07 maio 2020
Como criar uma página de captura grátis e profissional
O Mailchimp é uma das melhores ferramentas de email marketing que eu recomendo aos iniciantes, mesmo o serviço sendo oferecido em inglês, ainda sim é um dos melhores. Os novatos podem acreditar, ter uma lista de email não é uma tarefa impossível e distante.
Existem vários serviços de email grátis e o Mailchimp foi o primeiro que testei e uso até o momento que escrevo esse artigo. Para os iniciantes eles oferecem um plano gratuito, onde é possível ter até 2 mil leads e enviar até 10 mil campanhas normais e de autoresponder por mês.
No plano free, você pode criar páginas de captura e formulários ilimitados, mas o Mailchimp oferece outras inúmeras funcionalidades gratuitas e fundamentais para quem está iniciando.
Um elemento importante e fundamental para quem trabalha com lista de email foi retirado do plano gratuito em Maio de 2019, a sequência de email automático. Porém, se você criou sua conta antes da mudança você ainda tem acesso a essa função no Mailchimp. Mas antes de criar a página de captura, é preciso entender o que é e como ela funciona.
O que é uma página de captura
É uma página que contém um formulário ou um botão que abre para um formulário, onde a pessoa possa deixar seu nome e email em troca de receber uma recompensa digital, que podemos chamar de isca, brinde ou freebie. Após a inscrição, a pessoa recebe um email com o link para fazer download.
Então, antes de criar sua primeira página de captura, você precisa produzir um material de qualidade e que seja de interesse do seu público. Porém, você pode também adicionar uma caixa de inscrição oferecendo apenas o envio de atualizações do blog.
Mas essa forma de atrair público para sua lista é menos eficiente e não é recomendada, porque blogs profissionais oferecem brindes para seus futuros assinantes para assim segmentar seu público.
Por que um blog profissional usa página de captura
A lista é um ativo seu, ao contrário das redes sociais, porque seu perfil no Instagram não te pertence, caso decidam excluir ou bloquear seu perfil, infelizmente não tem muito o que fazer. Você pode contestar, mas mesmo assim é algo que não temos controle.
Como por exemplo na questão do engajamento, nosso conteúdo não é entregue a todos os seguidores, ao contrário da lista. Quando você envia uma campanha ela é entregue para todos da sua lista, porém nem todos vão abrir, mas o conteúdo é entregue para todos.
Então, o motivo principal dos blogs profissionais usarem páginas de captura é parar crescer a lista de email e assim gerar relacionamento e autoridade. Porém para que aja interessados em participar da lista, é preciso criar brindes que chamem atenção.
Com uma lista de email você pode construir uma base sólida com seu público e gerar confiança, pois seus leitores se sentirão exclusivos por fazerem parte de um grupo vip que recebe em primeira mão as novidades do blog, por isso é importante enviar conteúdo alta qualidade e que resolva problemas.
Outra vantagem de ter sua lista é que ela te pertence e você pode trocar de serviço de email quando quiser porque sua lista pode ser baixada e depois ser adicionada em outra ferramenta de email.
Como um blog profissional usa sua página de captura
Blogs profissionais criam freebies que complementam o artigo e existe inúmeras formatos de brindes que você pode criar para presentear o seu público. A página de captura é o local onde o formulário fica hospedado e você pode divulgar o link dessa página no blog e nas redes sociais.
+ Leia também: 12 ideias de freebies para aumentar sua lista de email
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Como criar uma página de captura grátis
Vamos utilizar o Mailchimp para criar sua primeira página de captura, pois essa função é integrada com a lista e para os iniciantes essa é a melhor forma.
1. Acesse sua conta ou crie uma lista de email grátis no Mailchimp.
2. No menu superior, acesse a opção Create e em selecione a função Landing Page. Em seguida uma janela se abrirá para você preencher, adicione um nome para a página de captura e selecione a lista onde os contatos serão armazenados.
8. Após finalizar a edição da página de captura, clique no botão Salve & Close.
2. No menu superior, acesse a opção Create e em selecione a função Landing Page. Em seguida uma janela se abrirá para você preencher, adicione um nome para a página de captura e selecione a lista onde os contatos serão armazenados.
3. Em Select Template contém todos os modelos editáveis de página de captura que o Mailchimp disponibiliza, o que diferencia um do outro é o layout. Após testar alguns templates eu tenho o meu preferido, e para ter acesso a ele, role a página e encontre opção Grow You List. Clique nela e você será direcionada para a próxima etapa.
4. Agora você está na área de edição da sua página de captura e com apenas um arraste e solte, você consegue personalizar e deixar sua landing page profissional. Ao passar o mouse por cima de cada elemento, ele é selecionado automaticamente, então basta clicar no local indicado na imagem abaixo.
Logo após, a área de edição vai aparecer no lado direito da página, isso acontece com cada bloco, ou seja, o layout que escolhemos tem o total de 4 blocos: Imagem, título, descrição e formulário.
Não vou mostrar o passo a passo de como editar cada bloco porque se não esse post vai ficar enorme, mais do que já está, então tire um tempo do seu dia para estudar essa área de edição e para te ajudar, use a extensão do Google Tradutor para traduzir a página.
5. Mas, antes de começar, você precisa traduzir o formulário, porque como a ferramenta é americana, por padrão os comandos aparecem em inglês e a extensão não vai servir nessa etapa. Então, selecione o bloco do fomulário, em seguida clique em signup form builder como a imagem abaixo ilustra.
6. E você será direcionado para a página de edição do formulário. Clique em Translate it, depois em Set default language selecione a opção Portuguese (Brazil) e por último role a página e clique no botão Save Translation Settings. Agora, os formulário de todas as páginas de captura ou qualquer formulário que você criar estarão traduzidos. Portanto, essa etapa é feita uma única vez.
7. Agora volte para continuar a edição da página de captura. Clique em Campaigns, procure a página que deseja editar e clique em Edit que sempre fica na frente do nome que você deu para a página.
8. Após finalizar a edição da página de captura, clique no botão Salve & Close.
9. E você será direcionado para a parte final da criação da página de captura, onde é preciso adicionar o título da página e a URL, pois é ela que você vai divulgar no blog e nas redes sociais, lembrando que em ambas é preciso adicionar o nome do brinde, para deixar sua página mais profissional.
Feito isso sua página de captura está pronta e você já pode começar a divulga-la caso o seu interesse seja apenas receber assinantes sem a ajuda de brindes. Mas se assim como eu você ama criar freebies para sua audiência, porém ainda não sabe como envia-los para sua lista no piloto automático, no próximo post vou te mostrar o passo a passo de como configurar o autoresponder do mailchimp.
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