40 Modelos de Mídia Kit Editável no PowerPoint + 5 SUPER bônus → Compre Aqui ←

X


Follow Us

Participe da nossa comunidade de Mulheres Empreendedoras!

Cadastre-se para receber as novidades do blog direto do seu e-mail!

 

14 janeiro 2020

6 formas de melhorar o engajamento no Pinterest

melhorar o engajamento no Pinterest

O Pinterest hoje é a minha fonte de tráfego número um, porém eu demorei um pouco para entender como a plataforma funcionava e passei meses trabalhando de forma errada. Me sentia frustada porque via outros perfis dando resultados e o meu não.

Já pensei em abandonar meu perfil pois tudo o que eu fazia não surgia efeito. Porém se eu deixa-se o perfil de lado quem pagaria o preço era o meu blog e consequentemente eu também.

Foi a partir de então que passei a estudar o SEO do Pinterest e comecei a entender que a plataforma não é uma rede social mas sim um motor de busca, como o Google que precisa de palavras-chave para encontrar os meus Pins.

Depois que aprendi a pesquisar palavras-chave no Pinterest as coisas começaram a mudar no meu perfil, e o resultado foi o aumento dos meus seguidores e o engajamento.

Meu perfil foi de 532 mil visualizadores mensais para quase 1 milhão 



melhorar o engajamento no Pinterest

A primeira coisa que fiz logo que entendi mais sobre palavras-chave no Pinterest, foi pesquisar perfis parecidos com o meu e notei que os grandes continham uma determinada palavra-chave que o meu não tinha, então rapidamente troquei a palavra-chave.

A descrição do meu perfil também era vaga e não possuía as palavras-chave corretas. Em seguida mudei minha descrição acrescentando palavras-chaves relevantes.

No momento em que escrevo esse post o meu perfil contém 929 mil visualizadores mensais. Muitos afirmam que esse número é mera vaidade, mas a verdade é que quando esse número cresce os outros também, como número de cliques e impressões dos pins.

No print do meu perfil você pode fazer a comparação e conferir se vale a pena ou não prestar atenção nos números que o analytics do pinterest nos fornece.

melhorar o engajamento no Pinterest

Por que é importante melhorar o engajamento no Pinterest


Só que para receber muitas visitas vindas do Pinterest, o seu perfil precisa estar estrategicamente otimizado para aparecer nos feeds dos usuários, pois o Pinterest só vai encontrar seu pin no meio de outros milhares se ele e o seu perfil conter as palavras-chave que as pessoas estão pesquisando.

Desde que otimizei meu perfil, meu blog cresceu cerca de 30%, saiu de 14 mil visualizações mensais para 20 mil. Pode parecer pouco, mas tendo em vista que eu não sou ativa no Pinterest, ou seja, não publico todos os dias, o recomendado é publicar pelo menos 10 Pins por dia, mesmo não publicando como eu deveria meu resultado é positivo, porque apenas acrescentando palavras-chave e deletando pastas irrelevantes o meu perfil cresceu.

melhorar o engajamento no Pinterest


6 formas de melhorar o engajamento no Pinterest


1. Pesquise palavras-chave no Pinterest


Infelizmente no momento em que escrevo esse post o Pinterest não fornece uma ferramenta que nos ajude a encontrar as palavras-chave mais pesquisadas. O que devemos fazer é utilizar o próprio Pinterest para fazer a pesquisa e escolher sempre as que aparecem no resultado de busca.

Fiz uma pesquisa com a palavra-chave dicas de costura, e o Pinterest exibiu variações que podem ser aplicadas nas pastas e também nas descrições do perfil e dos Pins.

melhorar o engajamento no Pinterest

2. Use hashtags


Transforme as palavras-chave que você encontrar em hashtags. As vezes o Pinterest mostra hashtags relacionadas a palavra-chave pesquisada, mas isso não é uma regra. Por isso a melhor opção é sempre criar suas próprias ou pesquisar quais hashtags seus concorrentes estão utilizando.

O melhor lugar para acrescentar suas hashtags é no final da descrição de cada Pin, mas você pode adicionar também na descrição das pastas e no seu perfil. Sobre a quantidade, o Pinterest não informa um número exato, mas quem usa e tem bons resultados aconselha usar de 5 a 10 hashtags por descrição.

3. Adicione palavras-chave no nome do perfil


Não basta apenas adicionar o nome do seu blog, é preciso acrescentar uma ou duas palavras-chave do seu nicho para que o seu perfil e os seus Pins apareçam no feed de pesquisa. No perfil por exemplo além do nome do blog adicionei a palavra-chave dicas para blogs e redes sociais.

Para ter certeza de que a palavra-chave está funcionando, abri uma janela anônima no chrome pois dessa forma o meu histórico de pesquisa no navegador não vai influenciar no resultado. Depois entrei em outro perfil,  fiz a pesquisa e meu perfil apareceu. Isso prova o poder que uma palavra-chave tem.

melhorar o engajamento no Pinterest

4. Adicione palavras-chave na descrição do perfil


Você sabe que é preciso adicionar palavra-chave no perfil pra que o Pinterest te encontre, mas além disso também é importante criar um texto explicando o objetivo do seu perfil, uma breve descrição para que seu futuro leitor saiba que no seu perfil ele vai encontrar dicas do seu nicho.

No perfil deixei bem claro que eu ajudo e incentivo você a criar um blog rentável e a monetizar suas redes sociais. Dessa forma quando a pessoa lê ela já sabe se o meu perfil vai servir para ajuda-la ou não.

+ Leia Também: Como criar Pins virais para aumentar o tráfego do blog

5. Otimize suas pastas


Confesso que eu levei meses para executar essa tarefa e isso prejudicou bastante o meu perfil. Porque não basta apenas criar a pasta, é preciso adicionar: nome, descrição e categoria.

Nomeie suas pastas com as palavras-chave que você aprendeu a pesquisar no passo 1 desse artigo. No meu caso eu pesquisei palavras-chave relacionadas as categorias do blog e assim criava as pastas e adicionava o nome de acordo com o resultado da pesquisa.

Por exemplo, marketing de afiliado é uma das categorias do blog, mas posso a partir dela criar várias pastas sobre o assunto. Pesquisei a palavra afiliado e o resultado exibiu as seguintes palavras-chaves:

melhorar o engajamento no Pinterest

Cada frase poderia ser uma pasta, assim quando alguém pesquisar afiliados iniciantes por exemplo, o Pinterest mostraria os Pins, lembrando que se a pasta e os Pins estiverem otimizados as chances de aparecer no feed são maiores. Use essas palavras-chave para criar a descrição e as hashtags da pasta.

6. Delete as pastas irrelevantes


No inicio por não entender o Pinterest acabei criando pastas que não são do meu nicho, como: Cabelo cacheado, decoração, looks e outros assuntos femininos. E essas pastas estavam prejudicando o crescimento do meu perfil, porque o meu nicho é outro e quando você adiciona vários nichos em um único perfil o Pinterest não trabalha da forma correta e acaba não mostrando seus Pins para as pessoas certas.

Ter um nicho definido é fundamental, mas publicar conteúdo do seu nicho também é importante. Eu ainda tenho pastas fora do meu nicho, mas elas estão em modo secreto, ou seja, elas não aparecem nas pesquisas. Assim não fico impedida de salvar Pins de meu interesse pessoal e não prejudico o meu perfil.

melhorar o engajamento no Pinterest

Conclusão


Sendo bem sincera,  não sei o que seria desse blog se o Pinterest não existisse. O tráfego que ela me traz nenhuma rede social e nem mesmo o Google me trouxe. Com esse tráfego eu consegui sacar meus primeiros 100 dólares do adsense, porque mais visitas é igual mais impressões e cliques nos banners.

+ Leia Também: Manual Do Pinterest: Construindo uma máquina de tráfego

Por isso eu amo o Pinterest e sempre estou estudando e tentando melhorar meu engajamento. Se você ainda não usa o Pinterest para atrair tráfego gratuito para o seu blog saiba que está perdendo tempo e deixando ganhar uma renda extra com anúncios.

Se você já usa o Pinterest, deixe sua opinião sobre ele nos comentários para incentivar outras pessoas a trabalharem com ele porque ser do bem é compartilhar algo que está dando certo pra gente.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo |  Instagram Pinterest

2 comentários:

  1. Adorei o conteúdo e já vou analisar o meu perfil no Pinterest para melhorar!
    Obrigada por compartilhar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ver como vale a pena dar atenção ao Pinterest.
      É sem sombras de dúvidas a melhor forma de gerar tráfego qualificado para o blog e aumentar os ganhos no adsense. Boa sorte <3

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site.
Se continares navegando consideramos que aceita seu uso. Entendi Mais informações