LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


18 janeiro 2018

Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org

diferença entre WordPress.com e WordPress.org

Tire suas dúvidas com o guia básico sobre a
diferença entre wordpress.com e wordpress.org


Muitos usuários sofrem com essa dúvida na hora de escolher o sistema para gerenciar o conteúdo do blog. Ao se depararem com as duas alternativas, não fazem ideia das funções de cada uma, e ficam perdidos sem saber qual atende melhor as suas necessidades.


O que é o WordPress?
WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de sites e blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger (Fonte Wikpédia).
Apensar de serem o mesmo CMS, o wordpress.com e o wordpress.org são completamente diferentes, pois o .com oferece um serviço pronto, já o .org é preciso ser baixado e instalado para ser usado.


SOBRE O WORDPRESS.ORG

O WordPress.org é um site onde você pode fazer o download gratuitamente do código fonte da plataforma, e depois efetuar a instalação em um servidor de hospedagem e domínio. O código fonte do .org é aberto, ou seja, você é livre para fazer qualquer personalização nos temas através do painel CSS. Ou também você pode instalar um tema feito por você ou por um profissional.

Outras vantagens são as infinidades de plugins, temas e outros recursos que é possível utilizar de maneira ilimitada. O que passa ser complicado para várias pessoas, são os passos seguintes após o download, porque muitos não sabem fazer a instalação da plataforma.

Engana-se quem acredita que o Wordpress.org é pago. O download é gratuito, e os recursos também. Para usa-lo é que você terá que pagar um servidor de hospedagem e domínio, porque depois disso, a plataforma te oferece uma infinidade de recursos totalmente grátis e sem limitações.

Várias empresas de hospedagem oferecem diferentes planos, e para escolher a melhor opção é preciso verificar as funcionalidades de cada, como a quantidade de espaço para armazenamento, caso você adicione no blog muitas fotos e vídeos.

SOBRE O WORDPRESS.COM

O WordPress.com é site de serviço de hospedagem gratuita para criação de blogs e sites. Ao se cadastrar você terá um login e senha, e o seu endereço será nomedoseublog.wordpress.com, mas você pode pagar por um domínio caso queira. O wp.com é gratuito, todo mundo sabe, mas o site oferece planos pagos, que ofertam diferentes funções:

Plano Pessoal: Contratando este serviço, você terá domínio personalizado, 6GB de espaço de armazenamento, além da remoção dos anúncios. 

Plano Premium: Esse plano oferece ferramentas avançadas para customizar o seu tema de forma simples, e é possível editar o CSS, além da possibilidade de monetizar com anúncios. 

Plano Negócios: Ideal para grandes empresas, pois o espaço de armazenamento é ilimitado, todos os temas premium disponíveis para usar. E a grande novidade é que com esse plano você pode instalar plugins e temas personalizados. 

Não vamos exibir aqui os valores, porque eles mudam de acordo com as diretrizes do wordpress, por isso é preciso verificar o site com constância para se atualizar dos valores, que sempre são pagos em dólares. Mesmo sendo bastante eficaz para alguns casos, infelizmente o site possui várias limitações . 
  • Não é possível usar temas personalizados (Apenas os que o wordpress disponibiliza);
  • Personalização dos temas é mínima;
  • Não é possível monetizar o blog ou site (Apenas se contratar um dos planos);
  • O site exibe anúncios;
  • O logo do wordpress é exibido no rodapé do blog;
  • Não é possível editar o código fonte;
  • O espaço de armazenamento do plano gratuito é limitado.

QUAL DEVO ESCOLHER?

Isso vai depender da sua necessidade. Caso você queira criar um blog profissional, para gerar receita através da monetização, ou um projeto que envolva e-commerce, o melhor seria o .org, até pela possibilidade de personalização do código fonte, e de criar um tema totalmente funcional.

No entanto, se você deseja criar um blog para divulgar suas experiências, e esteja a procura de uma plataforma que oferece as funções básicas para o bom funcionamento de um blog, o wordpress.com vai te atender perfeitamente.

+ Blogger ou WordPress: qual escolher?

É POSSÍVEL MIGRAR DO .COM PARA O .ORG?

Sim. Ao fazer a migração você carrega alguns elementos, como: Os posts, as páginas, as tags, autores e comentários, seguidores e estatísticas de acesso (via JetPack), imagens e arquivos da biblioteca.

diferença entre WordPress.com e WordPress.org


Conclusão 

A grande questão é que não existe melhor ou pior, existe aquele que adéqua a sua necessidade. Antes de fazer a escolha é preciso listar os objetivos que almeja para o blog, e só depois verificar se a plataforma escolhida vai suprir tudo o que você listou.

Pretendo soltar outros artigos sobre o WordPress ao longo do ano, e se você tem alguma sugestão de post, por favor deixe através dos comentários. Se você gostou do artigo, compartilhe e marque uma amiga que não entende muito sobre o wordpress, curta nossa página no facebook e siga o manual no pinterest que está recheado que inspirações lindas.

5 comentários:

  1. Useful post!!

    https://julesonthemoon.blogspot.it

    ResponderExcluir
  2. Os blogs no Wordpress, na minha opinião ficm mais profissionais. Já tentei entender ele mas não consegui, é bem complicado de usar na minha opinião.

    Beijos

    http://boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O WordPress é meio complicado, mas não é um bicho de sete cabeças. Com muito amor e paciência você consegue desvendar os mistérios da plataforma.
      Mil Beijos Lindona :* <3

      Excluir
  3. Boa tarde, Lore.
    Seria possível eu criar um site pra mim sem utilizar WordPress, por exemplo, criar um domínio e Hospedagem na Godaddy, e fazer desse site um blog ? Ou PRECISA ser com o word press ? Você o utiliza ?

    Beijos

    ResponderExcluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações