LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


03 setembro 2019

Como escolher um nicho lucrativo para o blog

como escolher um nicho

Escolher o nicho é o ponta pé inicial pra qualquer projeto, e não seria diferente com o blog. Esquece tudo que você já ouviu falar sobre nichos, porque vou te explicar de forma clara e sem complicação a melhor forma de encontrar seu lugar ao sol.

O que é um nicho?

De uma forma clara e direta, o nicho do seu blog é o assunto que você escolheu tratar. Quando os blogs surgiram, a sua maioria eram uma espécie de diário, onde o autor escrevia sobre ele, relatando acontecimentos da sua vida. Mas esse formato, não funciona com tanta perfeição como antigamente.

Nos dias atuais se você deseja criar um blog para falar sobre você, tenha conciência de que vai levar tempo para construir sua audiência, porque as pessoas não te conhecem e com o instagram bombando de influencers famosas, vai ser complicado e demorado conquistar atenção.

Se você analisar, as grandes blogueiras começaram com um nicho, algumas compartilhando dicas de maquiagem, outras de faça você mesmo, outras com receitas deliciosas, mas somente após longos anos foram adaptando para realidade atual e hoje o nicho da maioria é lifestyle, porque seu público foi criado, está engajado e amam acompanhar a rotina delas.

Agora você e eu, meros anônimos que sonham em ter um blog profissional, rentável a ponto de ser nossa principal fonte de renda, precisamos escolher um assunto, focar nele e trabalhar duro para que as pessoas interessadas encontre o nosso trabalho.

como escolher um nicho


Filtre seu nicho

Você já entendeu o significado de um nicho, escolheu o assunto, mas sem querer ser chata eu tenho que dizer: Você precisa escolher novamente, dentro do nicho escolhido, é claro. Porque eu aposto o quanto o seu nicho oferece vários sub nichos e vou te explicar porque você deve escolher o sub nicho ao invés do nicho maior.

Suponhamos que você tenha escolhido o nicho materninade, mas dentro deste tema existem vários outros, como: Mãe de primeira viagem, mãe por adoção, mãe de gêmeos, mãe de menina, mãe de menino, mãe solteira, enfim, é uma infinidade de micro nichos que possuem um público, ou seja, seu blog já vai começar com pé direito pois você estará falando diretamente com uma audiência definida. Um blog sobre maternidade é um exemplo, mas essa lógica funciona para qualquer nicho.

como escolher um nicho

Porque seu blog precisa de um sub nicho

Definindo o sub nicho, seu blog criará uma conexão direta com o leitor ideal, ele sentirá na hora o quanto seu blog é focado e o blog que cria essa ligação com o público logo de cara, está vários passos a frente dos outros blogs. As vantagens não param por ai, pois um blog de nicho ajuda muito na hora de: 

Divulgar seu trabalho: Competir com grandes sites e blogs que estão no mercado há anos é atirar no próprio pé. Se você pode enxugar esse tema, faça isso o quanto antes e suas chances de aparecer nas primeiras páginas do Google são grandes.

Escolher o nome do blog: Com o nicho específico fica fácil escolher o nome do seu projeto, porque você poderá usar palavras relacionadas ao nicho, sinônimos ligados ao tema, juntar os dois e criar o nome. 

Definir a identidade visual: Uma parte super importante e até já foi dito no artigo como escolher a peleta de cores do blog o quanto as cores falam, pois cada uma tem o seu significado, por exemplo, a cor vermelha é super indicada para blogs de culinária comum pois ela disperta a paixão, a vontade de consumir, mas caso o seu blog seja sobre culinária vegana, a melhor cor seria o verde porque ela transmite a sensação de saúde, juventude, e simboliza natureza.

Escrever postagens: As ideias vão surgir com mais facilidade se você tiver um tema definido. Você vai saber onde pesquisar, vai obter ideias vindas dos seus próprios leitores, vai escolher as categorias certas e elas vão te direcionar aos conteúdos de valor.

Buscar patrocinadores: Outra grande vantagem, porque as empresas estão em buscas de parceiros que abordam o mesmo tema, que falam para o mesmo público e te garanto, na hora de escolher o blog na qual fará o publi, a marca levará isso em conta, pois eu já vi meninas perderem oportunidades porque o assunto do blog delas não tinham nada a ver com a marca. 

Quem fala sobre tudo, não fala sobre nada. É melhor ter um grupo pequeno, que pode crescer a longo prazo, engajado, que interaje com você, do que milhões de pessoas que não respondem o seu bom dia.

Monetizar: Muitos blogs não fazem vendas recorrentes porque não prestou atenção no seu nicho e divulgou produtos e serviços que o público não tem interesse. 

Tudo começa e termina com o nicho, e claro, só lembrando mais uma vez, esses conselhos são válidos pra você que deseja criar um blog para transforma-lo em uma empresa a longo prazo.

