LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


17 outubro 2016

8 Dicas de como fazer o blog aparecer na primeira página do google

aparecer na primeira página do google
O Google é o maior site de busca da internet. Ele é seu aliado no quesito divulgação. Mas você preparou o seu blog para aparecer no Google? Existem uma infinidade de blogs e sites que abordam o mesmo tema, e que será o seu concorrente nos mecanismos de busca. 

O que vai diferenciar um blog do outro, é a forma de aplicação do SEO. Fatores como autoridade, frequência na atualização, conteúdo de qualidade e original, ajudam a posicionar melhor o seu artigo. 

A autoridade por exemplo é determinada pelo tempo de vida do blog, o volume de visitas, os links que apontam para ele e outros fatores. Vamos supor que você criou um post muito bom, e que outros blogs o divulgaram sem você saber, simplesmente por terem gostado do conteúdo. Então, quanto mais pessoas divulgarem aquele post, mais autoridade ele terá.

Isso mostra ao Google que o seu blog é relevante para o público, e consequentemente ele sobe o artigo de posição. Uma ótima forma de conseguir links externos para aumentar sua autoridade é adotando a prática do Guest post, que são artigos escritos por alguém que não é dono do blog. Mas isso é assunto pra outro dia!

Para explicar melhor, vamos usar como exemplo o artigo 20 ideias de posts para o seu blog. O Manual aparece na primeira página e em quinta posição, ou seja, estamos entre os 10 primeiros, com mais de 12 milhões de concorrentes, que usaram a mesma palavra-chave em seus conteúdos. Veja na imagem abaixo:

aparecer no Google





Como aparecer na primeira página do Google


1. Título otimizado - Para o seu conteúdo aparecer no Google com facilidade você deve adicionar a palavra-chave no título, que precisa conter mais que 40 e menos que 70 caracteres, e se a palavra-chave estiver no inicio do título, melhor ainda.

2. Url otimizada - Para ter um bom ranqueamento no Google é preciso construir uma URL consistente, identificando as principais palavras-chave do seu nicho e como o seu público alvo pesquisa por elas. Para aumentar as chances do seu post aparecer, é preciso que: 

  • A URL seja curta e direta. 
  • Seja separada por hífen. 
  • A palavra-chave deve estar contida. 
  • Deve ter no máximo 115 caracteres. 

Exemplo de URL incorreta

www.manualdablogueira.com.br/2016/05/20ideiasdepostsparaoseublog.frx?id=23454368

Exemplo de URL correta

www.manualdablogueira.com.br/2016/05/20-ideias-de-posts-para-o-seu-blog.html


3. Cabeçalho h1 - Também conhecidas como headings tags, são extramente importantes para o SEO, pois com ela os buscadores ficam sabendo quais são os trechos mais importantes do seu post. Existem 6 headings, sendo <h1> a mais importante e <h6> menos importante. 

Essa tag deve ser usada apenas uma vez em todo texto, e minha dica é usa-la no começo, como uma chamada do post. Lembre-se de adicionar a palavra-chave na tag h1.

aparecer no Google


Veja na imagem abaixo, exemplos das explicações 1,2 e 3.

aparecer no Google

4. Meta descrição - Tem como principal função resumir o assunto que o artigo abordará. Esse resumo aparece nos buscadores abaixo do título e a palavra-chave deve estar contida nela. 

O leitor não consegue ver na página ativa, somente nos buscadores. Esse não é um fator ranqueamento, mas ele ajuda no momento da escolha do usuário. Caso sua descrição seja atrativa, com certeza receberá muitos cliques.

aparecer no Google

5. Tag alt nas imagens - Já foi dito aqui o Manual que os robôs do Google conseguem ler somente a linguagem HTML, portanto eles não leem figuras. Para aparecer no Google é preciso também otimizar as imagens utilizadas no post. 

Existem dois atributos que ajudam o Google a te encontrar, são eles: Title e ALT. O Title tem como função descrever a imagem, e o ALT complementa-lo, fornecendo uma descrição alternativa e que será lida pelo Google. No blogger, basta clicar na imagem e selecionar a opção propriedades.

aparecer no Google

6. Links de saída - Sua principal função é completar a informação do post, e conduzir o leitor a pagina ou site em questão. Se o link for direcionado ao seu blog, suas visualizações vão aumentar gradativamente.


aparecer no Google

7. Densidade da palavra-chave - Um texto otimizado deve conter uma boa densidade de palavras-chave. Mas é preciso tomar cuidado pra não ser repetitivo de uma forma chata. Procure repetir de 3 a 5 vezes a palavra-chave, deixando uma delas em negrito.

8. Texto grande - O Google ama conteúdo grande e de boa qualidade. O mínimo recomendado são 300 palavras. Minha dica vai pra você que tem um canal no youtube. Não publique somente o vídeo no blog, (Por exemplo: "Assista a resenha do shampoo bomba" e abaixo o vídeo). 

Escreva um resumo do assunto abordado, tire boas fotos, rediga um texto gostoso de ler, porque eu te garanto que vai ter público (tipo eu) que vai adorar ler a resenha.

Salve esse Pin na sua pasta favorita!

aparecer na primeira página do google

Conclusão


As técnicas aqui apresentadas são as mais simples e que se usadas da forma correta, dão grandes resultados. Mas é bom deixar claro que esses resultados são de médio a longo prazo, ou seja, seu blog não aparecerá no Google da noite pro dia. 

É preciso dedicação e paciência. Se você quer aparecer no Google terá que ter em mente que existem milhares de pessoas que já usaram aquela palavra-chave que você escolheu, portanto vai ser preciso se dedicar ao máximo, se aprofundar nessas e em outras técnicas para melhorar seu posicionamento.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo |  Instagram Pinterest

Esse post foi atualizado no dia 24 de Março de 2020.

24 comentários:

  1. Menina, que dicas maravilhosas, já vou tomar mais cuidado com as próximas postagens, quem sabe assim apareço mais no Google!
    Beijocas!
    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te garanto que se seguir essas dicas, dentro de uma semana, já verá resultados. Toda sorte do mundo pra vc 0/\0 Bjão!

      Excluir
  2. Oii! Já sabia de alguma dessas dicas, mas mesmo assim foi muito útil!
    Só fiquei com dúvida na "descrição de pesquisa", como incluo isso? No meu blogger não aparece, tenho que mudar algo na configuração?!

    Obrigada desde já! ;)

    bjinhos
    www.aninhamorando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha,

      A descrição de pesquisa fica na área de criação de postagem, logo abaixo do link permanente. Se por acaso o seu painel não tiver, basta procurar por CONFIGURAÇÕES >> PREFERÊNCIA DE PESQUISA >> ATIVAR A DESCRIÇÃO DE PESQUISA. É bem fácil. Espero ter ajudado, Bjão <3

      Excluir
  3. Já conhecia algumas dessas dicas, mas como sempre, você esclareceu muita coisas e deixou tudo mais fácil. Espero que você continue fazendo esse trabalho pois ele é sensacional, ajuda muitas pessoas :)
    Beijos ^3^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, minha linda <3 \0/ Eu que tenho que agradecer o carinho de sempre. Por você fazer parte desse sonho meu, que é o Manual. Faço tudo com muito amor pra vocês. Um grande beijo :*

      Excluir
  4. Lembrando que o Google adora backlinks (úteis/autoridade) apontando para o nosso site e isso ajuda muito a ganhar algumas posições junto ao buscador.

    E um conteúdo de boa qualidade que resolva o problema e com variações de palavras-chave.

    ResponderExcluir
  5. essa da imagem de você colcoar a palvra chave nela eu sabia, mas eu tinha lido que tem que separar com hifen ou underline. Você acha que isso interfere na hora da busca?
    Te convido a conhecer meu blog Contagious Conspiracy. Lá eu posto minhas fotografias > http://nataliasapienza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O hifen é usado para separar a URL da postagem, não a palavra chave das imagens do post. Grande beijo e Feliz 2017!

      Excluir
  6. Seu blog está ajudando tanto, estou dando várias melhoradas no meu. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico meeegaaa feliz em saber disso Letícia <3
      Eu que agradeço <3

      Excluir
  7. Eu editava minhas imagens bem direitinho, colocando o título e a descrição, mas foi batendo preguiça e parei de fazer. Grande erro. Vou reparar isso. Adorei todas as dicas. Acho que uso quase todas.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As imagens são fundamentais para o SEO.
      Volte a edita-las com carinho, valerá a pena!
      Grande bjo :*

      Excluir
  8. Olá Lorena, adorei a dica vou colocar em prática. Sucesso.
    Ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Fernanda!
      Sucesso pra Ti também!

      Excluir
  9. Nossa que demais! Amei todas as suas dicas, vou seguindo nessa mesma confiança, por vezes com vontade de desistir e por outra mais entusiasmada do que nunca. Mas, sempre aplicando essas mesmas estratégias e dicas de SEO. Beijos...
    O Blog da Jack

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Jack, e seguindo essas dicas é impossível não dar certo. Meu blog recebe muitas visitas vindas do Google. A vontade de desistir é normal, sinto isso quase todos os dias rsrsrs Mil beijos pra você também!

      Excluir
  10. Olá Lorena em 1 lugar mais 1 vez parabéns pelos seus artigos sobre SEO e não só são muito explícitos eu estava no wordpress e lá para trabalhar com o SEO ERA UM TRABALHAM aqui no blogger é super simples agora no blogger o que me deixa doida são os códigos quando queremos mudar alguma coisa na aparência eu não sei se tens algum artigo sobre como fazer um sitemap para o blogger eu ando com problemas com isso com HTTPS enfim coisas que ainda não sei se tiveres algum tutorial me indica o link para eu ver, se não tiveres é um excelente post pois tenho a certeza que existe muitas pessoas como eu que não sabem beijinhos e boa continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandra, fico mega feliz em saber que está gostando do meu conteúdo e que ele esteja sendo util pra você <3 Bom, ainda não criei um artigo sobre sitemap, mas ele está na minha lista e em breve soltarei um post falando sobre o assunto. Agradeço a sugestão de pauta =) Beijos!

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações