LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


22 fevereiro 2019

Como ganhar dinheiro com o blog: Guia Completo

Como ganhar dinheiro com o blog

Todo mundo ama a ideia de poder ganhar a vida trabalhando em casa ou viajando pra qualquer lugar, e continuar recebendo seu pagamento todos os dias. A ideia de ter um blog e viver dele é um sonho de alguns e a realidade de outros, como eu mesma.

De início pode parecer um quebra cabeça complicado de montar, mas te garanto que depois que você pega o jeito, e aprende a fórmula do blog lucrativo, os resultados começam acontecer.

Blogar se tornou meu emprego em tempo integral desde de 2016. Eu já contei a minha história aqui no blog, mas vou resumir pra você. Trabalho desenvolvendo temas e materiais gráficos desde 2015, após estudar durante 3 anos sozinha para construir um site para o fã clube que eu tinha em 2012 onde tudo começou realmente.

Em 2016 criei o manual para compartilhar tutoriais em HTML e CSS afim de divulgar meus serviços de webdesigner, mas aos poucos o blog foi tomando outras proporções e hoje nosso foco é ajudar mulheres que também querem empreender através do blog.

Muitas pessoas acham que tem que criar um blog com nicho "blogar" para ganhar dinheiro, mas isso não é verdade. Sempre faço minhas pesquisas pra conhecer novos blogs e o que mais vejo é: Pessoas que criam blogs do nada, sem uma estratégia definida, foca em compartilhar dicas para blogs, quando eles mesmos estão blogando por 10 minutos. Fica incoerente!

Não importa o assunto do seu blog, pode ser sobre moda, beleza, viagens ou culinária, se você focar em construir conteúdo de qualidade no blog e em suas redes sociais, seguir as estratégias que vão ser mencionadas logo abaixo, seu blog tem grandes chances de se tornar seu trabalho em tempo integral. A oportunidade é você quem faz. As chances estão nas suas mãos!

Vou compartilhar com você todos os meus conselhos e estratégias que você precisa para começar a ganhar dinheiro blogando. Vamos começar!

Como ganhar dinheiro blogando?


Claro que para começar a ganhar dinheiro blogando você precisa ter um blog. Mas uma dúvida que eu já percebi que muitas blogueiras têm é sobre a plataforma. Muitas acham que não é possível monetizar o blogger, e isso é outra mentira. A plataforma pouco importa, o que realmente importa é o conteúdo, pois será ele que vai atrair visitantes e futuros compradores para o seu blog.

Seu blog também vai precisar de um domínio próprio (www.seublog.com.br), de um provedor de e-mail para capturar assinantes. Para parecer mais profissional, inspirador e criativo, seu blog vai precisar de um tema responsivo.

Resumindo, seu blog vai precisar ter:


- Um domínio (www.seublog.com.br).
- Um tema profissional instalado.
- Um nicho definido.
- Postagens de qualidade publicadas.
- Tráfego certo.

Como ganhar dinheiro com o blog


O mais importante não é a plataforma, mas sim a qualidade das postagens. Pensa comigo, do que adiantaria ter um blog na plataforma x, com o melhor tema, se o conteúdo for ruim, se as pessoas não compartilham e não seguem seu trabalho? 

Eu sou prova de que ter um blog no blogger é maravilhoso, e que é possível ganhar dinheiro quando o trabalho é feito com amor e profissionalismo.

Ter um domínio próprio vai levar o seu blog de hobby para um blog profissional. Suas oportunidades de postagens patrocinadas vão aumentar, pois as marcas verão seu comprometimento no trabalho e sua dedicação pra que ele se torne de fato seu negócio. 

Nosso domínio foi comprado no Registro.br a quase 3 anos e não tenho do que reclamar. Investimento de R$40,00 por ano que vale a pena. Nesse artigo eu te dou 8 motivos para você comprar o seu domínio agora.

Quanto dinheiro as blogueiras fazem?


Depende de cada pessoa. Algumas fazem milhões, outras mil, outras nenhum centavo. São vários fatores que determinam quanto uma blogueira vai ganhar, como esforço, dedicação, tipos de rendas que ela possui e estratégias que ela faz para conseguir aumentar sua receita.

Quanto tempo demora para ganhar dinheiro blogando?


Transformar o blog em um trabalho, não é algo que acontece da noite pro dia. A ansiedade é a maior armadilha na vida de qualquer empreendedor, e pra ser uma blogueira profissional você precisa entender que os resultados vem a longo prazo, é uma estrutura que você monta com muito esforço e que te trará frutos num determinado tempo.

Uma blogueira iniciante esforçada e dedicada, pode começar a ganhar dinheiro com blog no primeiro mês. Tudo vai depender do tipo de monetização que ela vai escolher.

Como as blogueiras ganham dinheiro?


Depois de entender alguns conceitos básicos você deve estar se perguntando de como as blogueiras ganham dinheiro. Acompanhe agora as 6 principais formas de monetizar o seu blog:

1. Marketing de afiliados


O marketing de afiliados é hoje uma das principais fontes de monetização de vários blogs. Oferecer produtos e serviços de terceiros tem aumentado a renda de muitas blogueiras e uma ótima forma de fazer dinheiro quando se é iniciante.

Basicamente você se torna o vendedor de um determinado produto e divulga no blog através de links e banners que o produtor ou a empresa fornece. A comissão é definida pelo dono do produto e o pagamento quase sempre é feito uma vez por mês, ou seja se você vender um produto hoje só vai receber o dinheiro acumulado após 30 dias.

No guia completo sobre como ganhar dinheiro com marketing de afiliados eu abordei as vantagens e as desvantagens de trabalhar dessa forma, mas vou resumir aqui algumas estratégias simples para que você possa fazer suas primeiras vendas através do blog:

Verifique a página de vendas: Um bom produtor sempre cria páginas de vendas profissionais, pois essa é a ferramenta essencial para atrair potenciais clientes. Por isso antes de escolher o curso, o e-book ou qualquer outro produto para divulgar verifique a página de vendas. Ela precisa ter alguns elementos fundamentais:

❤ Título do produto bem chamativo.
❤ Descrição do produto.
❤ Depoimento de clientes.
❤ Tempo de garantia.

Divulgue os links certos: A Hotmart possui ferramentas onde o produtor tem a opção de fornecer links alternativos para seus afiliados. O produto possui o link oficial, e outros links que levam o cliente para outras páginas que vão também capturar sua comissão caso aconteça alguma venda.

A grande vantagem é que, se por exemplo você estiver divulgando um curso, cujo o produtor te oferece a opção de um link alternativo que leva o cliente para um formulário que captura o e-mail, o produtor vai enviar uma sequência de e-mails para essa pessoa, que será alimentada com conteúdo de qualidade podendo num futuro próximo investir no curso que você indicou. Sua comissão será paga normalmente.

Escolha produtos de ticket baixo: O preço de um produto digital é chamado de ticket no marketing de afiliados, e escolhendo produtos com valor menor que R$100,00 você terá grandes chances de fazer vendas. 

Crie bônus: Uma estratégia que aprendi estudando marketing e que aplico em meus serviços e produtos digitais, é oferecer algo a mais do que a pessoa vai comprar. É da natureza do ser humano gostar de ganhar alguma coisa, e oferecer bônus pra quem comprar através do seu link é uma ótima maneira de atrair e de ajudar a pessoas na decisão de compra. Existem inúmeras formas de oferecer bônus:

❤ Mini-curso por e-mail
❤ E-books
❤ Planners para imprimir
❤ Serviços
❤ Consultoria 

Lembrando que os bônus precisam ser um complemento do produto, o conteúdo deve ter ligação e ajudar a pessoa  resolver algum problema relacionado ao produto.

2. Produtos digitais


Minha forma preferida de ganhar dinheiro com o blog porque pode parecer mentira, mas é que dá resultados mais rápido. Eu gosto porque existem várias vantagens e eu vou listar algumas:

→ Você que determina o valor.
→ Você cria um produto e pode vender o mesmo para milhares de pessoas.
→ Você pode criar um time de afiliados para divulgar seus produtos.
→ Você pode determinar o quanto quer ganhar por mês.

Mas eu não poderia explicar isso tudo pra você e não te mostrar algumas ideias de produtos digitais que você pode oferecer em seu blog, vamos lá:

❤ Cursos em vídeo, texto e áudio.
❤ E-books.
❤ Temas para blogs, sites e lojas.
❤ Arquivos imprimíveis como planners, cheklists, convites e etc.
❤ Materiais de design como fontes, brushs, patterns e etc.
❤ Tutoriais em vídeo.

Para escolher o melhor produto você precisa conhecer o seu público e entender do que ele precisa. Se mesmo assim você não souber, crie um questionário de perguntas, peça que eles participem e analise quais são as dores do seu leitor e crie um produto em cima dessa dor.

Como ganhar dinheiro com o blog


3. Serviços online


Outra forma que eu amo, e que inclusive uso para monetizar esse blog é oferecer serviços. Mas tenho quase certeza de que muitas vão pensar que não tem nenhum conhecimento que possam criar como serviço online. Posso afirmar que você tem sim. Uma blogueira pode oferecer serviços como:

❤ Instalação de temas (Blogger ou WordPress).
❤ Criação de blogs (Blogger ou WordPress).
❤ Configuração de domínio.
❤ Adicionar algum Gadget (Do Instagram por exemplo).
❤ Consultoria básica (SEO, e-mail marketing, Instagram, Pinterest)
❤ Criar e configurar alguma rede social.

Nem sempre é necessário ter diploma para criar serviços. Uma blogueira experiente na criação de conteúdos de qualidade, pode oferecer consultoria para as iniciantes que não sabem como criar uma postagem profissional. Ou uma blogueira que tem experiência no Instagram, pode oferecer consultoria de como aumentar os seguidores e engajamento.

Eu citei serviços online simples, pra que qualquer pessoa possa oferecer em seus blogs. A única coisa que ela precisa ter é uma pequena experiência em alguma área. Por ser serviços simples, você pode estar pensando que ninguém vai querer pagar por eles, mas tenho duas coisas pra te contar.

A primeira é que as pessoas compram serviços para economizar tempo, pois a maioria trabalha, estuda, cuida da casa e não encontra tempo para por em prática alguns projetos e a saída é contratar alguém para fazer.

A segunda é que a maioria não sabe mesmo fazer, já tentou várias vezes e não conseguiu, e sua única saída é delegar a função a alguém. A sua experiência pode ajudar outras pessoas.

4. Site de membros


Essa é uma outra forma incrível de ganhar dinheiro blogando. Basicamente é criar uma área restrita para membros vips que vão ter acesso a página mediante pagamento mensal. Fotógrafos e designers trabalham assim: A pessoa compra um plano mensal, recebe uma senha para acessar a página com os materiais onde ela poderá baixa-los quantas vezes quiser.

A página restrita deve ser atualizada todo mês com novos materiais. Uma ótima ferramenta para criar sua página de membros vip é Patreon, uma plataforma que gerencia as assinaturas e os pagamentos mensais de cada membro.

5. Postagem patrocinada


Quando uma marca te contrata para adicionar um post divulgando um determinado produto, serviço ou empresa. Essa forma é bastante usada, apesar de ser a mais complicada na minha opinião, porque novos influenciadores surgem a todo momento, então as marcas tem um leque gigante de potenciais anunciantes fazendo que a concorrência só aumente.

Outro ponto importante para analisar é que a postagem patrocinada não se aplica em todos os nichos, por isso é fundamental verificar se existe marcas e empresas que oferecem produtos e serviços na qual o seu público gostaria de conhecer.

Por exemplo, o nicho do Manual da Blogueira agora é empreendedorismo digital, portanto não tem cabimento eu começar a publicar postagens sobre maquiagem, sendo que nosso assunto não é esse. Aceite uma proposta de postagem patrocinada somente se a marca fizer conexão com o seu público.

+ Parceria entre blog e loja: Guia Completo

6. Anúncios


Outra forma simples de começar a monetizar o blog é com anúncios, e nada melhor que o Adsense para dar o ponta pé inicial. Mas você precisa ser aprovado para participar do programa, então você precisa ter pelo menos 20 postagens publicadas e um mês blogando. O ruim é que eles pagam muito pouco, são centavos de dólares por clique e número de visualizações precisa ser bem significativo.

Algumas empresas também pagam para exibir banners no seu blog, mas esse prática é menos usada, pelo fato de hoje em dia existir outras formas mais eficientes de anunciar, mas você pode encontrar empresas dispostas a investir nesse tipo de propaganda. O ideal é propor esse tipo de parceria com lojas e marcas pequenas que ainda não possuem um público fiel.

O valor do banner e os dias que ele ficará exibido no blog são determinados por você e a empresa. Use a calculadora mágica da Sernaiotto para ter uma base de quanto cobrar.

Salve o pin para ver mais tarde!

Como ganhar dinheiro com o blog

Dica Bônus


Meu conselho número 1 é, não coloque todos os ovos na mesma cesta. A cesta pode cair e quebrar todos os ovos. O que quero dizer é que não tenha um única forma de ganhar dinheiro, mas sim, vários fluxos de renda. Se uma secar, você tem outra. Sempre crie novos fluxos, vai testando, e foque sempre naquele que está dando resultado!

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos e ajude o Manual a crescer.
Faça parte do grupo fechado no facebook onde reunimos mulheres fortes e empreendedoras.
Curta nossa página, siga o blog também no Instagram e Pinterest.

15 comentários:

  1. Um dos melhores textos que encontrei sobre o assunto! Me deu ótimas ideias que vou usar para monetizar meu blog ^^ Obrigada <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lorena adorei o post, cheio de ideias e detalhes que fazem toda a diferença. Obrigada por compartilhar.
    Ideias que poderei usar no blog (www.semideia.com.br) que iniciei em dezembro e já estou aplicando algumas por lá.
    Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian! Depois volta e me conta se as ideias deram certo =) Amo saber! Fico mega feliz que tenha gostado do post <3 Fiz com muito amor e carinho! Sucesso pra Ti tbm <3

      Excluir
    2. Obrigada Lorena. Voltarei sim.😘😘

      Excluir
  3. Mais um post incrível Lorena. Desde que conheci seu blog, não paro mais de ler. E estou aprendendo bastante para aplicar no meu blog também.
    Mais sucesso para você viu!!

    www.querodetalhes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muuuito feliz em saber disso Larrine =) Sinal que minha missão foi cumprida! Muito sucesso pra você também <3 Beijos :*

      Excluir
  4. Aproveitando a quarentena para colocar os estudos em dia e amando suas dicas! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Bom demais saber disso Mi Marinho =) Maratone o quanto quiser aqui no blog. Pelo menos para alguma coisa boa a quarenta está servindo neh rsrs Obrigada você <3

      Excluir
  5. Adorei as dicas de serviço online e produtos. Vou testar no meu blog. Obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa e depois me conta se deu certo =) Boa sorte Renata <3

      Excluir
  6. gostei do conteudo, vou salvar e ler mais detalhadamente seu trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico meeega feliz em saber que gostou Luis <3 Grande abraço!!

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações