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23 setembro 2020

Como encontrar o público-alvo do seu blog: Guia completo

Como encontrar o público-alvo


Blogar sem saber para quem está escrevendo é um dos principais erros que as blogueiras cometem logo no inicio e infelizmente é um dos principais motivos que fazem 90% desistir do sonho de blogar.


Criar um blog é fácil, mas escrever postagens direcionadas ao público ideal exige muita pesquisa, pois seria perca de tempo se dedicar a escrever um conteúdo rico de informações e dicas úteis, se você não souber definir o objetivo daquela postagem e pra quem está escrevendo.


Por isso é importante criar um perfil do leitor ideal, para que suas postagens sejam criadas com propósito e não apenas para atualizar o blog, caso contrário a pessoa vai entrar no blog, vai ler o post que ela quiser e depois vai embora, e o pior, ela não volta.


O que é o público-alvo de um blog?


Resumindo, o público-alvo é um grupo de leitores com interesse em comum, ou seja, um conjunto de pessoas que o seu blog mais vai ajudar.


Esse grupo de pessoas estão em busca de uma solução na qual o seu nicho pode solucionar, por isso a escolha do nicho é tão importante, pois é a partir dele que nasce o público-alvo. 


Essas pessoas ao encontrar o seu conteúdo podem se identificar com a sua missão, com o seu propósito e a partir de uma postagem elas vão te acompanhar nas redes sociais, ler todos os seus artigos e comprar os produtos que você indicar, porque seu conteúdo está alinhado naquilo que elas estão buscando.


Por que seu blog precisa ter um público-alvo definido


1. O público-alvo te ajuda a criar posts melhores e com objetivo


Quando você entende qual é o seu público-alvo fica mais fácil na hora de planejar os conteúdos certos, pois suas postagens terão as respostas que o seu leitor ideal está procurando e ele vai encontrar mais valor no seu conteúdo fazendo com que ele volte mais vezes no seu blog.


2. O público-alvo volta com frequência 


O leitor dos sonhos é aquele que consome todo conteúdo, que navega por todas as páginas, que segue nas redes sociais e que faz comentários relevantes com dicas construtivas. 


Ao definir o público-alvo o seu blog começa a receber visitas de qualidade, mas desde que o seu conteúdo esteja alinhado ao seu leitor ideal. 


Se você tomar como missão ajudar seus leitores a resolverem problemas relacionados ao seu nicho eles vão se apaixonar pelo seu conteúdo e vão voltar toda semana ou todos os dias no seu blog.


3. O público-alvo aumenta o tráfego 


Você verá o aumento no fluxo de visitantes, porque quando o leitor se apaixona por um conteúdo, ele não se cansa de compartilhar e indicar para outras pessoas. E se você publicar com frequência e estiver disposto a ajudar seu público-alvo, eles também o ajudarão, compartilhando e recomendando seu conteúdo.


4. O público-alvo te faz ganhar dinheiro


A meta de toda blogueira é ganhar dinheiro com o blog, especialmente se você deseja monetizar seu blog com produtos digitais, então mesmo que você esteja iniciando tenha em mente que o seu público-alvo serão seus clientes no futuro.


Por isso é fundamental saber o que eles estão pesquisando no Google para que você possa criar uma lista de produtos que podem ajudar seu público a solucionar um problema.


Por exemplo, no meu caso o meu público-alvo são mulheres jovens que desejam criar um blog e fazer dele sua principal fonte renda com produtos digitais. No início não era assim, pois meu público-alvo era meninas, jovens ou não, que queriam aprender como personalizar o blog.


Mas, o meu antigo segmento não era monetizável e também ao passar dos anos eu adquiri experiências com o blog, que inclui vendas de produtos digitais e por isso hoje essa é a missão do Manual Da Blogueira.


Método simples de como criar o avatar do seu público-alvo


Nessa etapa você vai simular o leitor imaginário para elaborar um perfil do leitor ideal, respondendo algumas perguntas para ter uma melhor visão do seu público-alvo.


  1. Qual o gênero?
  2. Qual é a idade?
  3. Onde ele mora?
  4. Qual sua profissão?


Perguntas que vão te ajudar a conhecer melhor seu leitor ideal.


  1. Quais são os seus hobbies?
  2. Qual rede social ele passa mais tempo?
  3. Quais são os seus objetivos?
  4. Qual a sua maior dificuldade?
  5. O que ele está procurando no Google?

Como encontrar o público-alvo do blog


Agora para encontrar o público-alvo do blog, você antes precisa escolher o nicho certo, pois esse é o primeiro passo. Depois procure entender o seu nicho e pergunte para você mesma: Como posso ajudar as pessoas com o meu blog?


Quando você descobrir a resposta, inicie um processo de pesquisa para descobrir o que as pessoas do seu nicho estão falando e buscando na internet. Algumas ferramentas podem te ajudar nessa etapa:


1. Pesquisas no Google


O Google sempre deve fazer parte da sua vida como criador de conteúdo, pois o próprio buscador nos mostra quais são os assuntos mais pesquisados de um determinado nicho.


Basta digitar o termo desejado, que o Google exibe outros assuntos mais pesquisados relacionados ao tema principal que você está buscando, por exemplo: Recentemente eu adotei uma gatinha e como eu não tenho experiência com gatos, no momento o que mais busco no Google são dicas de como cuidar de gatos, mas o Google me mostra, logo baixo da minha pesquisa, outros assuntos que as pessoas mais buscam sobre dicas para cuidar de gatos.


Como encontrar o público-alvo


Se eu tivesse um blog sobre gatos, o meu público-alvo iria gostar se eu criasse conteúdos baseados nas buscas que o Google me mostrou e assim, através dos meus artigos, o meu leitor ideal me encontraria.


2. Pesquisas no Pinterest


O Pinterest é uma das melhores fontes para encontrar os principais conteúdos que o seu público busca a partir de um determinado assunto. Na barra de endereço, assim como no Google, você digita uma frase relacionada ao seu nicho e o Pinterest exibe quais assuntos estão sendo mais pesquisados e dessa forma você consegue ter uma noção de qual conteúdo o seu público-alvo está buscando.



3. Comentários em fóruns


Outro lugar interessante são os fóruns de discussão, onde pessoas deixam suas dúvidas a todo momento e você, como criador de conteúdo precisa estar atento e verificar quais são as perguntas mais frequentes do seu público-alvo, pois se uma pessoa está com dúvidas, com certeza outras pessoas também estão.


4. Comentários em grupos no Facebook


Busque grupos do seu nicho, que tenham acima de mil membros, porque grupos menores não possuem o engajamento que precisamos. 


Escolha de 4 a 5 grupos para participar e inicie o processo de busca por perguntas frequentes e anote todas, pois será a partir delas que você encontrará ótimas ideias de postagens. 


Então ao ler os problemas que o público do seu nicho está enfrentando, você vai conseguir planejar melhor seu conteúdo para atrair o público-alvo.


5. Visite blogs do seu nicho


Os blogs que compartilham conteúdos semelhantes aos seus, são um ótimo lugar para encontrar o grupo que está buscando, pois geralmente as pessoas expressam suas opiniões nos comentários e muitas delas deixam suas dúvidas. 


Então como um bom observador, você vai anotando todas as dificuldades daquele público para entender como você pode criar conteúdos melhores para atrair aquele o mesmo tipo de pessoa.


6. Crie uma pesquisa de público


A melhor forma de saber e entender o seu público-alvo é fazendo perguntas ao invés de tentar adivinhar o que seu público está buscando. As respostas vão te ajudar a descobrir o que eles querem ver no seu blog e o que eles não estão interessados.


Todas as informações que conseguir retirar do seu público-alvo através da pesquisa, vai te ajudar a identificar os problemas para soluciona-los e aos poucos o seu blog vai crescendo.


Salve o Pin em sua pasta favorita!


Como encontrar o público-alvo


Conclusão


Resumindo, o público-alvo do seu blog pode estar em todos os lugares na qual mencionei, então o seu papel agora é criar conteúdos que eles estão buscando para atrai-los.

E você pode observar que tudo gira em torno da criação de conteúdo pois será com os artigos certos que você vai conseguir atrair o seu público-alvo.

O seu blog não precisa ter necessariamente um público-alvo, pois dependendo do seu nicho você pode segmentar a partir de micro assuntos relacionados ao seu nicho principal. Por isso não se preocupe se você acha que seu blog possui mais de um público-alvo.


No começo se concentre naquele que você deseja ser reconhecida e que tenha mais relevância e conforme seu blog vai crescendo você vai expandindo os próximos assuntos .


Porém o melhor é escolher uma segmentação de público, focar nela até se tornar uma autoridade porque dessa forma seu blog será visto e lembrando por um determinado público e assunto, fazendo com seu nome seja mencionado em redes sociais, em blogs e até em grandes sites.


Então, se você deseja se tornar uma autoridade, escolha um segmento, crie conteúdos de valor, aquele que ajuda o público-alvo interessado resolver um problema e quando sentir que o seu público-alvo foi atingindo, você parte para o próximo e vai intercalando os conteúdos de cada um.


Mas e você? Já definiu o público-alvo do seu blog?


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5 comentários:

  1. Menina do céu, você é incrivel! Me ajudou demais a descobrir o que quero fazer daqui em diante. Já tive um blog antigamente, quando era modinha ainda, e com o passar dos anos fui deixando de lado esse sonho e hoje, com 20 anos, decidi voltar a escrever e produzir conteudos para ajudar as pessoas. Eu estava totalmente perdida, não sabia para quem iria me comunicar, como fazer acontecer, e hoje meu blog esta praticamente pronto. Muito grata pelo seu blog, ele é perfeito!

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    1. Ai que emoção ler seu comentário <3 Eu fico tão, mas tão chocada ainda quando recebo um feedback assim, tão cheio de amor \0/ Eu agradeço de coração pelo tempo que tirou para deixar esse comentário, porque são por pessoas assim como você que eu não desisto dos meus sonhos! Fico imensamente feliz em saber que meu conteúdo te ajudou. Sucesso no seu novo blog :D <3

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    2. Muito obrigada, flor! E outra, te mandei direct no insta hahahh

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  2. Ótimo artigo, muito incrível a sua forma de entregar.

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