Verificando a demanda do seu nicho

Depois de escolher o nicho perfeito, é preciso verificar se existe público pra ele, pois de nada adianta ter a ideia do ano, se não existir interessados no assunto. Com a ferramenta Ubersuggest você consegue fazer suas pesquisas e descobrir se o seu nicho tem demanda.

Suponhamos que eu tenha escolhido o nicho saúde e migrado pro sub nicho emagrecimento, um assunto que está super em alta e que tem relação ao sub nicho emagrecimento são as dietas low carb, por isso pesquisei esse termo e descobri que no intervalo de um mês,  6.600 buscas foram feitas sobre esse assunto, sinal de que meu nicho tem público, tem pessoas interessadas.


como escolher um nicho


Considerações finais sobre o seu nicho

Escreva sobre algo que você ame: Caso contrário você vai desistir no primeiro mês. Criar um blog com a finalidade de fazer dele sua fonte de renda, não significa que você deva passar por cima dos seus princípios e gostos pessoais, só pra ganhar dinheiro. Sua missão é ajudar quem te acompanha, sempre criando conteúdo de assuntos que você tem paixão.

Não precisa ser um especialista: Você só precisa ter coragem, força de vontade pra aprender e disposição de passar pra frente o que aprendeu. 

Não tem problema falar de vários assuntos em um único blog: O que não aconselho é escolher temas que não tenham relação com o nicho principal, para que você não corra o risco de confundir seu público, além disso pode acontecer de você sair do foco, por exemplo, aqui dou dicas sobre blogs e empreendedorismo, logo não devo compartilhar dicas de maquiagem porque não é isso que você busca aqui. Se toda semana você acessar esse blog e encontrar uma postagem que não tem relação direta com o nicho, você vai parar de me acompanhar, tenho certeza.

Não tem problema se mudar de nicho um dia: Eu por exemplo comecei compartilhando tutoriais em HTML e CSS, depois passei a fornecer dicas sobre blogs, e agora adicionei o empreendedorismo online, e tudo bem. A gente muda, nossas prioridades mudam, nossos gostos também. 

Hoje amamos um tema, daqui alguns meses podemos não amar mais. O segredo é sempre escolher um assunto que ame, pra que todos os dias você sinta prazer em trabalhar.


Tarefa para concluir 

Responda todas as questões abaixo e responde-las com riqueza de detalhes é primordial para a escolha do seu nicho.

- Quais são seus hobbies? 
- O que você faz no seu tempo livre? 
- Pelo que você é apaixonado? 
- O que você gosta de ouvir / ler / assistir? 
- O que você achou interessante na escola ou universidade? 
- Sobre o que você gosta de aprender? 
- Se você pudesse fazer uma coisa pelo resto da vida e ser pago por isso, qual seria?

E se você gostou das dicas, não deixe de compartilhar com alguém que precisa aprender mais sobre blogs e empreendedorismo online. Acompanhe o blog também no Instagram e Pinterest.

6 comentários:

  1. Nossa amei tanto que vou reler novamente.. obrigado pelas dicas. Estou ansiosa esperando pelas próximas séries

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não imagina o tamanho da minha alegria ao ler isso Paula!
      Os proximos posts já estão em rascunho, só esperando o dia certo para ir ao ar \0/
      Beijo grande :*

      Excluir
  2. Descobri o seu blog por acaso e adorei ler as suas dicas! O meu blog já teve um tema mais específico divulgava os artigos que fazia em tricot, mas com o nascimento da minha segunda filha fiquei com tempo muito limitado para dedicar ao tricot e mudei a direção do blog passando a falar sobre maternidade e família. Também tenho Instagram associado ao blog e noto que é muito mais rápido o crescimento (em termos de seguidores) no IG do que no blog, parece que as pessoas querem tudo muito imediato e não têm tempo ou paciência para acompanharem blogs, no entanto, pretendo continuar com o blog porque mesmo que seja algo pequeno é algo meu onde gosto de escrever (desabafar), colocar fotos, e se tenho prazer nisso é para continuar! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que eteja gostando das dicas Dora, seja muito bem vinda! Mesmo com o aumento de usuários no instagram e no youtube, o blog ainda é uma ótima ferramenta para criar relacionamentos com o seu público.

      Nele é possível detalhar melhor as informações, já que no instagram ficamos limitados, porque ninguém quer ler um mega textão.

      Continue sim a sua jornada com o blog, porque com certeza você vai encontrar pessoas dispostas a te ouvir. Beijos :*

      Excluir
  3. Lorena estava pesquisando sobre sub nichos e encontrei seu blog. Amei seu conteúdo, muito claro e objetivo. Criei um blog recentemente e estou na luta para definir meu sub nicho. Agora vejo as possibilidades com mais clareza. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que meu artigo te ajudou a entender melhor sobre nichos =) Quando a gente cria um blog surgem várias dúvidas mesmo, é normal! E sou eu que agradeço por tirar um tempinho do seu dia pra deixar um comentário <3

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações