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27 setembro 2022

Como criar um plano de negócios para o blog

plano de negócios para o blog

Se você está pensando em criar um blog ou se você tem um blog desatualizado que precisa de um upgrade para subir para o próximo nível, você precisa de um plano de negócios para blog sólido e estratégico.

O que é um plano de negócios?


Um plano de negócios é o documento onde você organiza todos os planos e objetivos do seu blog, para ter clareza sobre qual direção seguir. 

Por que o blog precisa de um plano de negócios?


O blog, como qualquer outro tipo de negócio, precisa de um plano para que as tomadas de decisões sejam definidas com objetivo de fazer o blog crescer, baseado nas áreas: conteúdo, tráfego e monetização. 

Sua principal função é ser uma ferramenta de construção de estratégias para as metas sejam alcançadas e sem um plano é impossível saber aonde focar suas energias e seu tempo precioso.

Para quem é indicado ter um plano de negócios para blogs?


  • Para você que quer criar um blog para transforma-lo em um negócio online lucrativo;
  • Para você que tem um negócio e quer adicionar o blog no seu plano de marketing;
  • Para você que tem um blog parado e quer reativa-lo para fazer dele sua fonte de renda.

O que incluir em um plano de negócios para blog


O plano de negócios para blog é completamente diferente dos modelos de plano para empresas, pois apesar do blog ser uma empresa, é um modelo de negócios diferente dos demais e por isso o plano de negócios para blog apresenta tópicos específicos.

Veja abaixo quais tópicos não podem faltar no plano de negócios do seu blog.

1) Branding


Seu blog precisa ser construindo com base nos seus valores pessoais, no seu propósito e missão de vida, que você encontra dentro de suas experiências ou paixões.

Inclua os subtópicos abaixo ↓

  • Declaração de missão, visão e valores;
  • Análise de mercado;
  • Definir o nicho;
  • Escolher o nome.

2) Construção de audiência


Se você quer ter um blog autêntico, único e que fuja da mesmice, vai ser preciso entender sobre sua audiência, sobre como seu público-alvo se comporta, porque somente assim vai conseguir criar conteúdos intencionais.

Inclua os subtópicos abaixo ↓

    • Definir o público-alvo;
    • Definir persona.

    3) Plano financeiro


    É preciso documentar todos os investimentos que serão feitos no blog antes e durante sua jornada, para que você tenha controle dos gastos e saiba para onde está indo seu rico dinheiro. 

    Inclua os subtópicos abaixo ↓

      • Equipamentos para comprar;
      • Ferramentas online para assinar;
      • Custo fixo mensal.

      4) Identidade visual


      Construção do visual de uma marca é super importante, por isso é fundamental que você entenda os significados das cores, dos tipos de fonte, dos elementos para que consiga criar um design que se comunica com a sua audiência.

      Inclua os subtópicos abaixo ↓

        • Definir paleta de cores;
        • Escolher tipografia;
        • Criar logotipo;
        • Escolher o template.

        5) Infraestrutura


        O blog é composto por vários pilares que juntos formam uma forte estrutura. Na falta de um desses pilares a estrutura desaba, por isso essa etapa do plano de negócios é extremante importante.

        Inclua os subtópicos abaixo ↓

        • Definir a plataforma de criação do blog;
        • Criar página sobre;
        • Criar página de contato;
        • Criar página de política de privacidade; (obrigatória por lei)
        • Criar página de termos de uso; (obrigatória por lei)
        • Definir as categorias;
        • Planejar a barra lateral;
        • Planejar as abas do menu;
        • Planejar o aviso de cookies. (obrigatória por lei)

        6) Plano de SEO


        O Google ainda é uma das melhores fontes de tráfego orgânico que existe. São Bilhões de pesquisas mensais. Isso significa que se tem pessoas pesquisando é porque elas confiam no Google e ele vai exibir seus conteúdos nessas pesquisas se você aplicar as técnicas de SEO.


        Inclua os subtópicos abaixo ↓


            • Pesquisar e anotar palavras-chave;
            • Solicitar a indexação no Google;
            • Enviar sitemap;
            • Cadastrar o blog no Google Analytics.

            7) Plano de conteúdo


            Criar conteúdo sem propósito, sem intencionalidade é perca de tempo. É preciso saber o que escrever para atingir seus objetivos e isso se faz com antecedência e planejamento.

            Inclua os subtópicos abaixo ↓

            • Pesquisar e anotar assuntos que estão em alta no seu nicho;
            • Anotar ideias de assuntos que deseja abordar no blog e nas redes sociais;
            • Pesquisar e anotar nome de sites para encontrar ideias de conteúdo;
            • Determinar o dia e a frequência de postagens.

            8) Plano de email marketing


            O email marketing não morreu. A prova é que para criar uma conta em qualquer aplicativo hoje em dia, é preciso primeiro adicionar seu email. 

            Assim, a empresa envia mensagens regularmente criando relacionamento com você, gerando autoridade e conquistando sua confiança. É isso que você precisa fazer no pelo seu blog de negócios.

            Inclua os subtópicos abaixo ↓

            • Definir a plataforma de email marketing;
            • Anotar ideias de iscas digitais para crescer a lista de email;
            • Criar um plano de email semanal.

            9) Plano de tráfego


            Nenhum negócio sobrevive sem tráfego. É preciso ter pessoas entrando e saindo do seu blog 24 horas para que ele cresça. 


            Mas se você quer que seu blog suba de nível, o ideal é focar em uma fonte de tráfego pelos próximos 6 meses e ir diversificando, porque seu blog também não pode depender apenas de uma única fonte de tráfego. É fundamental ter equilíbrio.


            Inclua os subtópicos abaixo ↓


            • Definir uma fonte de tráfego para focar nos primeiros 6 meses;
            • Pesquisar e anotar outras ideias de divulgações eficientes.

            10) Plano de monetização


            Como no plano de tráfego, uma forma monetização precisa receber mais foco que as demais por pelo menos 6 meses. Aqui também se aplica a diversificação de fontes de renda ao longo desse período, porque seu negócio não pode depender de uma única fonte renda.

            Inclua os subtópicos abaixo ↓

            • Definir uma fonte de renda para focar nos primeiros 6 meses;
            • Pesquisar e anotar outras ideias de monetização.

            Como criar um plano de negócios para o blog


            O plano de negócios do seu blog pode ser criado no word, no Google docs, no photoshop ou no Canva. A ferramenta que utilizei para criar o plano de negócios do manual da blogueira é o Canva, pois com ele consigo ir além da base, ou seja, construir um design bonito. 

            No Canva, abro um documento no tamanho A4 e começo a construir meu plano de negócios, adicionando todos os elementos que foram citados acima.


            4 comentários:

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            por Lorena Alves
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