27 setembro 2022
Como criar um plano de negócios para o blog
O que é um plano de negócios?
Por que o blog precisa de um plano de negócios?
O blog, como qualquer outro tipo de negócio, precisa de um plano para que as tomadas de decisões sejam definidas com objetivo de fazer o blog crescer, baseado nas áreas: conteúdo, tráfego e monetização.
Para quem é indicado ter um plano de negócios para blogs?
- Para você que quer criar um blog para transforma-lo em um negócio online lucrativo;
- Para você que tem um negócio e quer adicionar o blog no seu plano de marketing;
- Para você que tem um blog parado e quer reativa-lo para fazer dele sua fonte de renda.
O que incluir em um plano de negócios para blog
1) Branding
- Declaração de missão, visão e valores;
- Análise de mercado;
- Definir o nicho;
- Escolher o nome.
2) Construção de audiência
- Definir o público-alvo;
- Definir persona.
3) Plano financeiro
- Equipamentos para comprar;
- Ferramentas online para assinar;
- Custo fixo mensal.
4) Identidade visual
- Definir paleta de cores;
- Escolher tipografia;
- Criar logotipo;
- Escolher o template.
5) Infraestrutura
- Definir a plataforma de criação do blog;
- Criar página sobre;
- Criar página de contato;
- Criar página de política de privacidade; (obrigatória por lei)
- Criar página de termos de uso; (obrigatória por lei)
- Definir as categorias;
- Planejar a barra lateral;
- Planejar as abas do menu;
- Planejar o aviso de cookies. (obrigatória por lei)
6) Plano de SEO
O Google ainda é uma das melhores fontes de tráfego orgânico
que existe. São Bilhões de pesquisas mensais. Isso significa que se tem pessoas
pesquisando é porque elas confiam no Google e ele vai exibir seus conteúdos
nessas pesquisas se você aplicar as técnicas de SEO.
Inclua os subtópicos abaixo ↓
- Pesquisar e anotar palavras-chave;
- Solicitar a indexação no Google;
- Enviar sitemap;
- Cadastrar o blog no Google Analytics.
7) Plano de conteúdo
- Pesquisar e anotar assuntos que estão em alta no seu nicho;
- Anotar ideias de assuntos que deseja abordar no blog e nas redes sociais;
- Pesquisar e anotar nome de sites para encontrar ideias de conteúdo;
- Determinar o dia e a frequência de postagens.
8) Plano de email marketing
- Definir a plataforma de email marketing;
- Anotar ideias de iscas digitais para crescer a lista de email;
- Criar um plano de email semanal.
9) Plano de tráfego
Nenhum negócio sobrevive sem tráfego. É preciso ter pessoas entrando e saindo do seu blog 24 horas para que ele cresça.
Mas se você quer que seu blog suba de nível, o ideal é focar em uma fonte de tráfego pelos próximos 6 meses e ir diversificando, porque seu blog também não pode depender apenas de uma única fonte de tráfego. É fundamental ter equilíbrio.
Inclua os subtópicos abaixo ↓
- Definir uma fonte de tráfego para focar nos primeiros 6 meses;
- Pesquisar e anotar outras ideias de divulgações eficientes.
10) Plano de monetização
- Definir uma fonte de renda para focar nos primeiros 6 meses;
- Pesquisar e anotar outras ideias de monetização.
Um excelente passo a passo Lorena. Mandou bem.
ResponderExcluirObrigada João!
ExcluirFico feliz que tenha gostado 0/
Adorei esse passo a passo!
ResponderExcluirQue bom que gostou Geovana <3
ExcluirEspero que te ajude a criar plano de negócios do seu blog =)