LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


19 maio 2016

8 PASSOS PARA CONQUISTAR MAIS COMENTÁRIOS

CONQUISTAR MAIS COMENTÁRIOS

Uma das maiores alegrias de uma blogueira é receber comentários depois de horas trabalhando em cima de um post. É mais do que justo ser retribuída com um carinho. Mas por que será que os comentários estão cada dia mais escassos? Será que o problema é comigo? Ou são as pessoas que estão com preguiça de escrever?

Quem é blogueira sabe o quanto é difícil receber comentários, e eles são importantes na vida de um blog, pois são eles que complementam a postagem, que te mostram se está no caminho certo, e através deles podem surgir inúmeras ideias para outros posts e também aproxima a blogueira do leitor. Separei 8 dicas que eu uso e funcionam com o Manual, que te ajudará a melhorar o número de comentários do seu blog.


FACILITE A VIDA DO LEITOR

Nós blogueiras devemos facilitar a navegação de nossos leitores. A primeira dica é: Não use qualquer empecilho que vá afastar o leitor, você precisa motivá-lo  a comentar. Blogs que exigem conta no Google ou Open ID, desanima o leitor, porque depois de comentar ele ainda terá que digitar uma palavra de confirmação. É desmotivador!

RESPONDA OS COMENTÁRIOS

É frustante para qualquer usuário voltar no blog e perceber que o seu comentário não foi respondido. Isso dá impressão de que a blogueira não se importa com os leitores, mesmo que você tenha lido todos, os comentaristas não sabem. Caso você receba um número alto de comentários e não consiga responder todos, está na hora de reservar um dia somente para isso. Dê valor a cada comentário publicado. Nunca deixe seu leitor no vácuo.


RETRIBUA OS COMENTÁRIOS

Sempre que possível visite o blog de seus comentaristas, faça um agrado deixando um comentário construtivo. A pessoa irá perceber que você se importou com ela, e voltará mais vezes em seu blog e com certeza deixará mais comentários.

MOTIVE SEUS LEITORES

O que leva alguém a comentar é a MOTIVAÇÃO. Você precisa colocar o leitor dentro do texto, fazer com que ele sinta e interaja no assunto. Fazer perguntas durante a postagem é sempre motivador, porque o usuário vai sentir vontade de responder e vai querer interagir. Outra forma de motivá-lo é causando curiosidade. Crie conteúdos que possuem vários tópicos, e que serão escritos em vários posts, e no final de cada postagem convide-o a ler os posts antigos e acompanhar os próximos. 

OFEREÇA BONS CONTEÚDOS

Nada de escrever meia dúzia de palavras sem nexo, e exigir que alguém comente. Um blog é feito de conteúdo e sem ele não chegará a lugar nenhum. Um post bem escrito, bem elaborado, motiva o leitor a comentar e interagir. Ofereça algo que vá agregar bons frutos para quem está lendo.


EVITE TEXTOS ENORMES

Várias pesquisas já comprovaram que nós brasileiros não somos aptos a leitura (isso precisa mudar) e quando nos deparamos com uma postagem gigante bate aquela preguicinha, e como o leitor vai comentar sem ter lido? A mesma regra que aprendemos na escola, devemos aplicar na hora de escrever um post. Um bom texto possui: Começo, meio e fim. Mais do que isso, é "encheção de linguiça", como dizia minha avó. 


CUMPRA O PROMETIDO

Muito cuidado na hora de elaborar um título, pois ele precisa cumprir o que está escrito no post. Caso contrário, você afastará seus comentaristas e causará uma revolta entre os seus leitores, e com razão, não é verdade? Se no título você promete mostrar Batons baratinhos com efeito matte você precisa cumprir, e não usar o título somente para chamar atenção.

FAÇA UMA CHAMADA DE AÇÃO

Coloque sempre no final de cada postagem uma chamada de ação, convidando o leitor a comentar sobre o post. Mais uma vez, volto a dizer que o usuário precisa ser motivado a comentar. É de praxe os youtubers convidarem seus inscritos a curtir, seguir e comentar sobre o vídeo. Isso que é chamada de ação. No dicionário, a palavra ação está associada a MOVIMENTO, e é isso que você precisa fazer, movimentar seu blog, fazer com que ele tenha vida, tenha interação.

Conclusão:

Nunca esqueça que seus leitores são pessoas, e pessoas gostam de ser bem tratadas. Se esforce para criar um elo de amizade entre você e eles, seja presente. Trate-os de igual pra igual. Manter um blog não é tarefa fácil, mas se você se propôs a fazer, faça bem feito, cuide de quem gosta do seu conteúdo, sem o leitor seu blog morre. 

Espero que tenha gostado das dicas e que elas sejam úteis para você. Quero aproveitar para agradecer a todos que já comentaram aqui no Manual, e que se preocupam em deixar um carinho. Sempre digo que isso é meu combustível, é muito gratificante saber que o conteúdo que publico aqui agrega algo de positivo na vida de alguém. Muito Obrigada!

Não esqueça de compartilhar com a gente o que você acha sobre esse assunto, e quais são as suas dicas para aumentar o número de comentário do blog. Um forte abraço e até o próximo post!

30 comentários:

  1. Oiie muito obrigada sua dica me ajudou muito !!
    Se puder dar uma passinha no meu blog http://depoisquevireimaae.blogspot.com.br/

    Beijocas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dayaana <3
      Claro que farei uma visitinha! Bjão :*

      Excluir
  2. Como sempre ótimas dicas!
    Já disse isso mas vou repetir..seu blog me inspira muito!
    Obrigada por compartilhar tanta coisa legal e útil! ♡
    Beijos
    Www.liulustosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que meu blog te inspira Lilian <3
      Muito obrigada linda linda :*

      Excluir
  3. Ótima dica.. amei ♡♡ comecei meu blog a tempos, mas não divulgava muito, então eu postava para os fantasmas kkkk'
    Obrigada ♡
    www.depoisdosin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior coisa é postar para fantasmas kkkkk passe a divulgar e verá resultados incríveis \0/ Bjão linda :*

      Excluir
  4. Adorei as dicas!! Post super útil. Beijão ♥

    http://sorrisosnooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro as tuas dicas, sempre estou aqui dando uma lidaaa. Beijos
    Blog / Fan Page / Instagram / Twitter / Canal no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Priscilla <3 É verdade, você sempre está por aqui, comentando e interagindo. Não sabe o quanto isso me alegra \0/ Mil beijos linda :*

      Excluir
  6. Amei as dicas, Lorena! Estava precisando! rs
    É sempre bom saber técnicas a mais né?
    Bjs
    http://brilhastesunicornios.wix.com/shinyunicorns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Marina <3
      Espero que elas te ajudem! Bjão :*

      Excluir
  7. Gostei do post, porem não concordo com a primeira parte, sobre a conta do google, nunca me importei de ter que colocar a conta, pois como não aceito comentários com links no meu blog e nem deixo nos dos outros a conta do google é uma forma de divulgar, assim as pessoas podem clicar no nome e saber qual é o blog que está comentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um caso a parte. A maioria se importa sim em ter que digitar tanta coisa somente para comentar. É obrigação nossa facilitar a vida de nossos leitores. Mas claro que cada um age com o seu blog conforme achar melhor. Se pra você está funcionando assim, continue =) Um super beijo :*

      Excluir
  8. Adorei as dicas, meu maior problema é ter tempo pra responder comentários :/
    Beijão!

    http://sorriso-espontaneo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo Betânia, mas nada que uma organização semanal não resolva. Em breve darei dicas a respeito do assunto. Bjão linda :*

      Excluir
  9. Gostei muito das dicas. Comecei agora o meu blog e realmente adorava receber comentários (mas ainda nem um!). Vou tentar pôr isso em prática e vamos ver! :)

    http://simplesmenteeuumcomummortal.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque as dicas em práticas, e depois me conta =)
      Bjos :*

      Excluir
  10. Oi Lorena
    Concordo contigo quando você diz que não responder os comentários dá a impressão que não me importo com os leitores do meu blog. Compreendo que há blogueiros que não respondem e não tenho nada contra eles. Eu até já tentei adotar o método de não responder, mas é algo espontâneo em mim.

    Parabéns pelo conteúdo do seu blog, já estou seguindo, querendo seguir o meu será bem vinda. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Neiva <3 Também é bem espontâneo em mim =) não consigo deixar ninguém no vácuo rsrs. Fico feliz em saber que gostou do conteúdo e que está seguindo o Manual <3 Bjão :*

      Excluir
  11. Para quem usa wordpress pode usar o plugin commentluv que ajuda a motivar comentários, mas precisa classificar e tira os spams e o povo que somente deixa os famosos: "hum gostei" - "parabéns".

    Quando deixar um comentário deixe algo que gere valor e agregue ao conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Claudio. Comentário sem conteúdo desmotiva o produtor de conteúdo, além de ser uma falta de educação da parte de quem comenta.

      ótima dica pra usa o WP. Obrigada!

      Excluir
  12. Olá
    A quantidade de comentários que recebo aumenta muito quando deixo alguma perguntinha no final do post. Eu tenho um ódio gigante de blog que tem confirmação de palavra pra comentar. Eu desisto porque me irrita.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chamada de ação é fundamental!
      Também cooorro de blogs com confirmação de palavra rsrs
      Mil bjos lindona :*

      Excluir
  13. Amei as dicas, com certeza seguirei e aplicarei, muito obrigado pela ajuda :) excelente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Espero de coração que consiga aplicar e obter bons resultados 0/
      Grande beijo :*

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações