aos detalhes dos seus conteúdos visuais, seja fiel à sua identidade visual e não crie designs ruins.
Para se livrar da falta de consistência e começar a repetir sua identidade visual em todos os conteúdos visuais que criar, você precisa ter um kit de marca no Canva.
O que é um kit de marca?
É um documento que reuni elementos visuais da sua marca, que pode ser compartilhado em PDF com pessoas da sua equipe ou apenas para que você tenha em mãos todos os elementos visuais que compõem a identidade visual do seu negócio, em um só lugar.
Por que meu negócio precisa de um kit de marca no canva?
Ter um kit de marca é fundamental para que sua identidade visual seja aplicada corretamente em suas redes sociais e em todos os projetos que criar e se você usa o Canva para criar seus designs é um bom motivo para ter sua identidade visual dentro do Canva.
E mesmo que tenha decorado ou anotado em um bloco de notas simples, um negócio profissional precisa ter um kit de marca para compartilhar com os designers colaboradores da sua equipe ou para freelancers que contratar ao longo da sua jornada empreendedora.
Uma grande vantagem em ter um kit de marca no canva é que com apenas um clique, você consegue mudar a cor e a fonte de vários templates ao mesmo tempo, aumentando sua produtividade e incluindo sua identidade visual de forma simples e rápida.
Sempre que for mudar a cor ou a fonte de qualquer template no canva, o seu kit de marca vai aparecer abaixo da tabela de cores, facilitando assim, o trabalho de quem for editar os templates.
Por que meu negócio precisa de um kit de marca no canva PRO?
1. Porque seu negócio pode ter uma equipe no canva PRO
O ideal é ter um kit de marca em PDF e um dentro Canva. O kit de marca em PDF para você compartilhar com colaboradores que trabalham indiretamente com você (freelancers).
E um kit de marca no Canva Pro, para compartilhar com colaboradores que trabalham com você diretamente (equipe fixa), pois na versão paga do Canva, você pode montar uma equipe de até 5 pessoas e eles terão acesso ao seu kit de marca.
2. Porque usuários do Canva Pro podem criar mais de um kit de marca
Talvez você tenha mais de um negócio e cada um precisa ter seu próprio kit de marca, com sua identidade visual e para criar mais um, é preciso ser assinante do Canva Pro. Neste caso, usuários Canva Pro, podem criar até 100 kits de marcas.
3. Porque o número de cores não é limitada no Canva Pro
No Canva grátis é possível adicionar apenas 3 cores em sua paleta no kit de marca, e isso te limita muito, te impede de ser criativo para criar uma paleta completa. Assinantes Canva Pro podem criar até 100 cores para cada kit de marca.
4. Porque no Canva Pro é possível adicionar fontes exclusivas no seu kit de marca
Caso deseje contratar um designer para criar uma fonte exclusiva ou comprar uma fonte pronta, saiba que no Canva grátis não será possível adiciona-las. No Canva grátis você consegue adicionar em seu kit de marca apenas fontes disponibilizadas gratuitamente pelo Canva.
5. Porque no Canva Pro é possível adicionar sua logo
Todo negócio precisa ter uma variação do seu logotipo principal, para serem usados em diferentes locais e seu kit de marca precisa conter essas variações da sua logo:
- Logotipo principal
- Logotipo secundário
- Marca D’água
- Logo principal todo na cor preta
- Logo principal todo na cor branca
Porém apenas no Canva Pro é possível adicionar seu logotipo em diferentes formatos. Somente usuários do Canva Pro podem adicionar sua logo e variações, chegando em até 200 logos em cada kit de marca.
O que incluir em um kit de marca?
Existem 5 elementos importantes que não podem faltar no seu kit de marca, porém 2 deles não podem ser adicionados dentro do kit de marca do Canva, mas sim em um documento em PDF. São eles:
- Logotipo
- Paleta de cores
- Tipografia
- Elementos visuais: Texturas, ícones e imagens da marca
- Declaração de Missão: Visão, missão e propósito da marca.
É possível adicionar dentro do kit de marca no Canva: Logotipo
Normalmente, o primeiro contato que uma pessoa tem com uma marca é através do logotipo, por isso dedique um tempo para criar uma logo que tenha a ver com o seu nicho e que se comunique visualmente com a sua audiência. Sua logo pode se comunicar através das cores, das fontes, no tamanho e na posição em que as palavras estão.
No kit de marca, lembre-se de incluir variações do seu logotipo para que o designer tenha opções de escolha para definir qual variação de logotipo se encaixa melhor no local em que será exibido.
É possível adicionar dentro do kit de marca no Canva: Paleta de cores
As cores do seu negócio também precisam estar conectadas com seu nicho e seu público-alvo, por isso é importante escolher as cores que combinam com a sua marca e que se comunicam sua audiência.
Procure estudar sobre a psicologia das cores para entender melhor o que cada cor representa, pois assim você vai conseguir criar uma paleta de cores alinhada com seu propósito.
É possível adicionar dentro do kit de marca no Canva: Tipografia
Adicione as fontes que você utiliza nos títulos, subtítulos e em textos normais, para que a pessoa que tiver acesso ao seu kit de marca para editar ou fazer criações, não adicione fontes desconectadas com seu público.
Não é possível adicionar dentro do kit de marca no Canva: Elementos visuais
Ter um estilo definido causa impacto e ajuda sua marca ser lembrada mesmo quando sua audiência não está vendo algo do seu negócio, mas se você trabalhar bem a repetição das cores, dos elementos como texturas, ícones e imagens, o seu público vai pensar e lembrar da sua marca em mesmo off.
Não é possível adicionar dentro do kit de marca no Canva: Declaração de Missão
Caso sinta necessidade, acrescente sua declaração de missão, ressaltando seu propósito, sua visão no mercado, no mundo e a missão do seu negócio.
É importante para que você e sua equipe sempre tenham em mãos a linguagem certa para se comunicar com sua audiência, pois quando alguém for levar o nome da sua marca para algum lugar, deixe claro em sua declaração de missão, as palavras e a linguagem que deseja transmitir ao público, para que ele consiga se comunicar com sua audiência sem perder a essência da sua marca.
Ter uma declaração de missão no seu kit de marca também é importante quando você sente que precisa compartilhar sua mensagem de forma mais objetiva e direta, para que a pessoa que tiver acesso entenda seu posicionamento em relação a alguma questão ou causa específica.
Por exemplo, suponhamos que em parte de sua declaração de missão você deixa claro que seu negócio apoia a causa vegana, porém a falta dele em seu kit de marca, não impede que alguém crie algo ao contrário do que você acredita, podendo gerar conflitos com sua equipe e audiência, caso o conteúdo criado seja publicado.
Como criar um kit de marca no Canva
Se você nunca criou um kit de marca até hoje, o Canva é a melhor ferramenta para fazer isso gratuitamente. Lembrando que o Canva Pro oferece um kit de marca bem mais completo.
Na seção Cores da Marca, você pode definir até 3 cores, como já mencionei. Para adicionar suas cores clique na caixinha quadrada, como a imagem abaixo ilustra, e uma janela de seleção de cores vai aparecer.
Você pode buscar a sua cor, arrastando a seta do mouse dentro da seleção de cores para encontrar o tom de cor ou caso tenha definido suas cores em outra ferramenta, adicione o código hexadecimal de cada cor.
Se você nunca criou uma paleta de cores, provavelmente não sabe o que é um código hexadecimal para cores, mas em uma rápida explicação, é o conjunto de 6 números ou de 6 letras, que também podem se misturar, iniciados com #, por exemplo: #3B2A24.
Feito isso, terá escolhido suas 3 cores para compor sua paleta, porém se você quiser deixar seu kit de marca no canva mais completo, aproveite para experimentar o Canva Pro por 30 dias gratuitamente sem compromisso. Se não gostar, basta cancelar a assinatura antes da data de vencimento do teste.
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Conclusão
Criar um kit de marca no Canva exige um pouco de trabalho, porém a recompensa de formar a base da construção de uma marca profissional, não tem preço.
Ter em mãos sua identidade visual, podendo usa-la em qualquer projeto que criar dentro do Canva, é uma forma inteligente de agilizar o processo de criação visual do seu negócio, e produtividade é tudo o que uma empreendedora deseja no dia a dia.
Se você gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar com alguém que deseja criar um kit de marca no canva mas não faz ideia de como fazer.
Também, não perca a oportunidade de experimentar o Canva Pro por 30 dias gratuitamente e crie um kit de marca completo, como ensinei nessa postagem.
Me conta nos comentários: Você já criou seu kit de marca no canva?
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Adorei as dicas, obrigada
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado <3
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