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19 março 2019

10 tipos de conteúdo que todo blog profissional deveria ter

tipos de conteúdo para blog

Se tem uma tarefa, dentre tantas que uma blogueira empreendedora possui, que toma bastante o nosso tempo é a divulgação. Ficar horas e mais horas compartilhando conteúdo em grupos de redes sociais, e comentando em outros blogs em busca de tráfego é coisa de amador. Não se ofenda caso você faça isso, porque o que eu quero é que você entenda quanto tempo está perdendo cada vez que faz isso.

Uma blogueira profissional dedica mais tempo na criação de conteúdos de qualidade, e que podem se tornar virais a longo prazo. Sou apta para falar pois já experimentei cada formato citado nesse artigo, e posso afirmar com toda certeza de que vale a pena. 

Um blog profissional constrói conteúdos que vão ser compartilhados pelos seus leitores, essa é a sacada, mas isso não significa que você deve parar de divulgar, mas sim mudar a sua estratégia de divulgação.

Então, eu listei os 10 principais tipos de conteúdo que todo blog profissional deveria ter, pensando no seu bem para que a partir de hoje você possar mudar seu mindset e suas estratégias.

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tipos de conteúdo para blog

10  tipos de conteúdo que todo blog profissional deveria ter


1. Séries: Uma forma inteligente de atrair e fidelizar os leitores é a criação de séries, que basicamente seria um mini-curso sobre um determinado assunto disponibilizado em um curto período. Escolha o conteúdo que mais bomba no seu blog e separe tópicos que vão educar seu público do início ao fim. Confira o checklist de como criar a sua primeira série:

⇾ Escolha o assunto da série.
⇾ Dê um nome a sua série.
⇾ Determine a quantidade de dias que ela vai durar.
⇾ Defina o título de cada aula da série.
⇾ Crie a primeira aula de introdução, informando o seu público sobre o assunto da série, quais serão os títulos de cada aula, o dia que cada aula vai ao ar.
⇾ Adicione uma breve descrição no inicio de cada aula dizendo que esse post pertence a série tal.
⇾ Adicione os links das aulas que já foram ao ar sempre que adicionar um novo post da série.
⇾ Ao final da série, crie uma página ou uma categoria para que os leitores possam encontrar as aulas facilmente.

2. Tutoriais: Títulos que começam com a frase "como fazer" são os mais clicados pelo simples fato deles serem criados com a finalidade de educar e ajudar a pessoa a resolver um problema. Aqui no Manual por exemplo, os tutoriais em HTML possuem milhares de visualizações. Por isso se o seu nicho possui um gancho para criação de tutoriais, essa á sua chance de aumentar suas visualizações e atrair mais pessoas interessadas em seu trabalho.

3. Concurso cultural: Logo após as mudanças nas políticas das redes sociais, o sorteio passou a ser chamado de concurso cultural, onde não é permitido por exemplo fazer sorteios em troca de likes. Mas existem inúmeras vantagens de se criar seu próprio concurso cultural:

⇾ Atrai novos leitores para o blog e redes sociais.
⇾ Aumenta a taxa de engajamento.
⇾ Seu concurso pode viralizar.
⇾ Ótima oportunidade para divulgar um novo produto ou serviço

4. Reviews: É da natureza humana comprar ou acompanhar algo que alguém de confiança indicou, pelo simples fato de saber que funciona porque alguém já testou e usou. Ter essa garantia ajuda a decidir de vale ou não apena comprar ou usar o produto. Por isso os reviews são tão importantes para os blogs, independente do seu nicho. Ao indicar com verdade e clareza, seus leitores vão se sentir confortáveis em investir no produto ou serviço que está divulgando. Esse tipo de conteúdo funciona perfeitamente para quem trabalha com o marketing de afiliados.

5. E-books: Um tipo de conteúdo que as pessoas amam consumir. Esse formato tem altas chances de viralizar por ser um arquivo que contém todas as informações necessárias resumidas. Se o seu e-book for de qualidade e possuir um conteúdo de valor, com certeza o seu público vai compartilhar. 

6. Relatórios: Um blog de beleza por exemplo pode oferecer uma série de posts sobre como acabar com as espinhas e mostrar a conclusão do processo, ou seja um relatório do período do tratamento. Ou um blog de negócio pode disponibilizar um relatório de renda mensal, explicando sobre suas finanças e como chegou ao montante final. Esse tipo de conteúdo também possui grandes chances de viralizar por ser algo pessoal, e a maioria dos leitores gostam de acompanhar a rotina da blogueira que ela segue.

7. Listas: Esse é o tipo de conteúdo que todo blog deveria ter em seu calendário de postagens. Elas fazem sucesso porque a pessoa é atraída já no título do artigo com a numeração indicando objetividade no assunto e como as pessoas não querem perder tempo com conteúdos irrelevantes acabam optando pela lista que divide o conteúdo, facilitando e agilizando a leitura.

8. Freebies: Quem não ama receber presentes? Um formato que aumenta e muito as visualizações do blog. Pra quem não sabe, freebies são materiais gratuitos que você disponibiliza em seu blog como forma de complemento dos seus outros conteúdos. Uma maneira inteligente de crescer sua lista de e-mail e de gerar confiança e credibilidade com o seu público.

9. Entrevistas: Uma ótima forma de construir sua network. Fazer amizades com blogueiras do seu nicho é fundamental para quem deseja crescer e ser mais profissional na sua área. A entrevista tem o poder de atrair pessoas que talvez jamais te conheceriam. O entrevistado pode divulgar em suas redes sociais aumentando ainda mais as chances da sua entrevista ser um sucesso.

10. Infográficos: Segundo o wikipédia, infográficos são textos visuais informativos associados a elementos não verbais, tais como imagens, sons, gráficos, hiperlinks etc. São utilizados com frequência na mídia impressa e digital, tendo como principal função informar o leitor. Uma ótima forma de viralizar seus conteúdos, pois caso seu inforgráfico seja de qualidade, as chances dele obter inúmeros compartilhamentos são grandes.

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Conclusão

Uma blogueira profissional precisa estar sempre antenada nas estratégias de conteúdo que podem se tornar virais. Escrever o artigo e ficar esperando chover visalizações é coisa de principiante. Se deseja sair do modo amador para o profissional é necessário investir em conhecimento, dedicação e foco suficiente para transformar seu blog em um negócio online.



8 comentários:

  1. Ótimas dicas. muito obrigada. sou iniciante (beeem iniciante mesmo) e seus artigos tem me ajudado muito, na verdade não sei o que seria do meu blog sem o seu kkkkkkk. Outro artigo que me foi muito útil foi o do Menu Fixo no topo da página. Melhorou muito a interface do meu blog, se não fosse pelo fato do menu não ser responsivo, seria perfeito, de toda forma obrigada. Bjo.

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    1. Fico mega feliz em saber que o Manual tem te ajudado. Sinal de que a minha missão tem se cumprido =) Um beijo enorme pra você e sucesso com seu blog!!

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  2. Amei as dicas! Comecei a blogar faz 6 meses e ainda estou com dificuldade em conseguir tráfego e diminuir a taxa de rejeição dos meus posts. Não sei se é o nicho ou o texto mesmo. Estou testando várias estratégias, mudando um pouco o texto, posição das imagens pra ver se melhorar. Estava buscando exatamente ideias para novos posts e seu texto vai ajudar muito ^^

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  3. Eras do post bom de ler, amei as dicas Lory, já até salvei o pin pra não esquecer <3

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