LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


10 setembro 2019

Guia básico: Como escolher o nome do seu blog

escolher o nome do seu blog

Uma das jornadas de quem está pensando em criar um blog, é escolher um nome, mas isso logo se torna um obstáculo porque quase sempre a sua ideia já está sendo utilizada por alguém. Mas não se desespere, pois existe algumas etapas na qual você precisa passar antes de definir o nome ideal.

O nome do blog é importante mas ele não é garantia de sucesso


A verdade é que para um blog dar certo é preciso vários ingredientes, e é ingenuidade achar que o nome sozinho vai fazer do blog um sucesso. Claro que um nome bem elaborado vai chamar atenção, mas todo cuidado é pouco porque você pode também acabar chamando atenção do público errado.  Então antes de te passar as dicas, eu preciso responder algumas dúvidas, que são da grande maioria.

O nome do blog deve representar o meu nicho?


A verdade é que não existe resposta certa para essa pergunta, o que posso afirmar com propriedade é que um blog cujo o nome representa o seu niho tem maiores chances de crescer sua audiência. Pense comigo, no início ninguém te conhece, então é muito mais vantajoso criar um nome que tenha relação com o tema do blog pra que as pessoas associem o nome ao conteúdo.

Posso adicionar o meu nome no blog?


Pode sim. Mas só levando em conta o que eu disse no tópico anterior, o melhor seria juntar o seu nome com uma palavra relacionada ao seu nicho. Por exemplo: Karine tem um blog literário, e em sua pesquisa ela selecionou as principais palavras relacionadas ao seu nicho. Então, ela escolheu a palavra estante para compor com seu nome, e a junção deu Estante da Karine.

E se o nome que eu escolher já estiver registrado?


É simples, basta adicionar a palavra blog no final, por exemplo: www.estantedakarineblog.com.br

E se eu mudar o nome no decorrer da minha jornada?


Pode acontecer com qualquer um, porque nossas ideias mudam, nossos gostos também, então isso é normal e faz parte do processo. Só que infelizmente depois de um certo tempo, a url do blog já está indexada no Google, nas redes sociais, e quando mudamos o nome, perdemos a url antiga e a consequência são as mudança drásticas no tráfego, seria como se estivéssemos iniciando do zero.

Então, o que você deve fazer é trabalhar duro para recuperar o tráfego, e continuar o trabalho de SEO. Por isso é importante escolher o nome com atenção, fazer suas pesquisas corretamente para que você possa usar o mesmo nome por muito tempo.

Como escolher um nome perfeito para o seu blog


1. Primeiro passo: Responder as questões abaixo


✩ Quais problemas vou resolver para o meu público?
✩ Quais adjetivos e substantivos melhor descrevem meu nicho?
✩ Que imagens vêm à minha mente quando penso no meu nicho?
✩ É importante e necessário adicionar o meu próprio nome?

Todas as perguntas são importantes e lhe dará uma base para continuar os próximos passos.

2. Evite tendências


Elas vem e vão, mas o que queremos é que os nossos blogs permaneçam no ar por muito tempo, por isso é importante ter um nome atemporal. Um nome moderno pode até ser legal no inicio mais daqui um ano pode estar desatualizado.

3. Trate o blog como um negócio desde o início


Mesmo criando um blog apenas por diversão, ou até mesmo para ganhar dinheiro, lá na frente ele pode se tornar um negócio online bem sucedido, com um pensamento empreendedor você enxergará melhor os possíveis nomes do seu novo projeto.

4. Evite traços e letras duplicadas na URL


Os hífens (www.estante-da-karine.com.br) ou letras duplicadas (www.estantedakarinee.com.br) provavelmente as pessoas vão esquecer de utilizar. No mundo online as pessoas não são acostumadas a usar traços e duplicar letras.

Caso o seu nome precise de um ou mais hífeis é um sinal de que ele não é exclusivo o suficiente, e que você estará competindo com um blog ou empresa já existente.

5. Seu nome DEVE ser fácil de soletrar


Faça um teste falando o nome do seu blog em voz alta para alguém e peça para que ela escreva, assim você terá certeza de que seu público não sentirá dificuldades em digitar o nome do navegador. Um erro comum é: "Será que se escreve com s ou com z?".

Não deixe seu leitor perder tempo com ortografia, facilite para que ele lembre da sua URL.

6. Crie uma lista de ideias


Uma forma criativa de obter várias ideias é fazendo combinações de nomes ou trechos de palavras. Existem algumas ferramentas que fazem esse serviço e você pode usar criar diversos nomes.

O site americano Blog Name Generator é especialista na geração de nomes para blogs em geral. Na página principal da ferramenta você encontra um resumão de como a mágica acontece. 

Uma das dicas que contém no site é inserir a palavra-chave mais importante ou 2 a 3 palavras que melhor descrevem o conteúdo pretendido do seu blog. Usei o tradutor do Google Chrome para entender melhor e tirei um print para você conhecer a ferramenta.



7. Visite blogs americanos


No Google tradutor, pesquise por blogs relacionados ao seu nicho, e inspire-se neles para criar o seu nome. Só tome cuidado para não escolher palavras que são conhecidas somente lá fora, e para resolver essa questão basta buscar por sinônimos das palavras que escolher.


8. Verifique se o domínio está disponível



De nada adianta criar o melhor nome do mercado se ele já está registrado. O domínio do Manual da Blogueira foi adquirido no site RegistroBr e eu pago R$40,00 por ano, nunca tive problemas.

escolher o nome do blog


+ Leia também: 8 motivos para você comprar um domínio próprio agora

9. Faça testes


Espero que depois das dicas acima, você encontre pelo menos 5 nomes que goste muito para fazer testes com amigos, familiares e seguidores. Mesmo que o valor de um domínio seja relativamente barato, é importante fazer testes antes de tomar uma decisão final.

Você pode entrar em contato com seus seguidores ou acessar grupos no facebook relacionados ao seu nicho para perguntar aos seus futuros leitores o que eles acham do seu nome. Perguntas como:

✩ O que vem na sua cabeça ao ler o nome do meu blog?
✩ É fácil de pronunciar?
✩ O que o nome te lembra?
✩ O que gostou no nome?
✩ O que não gostou no nome?
✩ Você confundiu com outros nomes?

Com essas respostas você vai tirar todas as suas dúvidas em relação ao nome do seu blog e ninguém melhor que os seus leitores para dizerem se você está ou não no caminho certo. 

O próximo passo depois do teste é tomar uma decisão e determinar um prazo para cumprir. Não espere muito, porque alguém pode ter a mesma ideia, passar na sua frente e registrar o nome primeiro.



Conclusão

Espero que as dicas tenham te ajudado a entender a importância de escolher um nome para o blog e melhor, tenham te auxiliado como fazer, porque nomear o blog é o primeiro passo.

Se você quer ser uma blogueira profissional, é preciso levar isso a sério desde o início. Mesmo que não queira ser criadora de conteúdo por muito tempo, o seu nome escolhido cuidadosamente deve ser a primeira ação a ser tomada para diferencia-la das outras blogueiras.

E se você gostou das dicas, não deixe de compartilhar com alguém que precisa aprender mais sobre blogs e empreendedorismo online. Acompanhe o blog também no Instagram e Pinterest.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Infelizmente eu não tenho nenhuma dica sobre canal, mas no próprio youtube você encontra vários vídeos ensinando a criar e a crescer um canal. Boa sorte!

      Excluir
  2. Oi!! Adoro seu blog.!! queria tirar duas dúvidas.. o BLOGGER qdo é gratuito ele tem aqueles anúncios obrigatórios? Domínio e hospedagem são duas coisas diferentes não é mesmo?
    Desde de já agradeço .. aguardo retorno.
    Fabiana. bjuuuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O Blogger é uma plataforma gratuita de criação de blogs e sites. Nela você não paga hospedagem. O domínio você compra se quiser, porque o Blogger oferece um domínio gratuito que é o www.nomedoseublog.blogspot.com

      Então, domínio e hospedagem são coisas diferentes. Domínio é a URL do seu blog, e a hospedagem é "casa" onde seu blog vai morar, digamos assim.

      Os anúncios são providos do Google Adsense, um programa de afiliados que você faz parte se quiser. Caso queira participar é preciso se cadastrar no Google Adsense e solicitar a participação, e eles é que vão decidir se o seu blog é apto ou não para fazer parte. Se você for aceita os anúncios vão aparecer no seu blog e a cada visualização e clique que seu anuncio receber você ganha uma pequena comissão, paga em centavos de dólares. Essa comissão pode ser resgatada quando atingir 100 dólares. Basicamente é isso. Beijos Fabiana e sucesso <3

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações