Gostou Do Design Do Blog? Conheça o Tema Girl Boss Para Blogueiras Empreendedoras! Quero Conhecer

X


Follow Us

Participe da nossa comunidade de Mulheres Empreendedoras!

Cadastre-se para receber as novidades do blog direto do seu e-mail!

 

5 dicas de como iniciar um negócio de serviços online no blog

 como iniciar um negócio

Uma maneira simples e rápida de monetizar o blog é oferecendo serviços, independente do seu nicho. Muitas blogueiras acreditam que é necessário ter uma formação acadadêmica ou ter muita experiência em uma área para começar a oferecer algum tipo de serviço.

Quem trabalha na blogosfera há algum tempo por exemplo, tem experiência mais que suficiente para criar seus serviços, pois acredito que se você é uma blogueira há pelo menos 1 ano você já passou por muitas coisas, já testou algumas ferramentas, sabe o que pode ou não dar certo em uma mídia social, enfim. A verdade é que você precisa abrir sua mente e começar a exergar as possibilidades que estão a sua volta, e perder o medo de criar seus serviços online. 

Pra que as ideias comecem a surgir, responda as seguintes perguntas:

  • Qual o maior problema da minha persona?
  • Quais os conteúdo são mais acessados no blog?
  • Qual experiência eu vivi que pode ajudar outras pessoas?
  • O que eu sei fazer muito bem, que outras pessoas não sabem ou talvez não tenham tempo pra fazer?

A parte da pergunta "o que eu sei fazer" é referente as necessidades da sua persona. Não adianta criar um serviço baseado nos seus gostos pessoais, é preciso analisar as dores do leitor que te acompanha, verificar os artigos que mais bombam, e só depois anotar as ideias. Para te ajudar a entender melhor, acompanhe as dicas.

5 dicas de como iniciar um negócio de serviços online no blog


1. Entenda sua persona

Falar sobre nicho tem causado muita polêmica, pelo simples fato de algumas blogueiras não aceitarem o fato de que se elas querem realmente ganhar dinheiro com blog, precisam parar de postar sobre tudo e começar a focar em um assunto específico. 

É possível sim monetizar o blog falando de tudo um pouco, mas pode demorar muito para você começar a colher os frutos. A maioria das blogueiras famosas por exemplo, começaram em um nicho, como a maquiagem. Ensinaram suas leitoras a se maquiarem e após um longo tempo, devido a fama, hoje em dia elas falam sobre tudo, tendo como assunto principal  sua vida pessoal.

Portanto, passe a observar sua persona, as dificuldades que ela enfrenta em um determinado assunto, e tente criar um serviço para ajuda-lo. Lembre-se: As pessoas estão em busca de soluções!

2. Conquiste seus primeiros trabalhos

Pra quem está começando pode parecer muito difícil conseguir os primeiros clientes, mas não é! O primeiro passo é ir em busca de pessoas que estejam dispostas a experimentar gratuitamente o seus serviços. Mas como assim? Vou trabalhar de graça? Isso mesmo! 

Antes de oferecer os seus serviços, é importante testa-los para ter certeza de que eles realmente vão funcionar, se vai ser preciso ajustar alguma parte para que no futuro não receba pedidos de reembolso por disponibilizar um serviço de má qualidade. 

Escolha de 5 a 10 pessoas para oferecer seus serviços. Busque esses primeiros clientes em grupos no facebook, em sua página ou no Instagram. Diga porque está oferecendo seus serviços gratuitamente, deixando claro que está no começo, que precisa preencher seu porfólio e obter seus primeiros depoimentos, que são partes importantes na vida de quem trabalha com serviços, pois mais pra frente você poderá divulgar seus depoimentos nas redes sociais para que futuros clientes possam ver e confiar no seu trabalho.

+ Leia também: Como criei meu negócio online aos 20 anos

 como iniciar um negócio


3. Crie um portfólio profissional

Ele será o sua vitrine e precisa ser atualizado com frequência. Sem um portfólio, seus primeiros clientes podem demorar a chegar. O ser humano é muito visual, por isso capriche nas imagens pois serão elas que vão demonstrar seu profissionalismo. Você pode criar uma página no blog, com uma galeria de fotos para ser seu porfólio, ou um perfil no instagram somente para o seu serviço, ou criar um mini-site.

4. Divulgue da forma certa 

Se você não divulgar ninguém vai saber que você oferece serviços. Perca o medo e comece divulgar seu porfólio indepentemente de onde você o criou. Abaixo estão algumas ideias de como divulgar:

  • Adicione um banner no topo ou na lateral do blog.
  • Adicione um banner dentro das postagens do blog.
  • Faça stories no facebook e instagram.
  • Compartilhe em grupos no facebook.
  • Crie uma postagem no blog sobre seu novo serviço.
  • Publique lindas imagens no Pinterest.

+ Leia também: 18 ideias de negócios online para trabalhar em casa

5. Seja e faça diferente

Pensar fora da caixinha é importante. Fazer o que todo mundo está fazendo não vai te destacar. No meu caso por exemplo, eu ofereço para todos os clientes que adquirem um tempate personalizado, uma capa para sua página como brinde. As pessoas amam receber presentes, essa pode ser uma boa estratégia pra você também.

Outro ponto importante é o atendimento. Muitos clientes me disseram que decidiram fechar o serviço comigo pela rapidez e dedicação ao atendimento. Para trabalhar com serviços é preciso amar pessoas, e gostar de conversar com elas. Pessoas gostam e querem ser bem tratadas, bem recebidas e ouvidas. O seu papel como um profissional de serviços online é oferecer o melhor atendimento possível.

Salve esse Pin para ver mais tarde!

como iniciar um negócio


Conclusão

Eu trabalho oferecendo serviços online desde 2015 e posso afirmar com toda certeza de que não tem forma melhor de começar um negócio online. O retorno é rápido, e se você for um bom profissional, seus clientes vão indica-lo, compartilhar suas postagens e seus pedidos de orçamento vão aumentar a cada dia. Seu blog será a sua ferramenta para atrair novos clientes.

E você, já criou seu primeiro serviço online?
Se gostou dessa dica empreendedora, não deixe de compartilhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site.
Se continares navegando consideramos que aceita seu uso. Entendi Mais informações