23 agosto 2016

7 DICAS PARA BLOGUEIRAS INICIANTES - GUIA PRÁTICO

|
dicas para blogueiras

Acabou de criar um blog e está perdida a procura de dicas para blogueiras iniciantes? Já começo dizendo que é super normal "sofrer" no início por não ter experiência em algumas áreas, como a criação de conteúdo e formas de divulgação. A empolgação é super normal no início, mais antes de pensar em criar, é sempre bom planejar pra que depois não se arrependa de algo.

Ter sucesso numa blogosfera tão concorrida é preciso antes de tudo ter foco e muita determinação. Há sempre espaço pra mais um, e te garanto que se trabalhar da forma correta, muito em breve deixará de ser uma blogueira iniciante para se tornar referência no seu nicho. Como em qualquer área da vida, o blog requer paciência e muita dedicação para alcançar os objetivos. 


Esse planejamento cujo citei, engloba 7 elementos principais que toda nova blogueira precisa saber, são eles: Nome, layout, conteúdo, divulgação, redes sociais, monetização e parcerias. A caminhada é longa, mas garanto que o esforço valerá a pena.



DICAS PARA BLOGUEIRAS INICIANTES - O GUIA PRÁTICO

NOME

Um mar de blogs surge a todo instante e escolher um nome que seja único e impactante ao mesmo tempo, se torna uma tarefa quase que impossível. Antes de mais nada, você precisa descobrir o nicho em que deseja atuar: moda, maquiagem, viagens... Assunto escolhido, é chegada a hora:
  • Escolha um nome que seja fácil de lembrar e de escrever.
  • Que tenha a ver com o nicho principal do blog. Por exemplo: Quando você lê "Manual da Blogueira" logo pensa em um blog que disponibiliza dicas para blogueiras. 
  • Não coloque o seu nome no blog, porque as pessoas ainda não te conhecem, e consequentemente não terão interesse no começo.
  • Procure saber se o nome está disponível para domínio próprio, caso deseje um.

#DicaDeAmiga: A escolha do nome é super importante, porque depois de certo tempo, caso você queira trocar de nome, sofrerá alguns danos perante o Google em relação a divulgação. Pois a sua url (www.nomedoseublog.com.br) é indexada na ferramenta de pesquisa, e depois que você muda, todas as páginas do seu blog serão indexadas novamente. Resumindo: É como criar o blog do zero. O Google leva de 3 a 5 meses para indexar novamente.



LAYOUT

Costumo dizer que o layout é a roupa de um blog. Ele mostra o estilo de quem escreve, a identidade do autor. Um blog arrumado, bem estruturado atrai pessoas, porque mesmo antes de ler um artigo, o leitor passeia, observa as cores, as imagens, ilustrações, e se ele gostar, permanece. 

Existe uma infinidade de layouts prontos, mas nada se compara com um exclusivo, feito sob medida. A parte visual é tão importante quanto o conteúdo. Quem não gosta de visitar uma casinha limpa e arrumada? Isso vale para os blogs também, por isso:
  • Não enfeite demais o layout, dê prioridade aos seus posts.
  • Opte por cores suaves e com harmonia. 
  • Procure referências para desenvolver o seu.

Deseja encomendar um layout ou algum serviço referente? Entre com contato comigo, solicite um orçamento sem compromisso: contato.lorydesign@gmail.com

CONTEÚDO

Sempre bato na tecla aqui no Manual sobre esse assunto, pois um conteúdo de qualidade pode sim te levar ao sucesso. Mas o que seria um conteúdo de qualidade? É o artigo que resolve o problema do leitor, que dá á ele a solução, seja ela informativa ou não. Quando você digita no Google é porque necessita saber de algo, e se você encontra em meu blog a solução, eu ganho um ponto com você.

Para que nunca falte assunto, é sempre bom escolher as categorias corretas e explora-las para criar novos posts. Escolha um assunto principal e foque nele, para que seus leitores saibam que em seu blog eles terão o que procuram. 



DIVULGAÇÃO

É indispensável para o sucesso do seu blog. Mas sempre existiu essa dúvida, de como divulgar e qual seria a forma correta. E eu digo que a melhor forma para um blog, é o seo e as redes sociais. Foque em construir um seo consistente e verá bons resultados em poucos meses. Nas categorias Divulgação e Mais visitas você encontra conteúdos que te ajudarão sobre esse assunto.

REDES SOCIAIS

Tenha todos que puder e aprenda a usa-los, pois cada mídia possui sua particularidade e sua forma de divulgação. Esteja presente nelas, causando engajamento e movimentação, para atrair novos leitores. 


MONETIZAÇÃO/PARCERIAS

Para gerar alguma renda seu blog precisa ter um público fiel, então essa etapa pode demorar um pouquinho. Isso vai depender do seu ritmo de trabalho e da qualidade do conteúdo que você apresenta. É super importante ter um mídia kit para apresentar as estatísticas do blog para um futuro parceiro. Mas lembre-se:

  • Nunca saia pedindo produtos.
  • Espere alcançar um número razoável de seguidores para procurar parceiros.
  • Não tenha vergonha de ganhar dinheiro com o blog.
  • Quando se sentir pronta, vá atrás dos parceiros.
  • Seja sempre profissional.
  • Nunca minta para conseguir parceria.



// DICAS BÔNUS:

  1. Sempre que puder, responda os comentários.
  2. Foque na qualidade, não na quantidade.
  3. Faça amizade com outras blogueiras.
  4. Seja simpática e educada.
  5. Respeite seu leitor.
  6. Nunca copie o post da amiga.
  7. Seja autêntica e única.
  8. Tenha cuidado com o português.
  9. Use boas imagens .
  10. Estude muito.
O curso como ser blogueira da Jéssica Belcost ensina profundamente cada quesito dito aqui nesse post. Além de ensinar as melhores formas de monetizar o seu conteúdo, de gerenciar suas finanças no final do mês, a Jéssica também ensina como criar um mídia kit, como divulgar o blog corretamente e muitas outras dicas que qualquer blogueira inciante precisa saber.

Conclusão

Blogar exige muita disciplina, dedicação, amor, tempo e paciência. 


>> Disciplina para não perder o foco principal.

>> Dedicação para conquistar as metas e objetivos.
>> Amor pelo que faz. 
>> Tempo para produz e divulgar com qualidade. 
>> Paciência para esperar o seu momento. 

Dica fundamental: Não foque nas grandes blogueiras, não queira ser como elas, seja você, mostre o seu talento, o seu potencial e verá grandes resultados. Ter uma inspiração é muito legal, mas não deixe isso te frustar nem te desanimar. O caminho é longo, mas quem trabalha da forma correta consegue atingir seus objetivos. 


E falando em objetivos, qual seria o seu? Ter muitos seguidores, ganhar produtos, ser reconhecida mundialmente, viver do blog? Tome cuidado com os objetivos que almeja para não se frustar. Dê valor a cada seguidor, a cada comentário. Se você tem 30 seguidores e acha pouco, imagina uma sala com 30 pessoas olhando pra você, e acompanhando o seu trabalho, parece pouco? Depende do seu ponto de vista. 


Espero que tenha gostado. Não esqueça de curtir nossa página no facebook para não perder as novidades. Um super beijo e até a próxima 


Esse post contém links de afiliados parceiros do Manual da Blogueira!

9 comentários:

  1. Que lindo! Já virou rotina entrar aqui no seu blog para olhar se tem post novo. Você nos inspira a continuar e não desistir. Obrigada pelo ótimo trabalho e pela dedicação que vc tem com o blog, que é lindo e muito inspirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto amor nesse comentário <3 São por pessoas assim como você que continuo sonhando Evie. Obrigada por cada palavra de incentivo, não imagina o quanto isso me motiva. Faço tudo com muito amor pra vcs <3

      Queria te abraçar agora 8) sua linda :D Mil bjos :*

      Excluir
  2. Gostei do exemplo da sala com 30 pessoas, realmente dá um gás a mais se pensar assim. Sucesso!

    http://tendenciasaparte.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá um friozinho na barriga, só de imaginar 30 pessoas te olhando dentro de uma sala fechada, néh verdade? Pois bem, se pesarmos assim, passamos a dar valor a cada leitor que faz parte do nosso projeto.

      Todo sucesso do mundo pra vc tbm! Seu blog é lindo, amei a resenha da máscara da Bio Extratus <3 #Arrasou Bjão linda :*

      Excluir
  3. Eu não conhecia o seu blog, mas eu amei, amei o post super completo, tirou todas as minhas dúvidas, super fã do seu trabalho <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laryssa <3 Fico feliz que tenha gostado!
      Bjão linda :*

      Excluir
  4. Quero casar com esse blog de tão maravilhoso que é kkkkk
    Obrigada pelas dicas, estou começando agora e aqui tirei muitas duvidas!

    Beijão,
    Desencana mina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda <3 Obrigada Daniella! Fico muito em feliz em saber que está gostando do conteúdo. Seja muito bem vinda ao Manual <3 Bjão :*

      Excluir
  5. Olá Lorena, maravilhoso seu conteúdo! Por favor me ajuda: eu tenho meu blog desde 2016 e coloquei como o nome dele o meu próprio nome. Você deu a dica de não inicar o blog com seu próprio nome mas eu queria meio que á ir criando uma marca com o meu nome(sou futura jornalista) e também irei começar meu canal no Youtube daqui a um mês. Mas ao mesmo tempo o meu nome, Nathielly Maria, realmente não indica logo de cara que tipo de conteúdo eu trago (motivação, poesia e crônicas). Estou com medo de mudar o nome do meu blog e dá pane haha pois como vc disse demora meses pro google reeconhecer. ME AJUDA POR FAVOR!! MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir