LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


17 março 2020

Como criar freebies incríveis para crescer sua lista de email

crescer sua lista de email

O que são freebies?


São brindes que o autor do blog cria e disponibiliza gratuitamente para sua audiência. Para ter acesso ao material o leitor precisa deixar nome e email para fazer o download. Com endereço de email o autor do blog poderá manter contato enviando conteúdos de valor, atualizações e ofertas.

Por que devo criar freebies no meu blog?


Para gerar autoridade e reciprocidade. Blogs que disponibilizam materiais gratuitos são indicados por seus leitores e são vistos como autoridade no assunto. O manual da blogueira por exemplo recebe visitas vindas de posts de indicações feitas em 2016. 

Foram blogueiras que sentiram vontade de retribuir indicando meu blog em seus posts, isso se chama reciprocidade. Outro sentimento que despertou em meus leitores foi o de autoridade. Muitos me viam como referência em tutoriais em HTML e me procuravam para tirar dúvidas e pedir opinião.

Dessa forma meus brindes foram espalhados e compartilhados em diversos blogs, mas o maior erro que cometi no começo foi não pedir em troca do meu material gratuito, o email dos leitores. Eu apenas disponibilizava o link para download e hoje eu sei que isso não é bom para o blog.

Por isso eu decidi mudar a minha forma de distribuir meus materiais gratuitos e vou  te ensinar o jeito certo e como eu faço para criar freebies incríveis que todo mundo quer baixar ou acessar.

Como criar freebies incríveis para crescer sua lista de email


1. Escolha um assunto quente


Eu amo criar freebies, me divirto muito no processo de criação e a melhor maneira que encontrei é criar um brinde que complemente um artigo. Além de você adicionar um upgrade no post você ainda aumenta as chances de receber muitos leads, porque eles estão engajados no conteúdo e quando o leitor percebe que você disponibilizou um material complementando o artigo, isso o deixa animado e com vontade de fazer o download, por exemplo:

Suponhamos que você crie um post sobre como planejar a primeira viagem a disney. Neste caso seus leitores vão amar uma checklist com tudo o que eles precisam fazer para ter uma viagem tranquila. Nela pode conter lista de documentos, de roupas, de sapatos, de artigos de higiene pessoal e etc.

Claro que você não deve criar um brinde cada vez que você publica um artigo. Recomendo que crie de 2 a 3 brindes por mês, dependendo do formato, porque freebies como ebooks por exemplo, demandam mais tempo na criação.

Só não cometa o erro de criar seu brinde sem ter certeza que sua audiência está em busca daquele conteúdo. Baseie seu brinde nas últimas postagens, nas dificuldades que seu público enfrenta. 

Se alguém te procurou para tirar dúvidas sobre algo, porque não criar um ebook cheio de conteúdo e que acabe com as dúvidas do leitor? Se ele tem dúvidas, provavelmente outras pessoas também tem, então é hora de criar sua isca digital para capturar esses leads.

2. Defina o formato


Brindes como, planners, checklist e templates são mais simples de produzir porque não é preciso criar textos e imagens, mas isso não significa que seja fácil, por isso é importante fazer uma pesquisa antes de começar, anotar ideias, salvar inspirações e somente depois partir para ação.

3. Crie seu brinde


Agora é o momento de escolher a ferramenta para criar sua isca. Você pode usar: Word, powerpoint, canva, photoshop e outros. Fique atento na identidade visual de seus freebies, para cria-las no padrão do blog. Use as cores principais e as fontes sem exagerar.

Caso não saiba como começar a criação, faça uma pesquisa e busque inspirações. Não é errado usar um material como referência, o erro é fazer igual, com as mesmas cores, fontes, layout e etc.

4. Crie o mockup do seu freebie


Um erro que você não pode cometer de jeito nenhum é não mostrar seu brinde de forma clara, como se eles estivesse em uso, porque no mundo digital para chamar atenção é preciso exibir o material de uma forma que as pessoas entendam do que se trata e o mockup existe para isso.

Então, ao criar o banner para divulgar seu freebie, não acrescente apenas textos, adicione o brinde em imagem, assim a pessoa vai ter uma noção de como é e terá mais vontade de baixar.

Se você utilizar o Word ou PowerPoint para criar o brinde, não vai ser possível salva-lo em formato PNG ou JPG, porque esses programas não salvam seus arquivos em forma de imagem. A solução que encontrei foi salvar o brinde em PDF e no site small pdf converter o arquivo.

Feito isso, terei as imagens do brinde e vou poder criar um banner chamativo. No banner abaixo você pode ter uma pequena noção do que estou explicando. Transformei o PDF do guia de instalação em imagens para que você e outras pessoas possam entender e visualizar melhor.


É muito importante saber: Caso seu brinde seja editável, lembre-se de salvar para enviar ao leitor no formato da ferramenta que a criou, por exemplo:

  • Salve em PSD se for no Photoshop.
  • Em .docx se for no Word.
  • Em .pptx ser for no PowerPoint.

Somente salve em PDF se o brinde for para leitura (ebook, guia e etc) ou para imprimir (planner, checklist, calendário e etc).

