40 Modelos de Mídia Kit Editável + 5 Super Bônus → Eu Quero ←

X


Follow Us

Participe da nossa comunidade de Mulheres Empreendedoras!

Cadastre-se para receber as novidades do blog direto do seu e-mail!

 

23 agosto 2016

6 dicas para blogueiras iniciantes - Guia Prático


Guia prático de como ser uma blogueira
profissional mesmo sendo iniciante


Acabou de criar um blog e está perdida a procura de dicas para blogueiras iniciantes? Já começo dizendo que é super normal "sofrer" no início por não ter experiência em algumas áreas, como a criação de conteúdo e formas de divulgação. A empolgação é super normal no início, mais antes de pensar em criar, é sempre bom planejar pra que depois não se arrependa de algo.

Ter sucesso numa blogosfera tão concorrida é preciso antes de tudo ter foco e muita determinação. Há sempre espaço pra mais um, e te garanto que se trabalhar da forma correta, muito em breve deixará de ser uma blogueira iniciante para se tornar referência no seu nicho. Como em qualquer área da vida, o blog requer paciência e muita dedicação para alcançar os objetivos. 

Esse planejamento cujo citei, engloba 6 elementos principais que toda nova blogueira precisa saber, são eles: Nome, layout, conteúdo, divulgação, redes sociais, monetização e parcerias. A caminhada é longa, mas garanto que o esforço valerá a pena.


DICAS PARA BLOGUEIRAS INICIANTES - O GUIA PRÁTICO



1. NOME

Um mar de blogs surge a todo instante e escolher um nome que seja único e impactante ao mesmo tempo, se torna uma tarefa quase que impossível. Antes de mais nada, você precisa descobrir o nicho em que deseja atuar: moda, maquiagem, viagens... Assunto escolhido, é chegada a hora:

⤷ Escolha um nome que seja fácil de lembrar e de escrever. 
⤷ Que tenha a ver com o nicho principal do blog. Por exemplo: Quando você lê "Manual da Blogueira" logo pensa em um blog que disponibiliza dicas para blogueiras. 
⤷ Não coloque o seu nome no blog, porque as pessoas ainda não te conhecem, e consequentemente não terão interesse no começo. 
⤷ Procure saber se o nome está disponível para domínio próprio, caso deseje um.

→ DicaDeAmiga: A escolha do nome é super importante, porque depois de certo tempo, caso você queira trocar de nome, sofrerá alguns danos perante o Google em relação a divulgação. Pois a sua url (www.nomedoseublog.com.br) é indexada na ferramenta de pesquisa, e depois que você muda, todas as páginas do seu blog serão indexadas novamente. Resumindo: É como criar o blog do zero. O Google leva de 3 a 5 meses para indexar novamente.

2. LAYOUT

Costumo dizer que o layout é a roupa de um blog. Ele mostra o estilo de quem escreve, a identidade do autor. Um blog arrumado, bem estruturado atrai pessoas, porque mesmo antes de ler um artigo, o leitor passeia, observa as cores, as imagens, ilustrações, e se ele gostar, permanece. 

Existe uma infinidade de layouts prontos, mas nada se compara com um exclusivo, feito sob medida. A parte visual é tão importante quanto o conteúdo. Quem não gosta de visitar uma casinha limpa e arrumada? Isso vale para os blogs também, por isso:

⤷ Não enfeite demais o layout, dê prioridade aos seus posts. 
⤷ Opte por cores suaves e com harmonia. 
⤷ Procure referências para desenvolver o seu.

3. CONTEÚDO

Sempre bato na tecla aqui no Manual sobre esse assunto, pois um conteúdo de qualidade pode sim te levar ao sucesso. Mas o que seria um conteúdo de qualidade? É o artigo que resolve o problema do leitor, que dá á ele a solução, seja ela informativa ou não. Quando você digita no Google é porque necessita saber de algo, e se você encontra em meu blog a solução, eu ganho um ponto com você.

Para que nunca falte assunto, é sempre bom escolher as categorias corretas e explora-las para criar novos posts. Escolha um assunto principal e foque nele, para que seus leitores saibam que em seu blog eles terão o que procuram. 


4. DIVULGAÇÃO

É indispensável para o sucesso do seu blog. Mas sempre existiu essa dúvida, de como divulgar e qual seria a forma correta. E eu digo que a melhor forma para um blog, é o seo e as redes sociais. Foque em construir um seo consistente e verá bons resultados em poucos meses. Nas categorias Divulgação e Mais visitas você encontra conteúdos que te ajudarão sobre esse assunto.

5. REDES SOCIAIS

Tenha todos que puder e aprenda a usa-los, pois cada mídia possui sua particularidade e sua forma de divulgação. Esteja presente nelas, causando engajamento e movimentação, para atrair novos leitores. 



6. MONETIZAÇÃO/PARCERIAS

Para gerar alguma renda seu blog precisa ter um público fiel, então essa etapa pode demorar um pouquinho. Isso vai depender do seu ritmo de trabalho e da qualidade do conteúdo que você apresenta. É super importante ter um mídia kit para apresentar as estatísticas do blog para um futuro parceiro. Mas lembre-se:

⤷ Nunca saia pedindo produtos. 
⤷ Espere alcançar um número razoável de seguidores para procurar parceiros. 
⤷ Não tenha vergonha de ganhar dinheiro com o blog. 
⤷ Quando se sentir pronta, vá atrás dos parceiros. 
⤷ Seja sempre profissional. 
⤷ Nunca minta para conseguir parceria.


