LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


08 outubro 2019

Como registrar um domínio próprio no Blogger

Como registrar um domínio

Se você leva a sério o seu trabalho com o blog já deve ter feito várias pesquisas a respeito do assunto e com certeza sabe da importância de ter um domínio próprio, que inclusive relatei no artigo com 8 motivos para você comprar um domínio agora, onde mostrei as principais vantagens de se investir em um domínio personalizado para o blog. Mas antes de ensinar como registrar um domínio, deixa eu responder algumas dúvidas:

O que é domínio próprio?


O domínio próprio é o seu endereço no mundo digital, e somente você tem acesso aquele domínio, ou seja, ter um nome de domínio próprio te permite ser exclusivo na internet. 

Sempre que alguém digitar na barra de navegação a sua URL ele será direcionado ao seu blog, porém o domínio precisa estar apontado para o blog, mas pode ficar tranquila porque você vai aprender a fazer essa configuração nesse artigo.


Quanto custa um domínio próprio?


Custa muito pouco, apenas R$40,00 por ano na empresa em que meu domínio foi adquirido, desde 2017, e inclusive renovei pra mais um ano no final de setembro de 2019, portando agora só vou pagar em Setembro de 2020.

Comprar domínio vale a pena? 


Meu conselho é que você invista em um domínio logo no inicio, desde que você tenha convicção do que deseja alcançar com o blog a longo prazo, por isso a melhor opção é fazer um planejamento de 3 meses tendo em vista quais serão os próximos passos para alcançar suas metas como iniciante.

Porque fazendo algo de cabeça quente pode te levar ao arrependimento no futuro, pois já vi muitas pessoas perderem o investimento por registrar um domínio no impulso, sem um planejamento e no final decidiram trocar o nome, porque perceberam que ele não fazia sentido com o propósito do blog. 

Esse troca-troca inclusive prejudica no SEO porque cada vez que você troca de domínio, o Google entende que o blog é novo, então ele reinicia o processo de indexação, levando alguns dias, até meses dependendo da otimização feita, para exibir os artigos nas buscas novamente.


Onde comprar domínio próprio para o blog?


O meu domínio foi adquiro no site registro.br e em minhas pesquisas descobri que é a melhor empresa para registrar um domínio e eu vou te explicar o porquê. 

O registro.br é a empresa que regerencia a extenção .br, ou seja, os domínios brasileiros, por isso oferece o mesmo preço na renovação, diferente de algumas que ofertam um valor atraente e cobram valores acima da média para renovar.

Outro fator que me faz amar o registro.br é a experiência positiva que tenho com a empresa. Nesses quase 3 anos de domínio próprio nunca tive problemas. 

Quando meu domínio foi congelado por falta de pagamento, em um período que fiquei sem blogar, o suporte me atendeu com rapidez e resolveu o meu problema dentro do prazo, mas essa foi a única coisa negativa que aconteceu e por culpa minha.

A renovação é automática, eles enviam um email quando a renovação está próxima, facilitando a minha vida, que sempre esqueço as datas, então eu imprimo o boleto, faço o pagamento e em menos de 24 horas recebo a mesagem de que minha renovação foi concluída com sucesso.

Lembrando que não estou sendo patrocinada. Quero apenas relatar a minha experiência com uma empresa séria e mostrar que não é preciso investir rios de dinheiro para registrar um domínio e ter um serviço de qualidade.

Como registrar um domínio próprio no Blogger


Depois de entender a importância que tem o domínio próprio, é chegada a hora fazer as configurações para que o endereço do blog passe a ser exclusivo. 

Como o meu dominio foi adquirido pela empresa registro.br, o passo a passo da configuração será através dele. 

Então para dar continuidade ao tutorial é necessário ter um blog no Blogger e dominio pago no registro.br.

1. Acesse seu painel no registro.br

Como registrar um domínio

2. Clique no seu domínio

Como registrar um domínio

3. Clique em Editar Zona e depois em modo avançado.

Como registrar um domínio

4. Agora no painel no Blogger, clique em configurações > básico > endereço do blog > configurar url de terceiros para o seu blog e dentro da caixa digite o seu domínio. Clique em salvar. 

No primeiro momento vai aparecer uma mensagem na cor vermelha com os seguintes dizeres Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio.

Não se desepere, é assim mesmo. Vamos precisar dos dados que vai aparecer abaixo da mensagem, esses que estão selecionados na imagem abaixo. Por isso estou preservando os meus, porque isso é algo exclusivo, cada dominio tem o seu.

Como registrar um domínio

5. Voltando no seu painel do registro.br, clique em nova entrada.

Como registrar um domínio

6. Selecione a opção CNAME.

Como registrar um domínio

7. Agora você vai usar os códigos que apareceram no painel do blogger quando tentou adicionar o dominio (Na etapa 4). Adicione www antes do dominio e o código sequente, assim como a imagem abaixo ilustra. Em seguida clique em adicionar.

Clique novamente em entrada, e repita o processo com o código da sequência. A imagem abaixo mostra exatamente onde você deve adicionar cada elemento. Logo após inserir os códigos, não esqueça de clicar em adicionar para que o código seja inserido no painel.

Como registrar um domínio

8. Mude o CNAME para e adicione os códigos abaixo, um por vez na caixa correspondente. Logo depois clique em adicionar. Faça isso com os 4 conjuntos numéricos abaixo:

216.239.32.21 | 216.239.34.21 | 216.239.36.21 | 216.239.38.21

Como registrar um domínio

Como registrar um domínio

9. Volte para o seu painel no Blogger e clique em salvar. O Registro.br informa que o domínio leva em torno de 24 horas para funcionar, mas comigo sempre foi rápido, nunca passou de 10 minutos. Já fiz inúmeras configurações desse tipo para clientes e nunca tive que aguardar tanto tempo.

Após esse processo, vai ser preciso fazer o redirecionamento do domínio antigo para o novo, pra que quando clicarem nos seus artigos com a url antiga, o leitor seja direcionado a url atual caso contrário, seu blog pode perder visualizações. 

É bem simples, basta marcar a caixinha da opção Redirecionar nomedoblog.blospot.com para www.nomedoblog.com.br e depois clicar em salvar.

Como registrar um domínio

Salve esse Pin para ver mais tarde!

Como registrar um domínio


Conclusão

Registrar um domínio é como pagar um aluguel, só que anualmente, e ele será seu pelo período em que renovar, e é o ideal para quem deseja levar o blog para o próximo nível. 

No meu caso, eu sempre tive a convicção de que eu queria tranformar o blog em um emprego, por isso nunca tive dúvidas se iria ou não investir em um domínio próprio.

E você, já criou coragem e comprou um domínio próprio?
Não deixe de compartilhar esse tutorial super útil para um amigo.
Acompanhe o Manual também no Instagram, Pinterest e no nosso grupo fechado no facebook.

2 comentários:

  1. Oi! Eu tenho uma dúvida: o domínio no registrobr exige hospedagem? Pergunto, pois a maioria dos outros sites de registros exigem hospedagem que normalmente triplica o preço do domínio e eu estou começando agora e não tenho condições de custear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não exige hospedagem. O domínio é o endereço do seu blog, ou seja, a URL. Hospedagem é outra coisa, mas resumindo, sua função é armazenar as páginas, os posts, o template e tudo que envolve seu blog. Domínio é uma coisa e hospedagem é outra. Espero ter ajudado e tirado suas dúvidas =) Beijão!

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações