Follow Us

Participe da nossa comunidade de Mulheres Empreendedoras!

Cadastre-se para receber as novidades do blog direto do seu e-mail!

 

Como criar pins virais para aumentar o tráfego do seu blog

Como criar pins virais

Todo mundo sabe o quanto é importante criar imagens para o Pinterest de qualidade e visualmente atraente. Mas a estética visual não é o fator primordial para tornar um Pin viral. A aparência de um Pin é na verdade apenas uma das partes da estratégia na construção de um Pin profissional.

Este é o meu passo a passo aprofundado de como eu faço para tornar meus pins virais com milhares de impressões, repinos e cliques. Eu tenho um método para tornar imagens do Pinterest virais que irá ajuda-lo a aumentar o tráfego do seu blog.

Como criar pins virais para aumentar o tráfego do seu blog


Tamanho e forma ideal

O Pinterest é uma plataforma visual, onde as imagens com os tamanhos padrões conseguem chamar mais atenção e consequentemente atrair cliques que vão gerar inúmeras visualizações para o seu blog. O tamanho ideal é 700 de largura por no mínimo 1100 de altura que é fator mais importante para o um Pin incrível. Quanto mais alto for melhor. No exemplo abaixo, fiz uma pesquisa sobre dicas de maquiagem, e selecionei as imagens que possuem o tamanho recomendado.

Manual do Pinterest: Construindo uma máquina de tráfego

Como criar pins virais


Cores e fontes da sua identidade visual

Para um Pin ser incrível, ele precisa conter a paleta de cores que compõem a sua identidade visual. Mas atente-se sempre de usar cores e fontes legíveis. Jamais utilize cores que atrapalha a leitura. Use cores e fontes para destacar uma palavra ou uma frase de efeito. Dessa forma seu perfil e a pasta que contém os Pins que levam ao seu blog estarão em harmonia, passando um ar de profissionalismo. Veja como o meu perfil fica após publicar imagens com a mesma paleta:

Como criar pins virais

Adicione sua marca

Lembre-se sempre de adicionar o nome do seu blog, a logo ou a URL para que a pessoa que estiver lendo e salvando o seu Pin saiba quem o criou. É importante fazer isso porque infelizmente muitos Pins são roubados, e os perfis que cometem essa atrocidade podem usar sua imagem e adicionar o link deles, e quando sua marca está estampada no Pin o leitor saberá que aquele o link não pertence a você.

Como colocar o Pinterest na lateral do blog
Como adicionar o botão do Pinterest no blog + modelos para baixar

Mencione seu freebie

Você criou um freebie maravilhoso para um determinado artigo? Então não esqueça de menciona-lo no seu Pin. Faça isso adicionando uma amostra do arquivo abaixo do título da postagem. Isso aumentará os cliques nos seus pins, pois os usuários vão perceber que você está oferecendo conteúdo valioso gratuitamente em seu blog.

Logo abaixo você verá que mencionei a checklist gratuita para baixar e imprimir. Adicionei também uma seta mostrando o freebie para deixa-lo ainda mais em destaque. Para que você entenda a importância de mencionar seus freebies, estou exibindo as estatísticas dos últimos 30 dias, que são os resultados do tráfego obtido por um único Pin. Somente ele obteve nos últimos trinta dias 32.500 aparições nos feeds dos usuários, foi salvo 251 vezes e levou 263 pessoas para o blog.

Como criar pins virais


Descrição profissional

O pinterest é um buscador, assim como Google e para encontrar suas imagens a plataforma precisa que você adicione descrições detalhadas, com palavras-chave que você pode encontrar facilmente na caixa de busca do próprio Pinterest. É preciso antes de tudo que você saiba quem deseja atingir. Vamos supor que eu queira divulgar um Pin sobre dicas de maquiagem essa então será a minha palavra-chave. Para facilitar a vida do Pinterest e para que mais pessoas possam me encontrar, é válido detalhar o público-alvo dessas dicas, pois a palavra-chave me deu várias opções que aparecem logo abaixo, indicados pelas setas. Veja no exemplo:

Como criar pins virais

Nessa mesma pesquisa o Pinterest me mostrou as palavras que são mais procuradas pelos usuários. Então eu preciso criar uma descrição que contenha pelo menos algumas dessas palavras. No final aparece uma seta que te mostra mais palavras relacionadas a sua pesquisa. Você digitou sua palavra e não apareceu outras referente a sua pesquisa? Mude de palavra-chave! Pesquise antes para que você possa se familiarizar aos poucos, pois vai chegar o dia que você vai guardar essas palavras na cabeça e não vai mais precisar fazer pesqusias.

Como criar pins virais

Outra forma de encontrar as palavras mais pesquisadas para adicionar na sua descrição, é ficando de olho nas novas ideias que o próprio Pinterest exibide no feed. Algumas vezes ele mostra as hashtags, outras vezes somente as palavras. Mas eu sempre uso tanto como palavra-chave como hashtags.

Como criar pins virais


Crie de 3 a 6 versões do Pin

Sempre crie de 3 a 6 versões do Pin apontando para o mesmo link. Você pode criar vários títulos de um mesmo post e testar qual Pin funcionou melhor e distribuí-los em dias diferentes. A sacada é trocar algumas palavras, como eu fiz para o guia completo de como ganhar dinheiro blogando.

Como criar pins virais



Salve esse Pin para ver mais tarde!

Como criar pins virais

Conclusão

Saber como fazer pins virais significa saber como posicionar intencionalmente uma imagem para que ela trabalhe no piloto automático para você, assim como mostrei de um dos meus Pins que leva visitantes para o esse blog todos os dias sem eu ter que fazer absolutamente nada. Publiquei ele uma única vez e ele vem trabalhando sozinho, divulgando meu conteúdo.

Um pin leva em média cerca de 24 horas para começar a funcionar e sua vida útil não tem data de validade. Uma postagem que você pinou a meses atrás pode funcioanar agora, ou um pin publicado hoje pode viralizar dentro de 1 dia. Vai depender se o número de pesquisas sobre o assunto do seu Pin está em alta ou não, por isso nunca delete um Pin porque ele não obter resultados naquele momento. Aguarde, pois o jogo pode virar a qualquer momento.

4 comentários:

  1. ótimo post. Não faço muito uso de imagens para divulgação, porém pesquiso muito no Pinterst e gostaria de começar a usar. Esse post me deu um bom norte.

    Parabéns!

    beijos.

    jovensmaesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece a usar o Pinterest sim Bruna. Você vai notar uma diferença enorme nas visualizações. Fico feliz em saber que o post foi útil pra você <3 Bjos!

      Excluir
  2. O Pinterest hoje é minha segunda maior fonte de tráfego e agradeço muito a você Lore e a Nanda - do simples bella - o conteúdo de vocês me ajudou muito e foi assim que consegui aumentar minha audiência no blog! Agora estou buscando formas de melhorar ainda mais e este post foi perfeito!

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. How Camila <3

      Não sabe o tamanho da minha alegria quando recebo comentários assim, dizendo que minhas dicas fizeram diferença na vida de alguém. Esse é o meu objetivo =)

      A melhor coisa que eu fiz foi me dedicar ao Pinterest... Ele é poderoso e traz muitas visitas de qualidade pro nosso blog!

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site.
Se continares navegando consideramos que aceita seu uso. Entendi Mais informações