5. Hospede seu freebie no Google Drive


Após salvar seu brinde em formato original, é preciso hospeda-lo em uma ferramenta que fornece links para download, porque será através desse link que as pessoas conseguirão baixar uma cópia do seu brinde. No momento eu utilizo o google drive e para hospedar seu freebie é muito fácil:

5.1 - Esteja logada na sua conta no Google.
5.2 - Acesse a ferramenta Google Drive.
5.3 - Clique em Novo e depois em Upload de arquivos. Selecione seu brinde e clique em abrir.
5.4 - Assim que o brinde estiver no Google Drive, clique nele para selecionar e por último, com o botão direito do mouse, clique em Gerar link compartilhável.

Copie e cole esse link em um bloco de notas, porque vamos precisar dele nos próximos passos.

6. Crie a página de captura


O próximo passo agora é criar uma página de captura bem trabalhada para convencer as pessoas de que seu brinde vai ajudar e vai resolver o problema. Não se iluda achando que por ser um brinde gratuito milhares de pessoas vão querer deixar seu email em troca do material.

É preciso criar uma página que explique em detalhes o valor do seu freebie. Crie uma breve descrição que convença a pessoa de que o seu brinde é a solução do problema dela. Foque na transformação que a pessoa terá se baixar e usar seu material.

Por exemplo: Suponhamos que você crie um planner semanal. A pessoa que deseja baixar esse tipo de material está em busca de uma vida mais organizada, e é isso que você deve vender na sua página de captura, a transformação que a pessoa vai ter ao usar seu brinde.

O erro acontece quando você destaca os pontos fracos do seu material, como: cores e o layout. Isso a maioria tem. Tente entender o diferencial da seu brinde, qual é a transformação que a pessoa terá ao usar o seu freebie.

+ Leia também: Como criar uma página de captura grátis e profissional

crescer sua lista de email

7. Crie a página de obrigado


Outro erro que muitos cometem, inclusive eu já cometi, é não criar uma página de agradecimento. Depois que a pessoa baixa algum brinde ela não sabe qual próximo passo tomar, então sua função é criar uma página de agradecimento, que aparece logo depois que a pessoa deixa nome e email e clica no botão inscrever ou baixar.

Essa página é criada por você e deve ser usada estrategicamente. A maioria dos provedores de email possuem uma página padrão, não muito chamativa, por isso não recomendo usar.

Em minha página de obrigado deixo um aviso no topo dizendo que o brinde está a caminho e que se por acaso o email não chegar na caixa de entrada, provavelmente ele está no spam, então peço para pessoa verificar.

Deixo também um convite para participar do meu grupo no facebook e das minhas redes sociais. Se você tiver outras informações como uma oferta de um produto ou deseja convida-las para uma determinada lista, a página de obrigado é um bom lugar.

Outra forma até mais simples, é adicionar o botão de download na página de obrigado. Mas isso só funciona se você tiver poucos brindes, porque você cria muitos freebies, seria inviável criar uma página de obrigado com botão de download para cada brinde criado, não faz sentido.

A melhor opção nesses casos é criar uma biblioteca de brindes com todos os freebies do blog em um único lugar. Na página de captura que contém o formulário adicione um mockup dos brindes que sua biblioteca possui, assim fica ainda mais convidativo.

Deixe por escrito os nomes dos brindes logo abaixo do mockup e formulário. Crie uma boa descrição e não esqueça de adicionar uma chamada para ação.

8. Envie seu freebie para o email do leitor (Opcional)


Na página de obrigado você pode adicionar o botão de download. Mas caso queira se apresentar para o seu novo lead a melhor opção é enviar o brinde automaticamente por email, e nome desse tipo de campanha é automação.

O email contendo o brinde precisa chegar na caixa de entrada segundos após a inscrição do seu lead. É chato quando a gente se inscreve para ter acesso a um material e ele leva horas, as vezes dias para chegar, por isso é importante não cometer esse erro, porque queremos que o lead continue interessado e tome decisões naquele momento que ele está super atraído pelo seu brinde.

Se você também deseja aprender como enviar seu freebie direto para o email do leitor cadastrado, é só me deixar saber através dos comentários, que em breve trago mais essa dica.

9. Teste se está tudo funcionando


Uma das etapas importantes é testar para ter certeza que tudo está funcionando perfeitamente para que não ocorra erros na hora que os leitores tiverem acesso ao seu brinde. Verifique se:

  • O PDF está abrindo.
  • O link no Google drive fazendo download.
  • O formulário está funcionando.
  • A URL da página de captura está abrindo.
  • O botão de download está ok.
  • O email automático está chegando certinho.
  • A página de obrigado está abrindo.
  • Os links da página de obrigado estão ok.

10. Divulgue seu freebie em diversos lugares 


A última etapa e uma das mais importantes é a divulgação, porque nada adianta criar o melhor brinde se ninguém souber que ele existe, por isso eu selecionei algumas formas de você divulgar seu brinde:

  • Dentro de artigos relacionados ao tema do brinde.
  • Barra no topo do blog.
  • Aba do Menu.
  • Pins com mockups dos brindes.
  • Infográficos.
  • Stories no Instagram.
  • IGTV no Instagram.
  • Banner na lateral do blog.

Salve esse pin em sua pasta favorita!

crescer sua lista de email

Conclusão


Não se assuste com a quantidade de etapas que tem a produção de freebies para crescer sua lista, pois a verdade é que levar o blog a sério e fazer dele seu emprego em tempo integral, dá muito trabalho.

Por isso é necessário ter amor pelo nicho, força de vontade e dedicação.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo |  Instagram Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações