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03 junho 2020

10 dicas de como escolher um produto na hotmart: Guia do Afiliado


Escolher um produto na hotmart para vender online pode ser uma tarefa difícil para alguns, principalmente para os iniciantes. Sem sombras de dúvidas ser afiliado é um dos melhores meios para você que deseja gerar renda através do blog e das redes sociais, porém não quer iniciar sua jornada empreendedora criando seus próprios produtos.

Confesso que é cansativo criar produtos digitais, mas é gratificante quando os resultados começam a surgir. O mesmo não se aplica aos afiliados, pois eles não passam pelo período de criação, porque o produto é feito por um terceiro.

E essa é a grande vantagem de ser um afiliado: Não ter que produzir produtos e nem ter que se preocupar com o pós-venda. Porém nem tudo são flores nesse mercado, e uma das desvantagens é que o afiliado não tem nenhum controle sobre o produto, ou seja, se o produtor decidir diminuir o valor da comissão ou deletar o produto, o afiliado não pode fazer nada.

+ Leia também: Marketing de Afiliado: Guia completo para o iniciante ganhar dinheiro

Por que é importante escolher os produtos que vai divulgar?


Para que você não passe por uma situação parecida e perca a oportunidade de fazer vendas por culpa do produtor. Conhecer a índole do produtor é fundamental, e você consegue fazer isso avaliando as redes sociais dele, a reputação perante os clientes, pois quando o produto é ruim, as pessoas começam a alertar para que outras não caem em um golpe, então é importante prestar atenção nesses pequenos detalhes.

Como escolher um produto na hotmart para vender?


Se você deseja ser um afiliado para fazer disso sua profissão a longo prazo, é fundamental começar estudando o mercado, as possibilidades que existe e as oportunidades. Inicie sua jornada estudando o que é ser um afiliado e qual o seu papel. 

Em seguida pesquise sobre os principais programas de afiliado que existem dentro e fora do Brasil. A Hotmart é uma delas, mas  na verdade a plataforma oferece um programa de afiliados aos produtores, que decidem se querem ou não ter uma equipe de afiliados para o seu produto.

A Hotmart tem o papel de mediar a venda, entregar o produto para o cliente no piloto automático e fazer a divisão das comissões entre o produtor e o afiliado. Também é o produtor que decide o quanto o afiliado irá receber de comissão por cada venda.

Para escolher um produto na hotmart basta ir na aba Mercado onde contém os produtos aptos para aceitar afiliados. Ainda no Mercado você pode filtrar sua escolha entre as opções: Primeiras vendas, mais quentes, mais queridos e mais recentes.

escolher um produto na hotmart


A última etapa do afiliado inciante é procurar por produtos e para te ajudar eu separei 10 dicas, uma checklist completa do que você precisa prestar atenção na hora de escolher um produto na hotmart.

1. Nicho e Público-alvo


Antes de pensar em se cadastrar na hotmart, você precisa decidir em qual nicho deseja atuar. O nicho nada mais é que o assunto na qual você goste muito, que tenha prazer em falar ou tenha domínio.

Você não precisa ter experiência no assunto, só precisa gostar muito a ponto de querer aprender e se aprofundar no nicho, porque caso escolha um assunto na qual não goste tanto, mais cedo ou mais tarde você vai desistir, acabando com o seu sonho de ser um afiliado profissional.

Um nicho carrega com ele os subnichos que são micro assuntos relacionados ao tema principal, por exemplo: Suponhamos que eu escolha o nicho de emagrecimento, porém dentro dele existem outros micro assuntos que podem ser explorados, como exercícios, dietas low carb, ganho de massa e como emagrecer depois da gravidez. Essas são apenas algumas ideias, mas existem inúmeras outras.

E é dentro do subnicho que está concentrado o público-alvo ideal para consumir o produto que você divulga como afiliado, porque quanto mais segmentado for o seu nicho, melhor será suas vendas.

Continuando com o exemplo do nicho de emagrecimento, porém você está focada no subnicho low carb, então você tem grandes chances de fazer vendas de um produto como um ebook de receitas low carb pois primeiro você criou um bom conteúdo para atrair o público low carb para em seguida fazer sua oferta. 

2. Preço acessível


Depois de conhecer o seu público-alvo, saber o gênero, o poder aquisitivo e a profissão, você poderá estipular o valor ideal do produto que pretende escolher, pois tudo isso determina suas vendas, porque um público com baixo poder aquisitivo provavelmente não vai comprar ou vai pensar muito antes de adquirir um produto com valor superior a R$500,00.

Então no inicio, quando você ainda não for conhecida dentro do seu nicho, escolha produtos com valores entre R$7,00 a R$100,00. Se você se tornou uma autoridade e as pessoas que te acompanham já confiam em você, os valores podem ser entre R$100,00 a R$500,00.

3. Temperatura do produto


Os produtos que estão disponíveis na hotmart são medidos por uma temperatura que varia entre 0 a 150 graus, e o que determina o grau de cada produto são as vendas. Portanto um produto que está a 150 graus é porque ele está vendendo muito bem, um bom indicativo pra você escolher, pois se ele está vendendo é um sinal que as pessoas estão gostando do produto.

Porém esse produto possui muitos afiliados concorrentes, ou seja, se ele está a 150 graus significa que o produtor e os afiliados estão trabalhando bem, então você precisa decidir se vale a pena ou não divulgar um produto que possui muitos concorrentes. É colocar na balança e analisar os prós e os contras.

Muitos afirmam que produtos com 20 graus ou menos não são uma boa opção para divulgar, mas eu discordo, porque a temperatura não determina a qualidade do produto, por isso não escolha o produto baseado apenas na temperatura, verifique outros elementos, como a página de vendas, se não você vai perder grandes oportunidades.

Na imagem abaixo contém o exemplo de vários produtos no mercado da hotmart e as setas indicam onde estão o grau de temperatura de cada produto.

escolher um produto na hotmart

4. Duração dos cookies e regra de comissionamento


Quando um visitante clica no seu link de afiliado ele recebe um cookie que pode durar 60, 90, 180 ou ser eterno e esse prazo é determinado pelo produtor. Isso significa que se o visitante acessar a página de vendas e não comprar, porém retornar semanas depois, mesmo que ele não acesse a página do produto através do seu link de afiliado, você recebe a comissão.

Na regra de comissionamento, o produtor determina se a comissão será paga para o primeiro, último ou para ambos os afiliados que levaram o mesmo visitante para a página de vendas. Por exemplo, se antes da compra um visitante clicar em dois links de afiliado diferentes e para o mesmo produto, a comissão será dividida de acordo com a configuração feita pelo produtor:

Primeiro clique: A comissão vai para o afiliado cujo o visitante clicou no primeiro link.
Último clique: A comissão vai para o afiliado cujo o visitante clicou no último link.
Múltiplos cliques: A comissão é dividida entre os 2 afiliados.

A melhor opção é escolher produtos com cookies eternos e de comissionamento pelo último clique.

Para verificar se o produto escolhido contém a regra de comissionamento pelo último clique e se a duração dos cookies é infinita, basta clicar no produto, no mercado de afiliação.

escolher um produto na hotmart

5. Valor da Comissão


Não escolha produtos que pagam menos que 30%, pois caso contrário você poderá ter prejuízos. Lembre-se que você vai doar seu tempo e seu conhecimento para divulgar o produto de alguém, por isso precisa ser muito bem remunerado, por isso escolha produtos que pagam entre 30% a 90%.

escolher um produto na hotmart

6. Página de vendas: A parte mais importante, por favor leia com atenção


Uma das partes importantes na hora de escolher um produto na hotmart, pois é a página de vendas que vai transformar os visitantes em compradores. A página de vendas do produto que você deseja divulgar como afiliado precisa antes de tudo ser profissional, por isso fuja de página amadoras.

Se ao acessar a página você tiver uma sensação de desleixo, falta de organização e informação, esse é um sinal de que a página não converte bem, ou seja, os visitantes entram, mas saem sem comprar.

Porém existe outros fatores que você deve levar em consideração no momento que estiver verificando a página de vendas do produto.

6.1) Domínio próprio 

O domínio próprio .com ou .com.br transmite um ar de profissionalismo e gera confiança na pessoa que está acessando a página, pois a maioria não confia em outros domínios por achar que pode ser spam, e eu não tiro a razão, porque eu também acharia.

É importante que o domínio tenha o nome do produto ou o nome do blog do produtor, porque isso gera confiança, como falei no inicio e ativa o gatilho da autoridade.

Exemplo 1: www.nomdedoproduto.com.br
Exemplo 2: www.nomedoblog.com.br/nomedoproduto

6.2) Copy com gatilhos mentais 

Textos com palavras e frases conduzindo o visitante a compra. Como se o próprio texto influenciasse a pessoa a adquirir o produto. Os gatilhos mais comuns que encontramos em página de vendas são: urgência, escassez, prova social e curiosidade

6.3) Promessa de transformação

Dando o mesmo exemplo do nicho de emagrecimento. Quando decidimos emagrecer partimos logo para uma dieta, porém o foco da página não pode ser a dieta, que é o processo de emagrecimento.

A maioria das pessoas desistem da dieta no meio do caminho porque isso causa sofrimento, mas se o foco da página de vendas for a transformação, que é a mudança do corpo e não a dieta, ela vai querer comprar com certeza porque todo mundo quer um corpo saudável.

6.4) Pelo menos 3 botões de compra

Os botões precisam ter boas chamadas para ação. Fuja de página que contém apenas a frase comprar, pois isso é muito vago e não ajuda no momento de decisão de compra. Páginas profissionais possuem botões com as seguintes frases:

  • Eu quero minha cópia;
  • Quero baixar meu ebook;
  • Quero reservar minha vaga;
  • Me envie uma cópia;
  • Aceito o desafio;
  • Quero mudar de vida;
  • Quero aproveitar a promoção;
  • Não quero perder a promoção.

6.5) Vídeo de vendas 

O vídeo de vendas precisa conter basicamente duas coisas: Transformação que o produto proporciona e/ou conteúdo resumido do produto, em casos de cursos ou ebooks. O ideal é que o vídeo tenha no máximo 3 minutos, porque a grande sacada é fornecer informações do produto de forma rápida.

6.6) Depoimentos 

Outra parte fundamental da página de vendas, pois os depoimentos ativam o gatilho da prova social, pois quando compramos algo que já foi testado por alguém e que garante ter tido resultados positivos com o produto, nossa confiança aumenta e a vontade de comprar também.

6.7) Garantia 

Uma ótima maneira de gerar confiança, porque algumas pessoas podem sentir medo de entregar seu dinheiro para alguém que talvez ela não conheça e a garantia, seja ela de 7, 15 ou 30 dias, ajuda no momento da decisão de compra, pois o medo de perder o dinheiro é quebrado pela garantia de receber todo dinheiro de volta caso a pessoa o solicite dentro do prazo.

6.8) Quebra de objeções

São empecilhos normais que todo ser humano têm antes de decidir comprar ou não um produto. Na internet é ainda mais complicado, porque muitas pessoas nunca fizeram uma compra online e o medo de sofrer um golpe faz com que objeções surjam na mente atrapalhando a decisão.

Essas são as principais objeções e como quebra-las

Não sei fazer isso: Na página precisa estar bem explicado como funciona o suporte, se o produto oferece um guia de uso, como a pessoa vai receber atenção caso precise.

Tenho medo de não dar certo pra mimMuitas pessoas se sentem inseguras na hora da decisão da compra, portanto na página de vendas é importante ter a garantia como destaque pois a pessoa precisa sentir que não perderá seu dinheiro caso desista da compra. 

Não tenho dinheiroUma página de vendas profissional deixar claro as condições de parcelamento e oferece vários meios de pagamento. A pessoa pode achar caro um curso de R$97,00 mas se ao invés do valor redondo a página mostrar a quantidade de parcelas, por exemplo 10x de R$9,70.

O valor continua o mesmo, porém a pessoa entende que ela pode pagar por aquilo, e se a página usar uma copy parecida com: Vale menos que o seu cafezinho ou troque a pizza do final de semana pelo produto, vai ajudar a página a converter ainda mais.

7. Reputação do produto


Existem inúmeros produtos no mercado da hotmart e é quase impossível conhecer todos, porém os melhores produtos estão sempre em destaque na internet porque as pessoas indicam nas redes sociais. Por isso antes de escolher o produto pesquise sobre ele no Google, verifique se existe posts e vídeos falando do produto e analise os comentários.

As pessoas que tiveram uma experiência com o produto vão compartilhar. Isso é importante para que você não divulgue um produto com má reputação e acabe sujando seu nome no mercado.

8. Verifique se o produto é perpétuo


Alguns produtos na hotmart são vendidos apenas em períodos de lançamento, então esses produtos não são perpétuos, ou seja, as vendas acontecem a cada trimestre, semestre ou anualmente.

Esse tipo de produto não é interessante para você iniciante, pois as vendas não aconteceram todos os dias, mas sim em curtos períodos. Mas pode ficar tranquila que a maioria dos produtos na hotmart são perpétuos.

Para ter certeza que o produto escolhido é perpétuo, basta você analisar as redes sociais do produtor que com certeza estará promovendo o lançamento ou relançamento através de lives. A página de vendas terá um aviso de que o carrinho irá fechar em breve, com dia e hora marcada.

9. Materiais de apoio


Um produtor profissional fornece materiais de apoio para os seus afiliados, porque os mesmos em sua maioria não sabem por onde começar e é função do produtor mostrar o caminho para a pessoa que vai colaborar com a divulgação do seu produto.

Os principais materiais de apoio que o produtor precisa oferecer é:

  • Dados do público-alvo do produto como gênero, idade, profissão e interesses;
  • Imagens para as redes sociais;
  • Copys prontas;
  • Textos para email marketing;
  • Lista de Lookalike (para tráfego pago no facebook).

escolher um produto na hotmart

10. Suporte


Oferecer materiais de apoio é extremamente importante, mas fornecer um suporte também é isso faz diferença na jornada do afiliado iniciante, porque no começo temos muitas dúvidas e quando o dono do produto se dispõem a ajudar e a motivar seus afiliados, os resultados são melhores para ambos.

O ideal é que o produtor tenha um grupo exclusivo para os afiliados no whatsapp, telegram, facebook ou ofereça um suporte por email ou telefone.

Salve esse Pin em sua pasta favorita!

escolher um produto na hotmart

Conclusão


As dicas desse artigo se aplica para outras plataformas com programas de afiliado, como monetizze e eduzz, você só precisa adaptar em alguns aspectos, como temperatura pois não são todos os programas de afiliados que oferecem uma ferramenta que ajuda medir a concorrência.

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