DICAS BÔNUS:
  1. Sempre que puder, responda os comentários.
  2. Foque na qualidade, não na quantidade.
  3. Faça amizade com outras blogueiras.
  4. Seja simpática e educada.
  5. Respeite seu leitor.
  6. Nunca copie o post da amiga.
  7. Seja autêntica e única.
  8. Tenha cuidado com o português.
  9. Use boas imagens .
  10. Estude muito.

Conclusão

Blogar exige muita disciplina, dedicação, amor, tempo e paciência. 

→ Disciplina para não perder o foco principal.

→ Dedicação para conquistar as metas e objetivos.

→ Amor pelo que faz. 

→ Tempo para produz e divulgar com qualidade. 

→ Paciência para esperar o seu momento.


Salve esse pin para ver mais tarde!




Dica fundamental: Não foque nas grandes blogueiras, não queira ser como elas, seja você, mostre o seu talento, o seu potencial e verá grandes resultados. Ter uma inspiração é muito legal, mas não deixe isso te frustar nem te desanimar. O caminho é longo, mas quem trabalha da forma correta consegue atingir seus objetivos. 

E falando em objetivos, qual seria o seu?
Ter muitos seguidores, ganhar produtos, ser reconhecida mundialmente, viver do blog?

Tome cuidado com os objetivos que almeja para não se frustar. Dê valor a cada seguidor, a cada comentário. Se você tem 30 seguidores e acha pouco, imagina uma sala com 30 pessoas olhando pra você, e acompanhando o seu trabalho, parece pouco? Depende do seu ponto de vista. 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo |  Instagram Pinterest

16 comentários:

  1. Que lindo! Já virou rotina entrar aqui no seu blog para olhar se tem post novo. Você nos inspira a continuar e não desistir. Obrigada pelo ótimo trabalho e pela dedicação que vc tem com o blog, que é lindo e muito inspirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto amor nesse comentário <3 São por pessoas assim como você que continuo sonhando Evie. Obrigada por cada palavra de incentivo, não imagina o quanto isso me motiva. Faço tudo com muito amor pra vcs <3

      Queria te abraçar agora 8) sua linda :D Mil bjos :*

      Excluir
    2. excelente gostei muito ,criei um um blogue não sabia nem pôr onde começar.

      Excluir
    3. Fico feliz que tenha te ajudado <3

      Excluir
  2. Gostei do exemplo da sala com 30 pessoas, realmente dá um gás a mais se pensar assim. Sucesso!

    http://tendenciasaparte.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá um friozinho na barriga, só de imaginar 30 pessoas te olhando dentro de uma sala fechada, néh verdade? Pois bem, se pesarmos assim, passamos a dar valor a cada leitor que faz parte do nosso projeto.

      Todo sucesso do mundo pra vc tbm! Seu blog é lindo, amei a resenha da máscara da Bio Extratus <3 #Arrasou Bjão linda :*

      Excluir
  3. Eu não conhecia o seu blog, mas eu amei, amei o post super completo, tirou todas as minhas dúvidas, super fã do seu trabalho <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laryssa <3 Fico feliz que tenha gostado!
      Bjão linda :*

      Excluir
  4. Quero casar com esse blog de tão maravilhoso que é kkkkk
    Obrigada pelas dicas, estou começando agora e aqui tirei muitas duvidas!

    Beijão,
    Desencana mina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda <3 Obrigada Daniella! Fico muito em feliz em saber que está gostando do conteúdo. Seja muito bem vinda ao Manual <3 Bjão :*

      Excluir
  5. Olá Lorena, maravilhoso seu conteúdo! Por favor me ajuda: eu tenho meu blog desde 2016 e coloquei como o nome dele o meu próprio nome. Você deu a dica de não inicar o blog com seu próprio nome mas eu queria meio que á ir criando uma marca com o meu nome(sou futura jornalista) e também irei começar meu canal no Youtube daqui a um mês. Mas ao mesmo tempo o meu nome, Nathielly Maria, realmente não indica logo de cara que tipo de conteúdo eu trago (motivação, poesia e crônicas). Estou com medo de mudar o nome do meu blog e dá pane haha pois como vc disse demora meses pro google reeconhecer. ME AJUDA POR FAVOR!! MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathielly, Não sei porque motivo só agora (2020) estou vendo seu comentário que foi publicado em 2018. Respondi os comentários abaixo do seu, mas a sua dúvida eu não tirei, me perdoe. Mas mesmo sem saber se ainda você vai ler minha resposta, vou deixa-la aqui, porque talvez ajude outras pessoas:

      Se você quer MUITO criar um blog com seu nome, CRIE! Esquece as regras, fuja delas um pouco. A verdade é que não existe o certo ou errado. Existe um caminho que encurta a jornada, mas se você está disposta a arriscar, faça aquilo que seu coração quer.

      Um blog com seu nome pode fazer sucesso dentro de meses, vai depender de outros fatores, como qualidade do conteúdo e formas de divulgação. Somente o nome não determina o sucesso ou fracasso do blog.

      Acalme seu coração e faça aquilo que se sentir mais confortável <3

      Excluir
  6. Amei ótimas dicas vou colocar tudo em prática.
    https://thifanysantosoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo trabalho, você tá ajudando demais <3

    ResponderExcluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações