LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


03 outubro 2016

SEO: O QUE É? PRA QUE SERVE? COMO APLICAR EM MEU BLOG?

SEO

Entenda o que é SEO e porque ele
é tão importante para o seu blog

O QUE É SEO? A sigla significa Search Engine Optimization, também conhecido como otimização de sites. É uma técnica de otimização de páginas, ou de um blog/site inteiro.

PRA QUE SERVE O SEO? Essa técnica serve para tornar o seu blog mais amigável aos mecanismos de buscas. Ou seja, se aplicadas corretamente o seu conteúdo aparecerá nas primeiras páginas do Google, e de outros buscadores.

QUEM FAZ O SEO? Você! Ao construir o seu artigo, é preciso se preocupar em usar bem as palavras-chave para que o Google possa te encontrar. Claro que existem inúmeras agências de marketing que trabalham nessa área, e desenvolvem um plano para blogs e empresas, mas é sempre bom e vantajoso aprender e aplicar sozinho as técnicas.

COMO O GOOGLE CLASSIFICA QUEM FICA NAS PRIMEIRAS POSIÇÕES? Por relevância. Ela é definida por algoritmos, que são programas que buscam a todo instante as respostas das perguntas feitas pelos usuários no buscador. Esse processo é feito diariamente, porque todos os dias tem conteúdo novo na internet. A classificação é baseada na qualidade e frequência de atualização dos conteúdos e na quantidade de links externos que o blog possui.

O SEO FARÁ COM QUE O MEU BLOG APAREÇA NAS PRIMEIRAS POSIÇÕES? É válido lembrar que pessoas antes de você, já construíram conteúdos com a palavra-chave que você escolheu, principalmente as grandes empresas que necessitam de uma bom SEO para serem encontrados e consequentemente atrair possíveis compradores.

Portanto ninguém pode te garantir que o SEO resolverá os seus problemas e colocará o seu blog nas primeiras posições, uma vez que somente os buscadores como Google e o Bing por exemplo, são capazes disso. A solução é nunca usar palavra sem uma composição, por exemplo: Ao invés de usar a palavra-chave batom, acrescente um componente, como batom matte, batom matte líquido, batom líquido fosco e por ai vai.

POR QUE O SEO É IMPORTANTE PARA O MEU BLOG? Quem é blogueiro sabe como é difícil divulgar o seu trabalho, mas infelizmente muitos se esquecem, ou não sabe, que o Google é a melhor ferramenta de divulgação. Com o SEO o seu blog será divulgado gratuitamente nos motores de buscas, e a consequência disso é aumento de visualizações do seu blog e a visibilidade que terá, pois dessa maneira futuros leitores e parceiros poderão te encontrar. 

COMO APLICAR O SEO EM MEU BLOG? Existem inúmeras formas de aplicar o SEO em seu blog. A primeira etapa é adicionar o seu blog no Google. Depois é preciso escolher corretamente as palavras-chave para adicionar em seu conteúdo e criar títulos chamativos para atrair os visitantes

Conclusão

Ser encontrado pelo Sr. Google não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O Manual da blogueira por exemplo, é encontrado porque foram aplicadas técnicas de SEO para melhorar o nosso posicionamento, veja:


Na imagem da sua esquerda, você confere uma busca feita com a frase Dicas para blogueiras. O manual aparece na sexta posição, ou seja, estamos na lista dos 10 primeiros da primeira página, e competindo com 1 milhão e 500 mil concorrentes, que usaram a mesma frase em seus blogs e sites.

Na imagem da sua direita, você confere uma busca feita com a frase Manual da Blogueira, que é o nome do blog, e somos o primeiro da página, mesmo com 633 mil concorrentes que também usaram a mesma frase, e os nossos principais links aparecem logo abaixo do nome do blog.

Como pôde perceber o SEO é muito importante para o rankeamento de um blog, se você não dava a devida importância a ele, te aconselho repensar, e focar em melhorar seu posicionamento.

Todas as dicas do Manual são para aqueles que sonham viver do blog, que querem ser profissionais, portanto, se deseja alcançar os seus objetivos, é bom começar a trabalhar essa técnica. Somos a prova de que funciona!

E você, usa o SEO em seu blog? Compartilhe a sua experiência com a gente através dos comentários. Não deixe de compartilhar o artigo com os amigos, de curtir nossa página no facebook e de seguir o Manual em "Faça parte" que fica na lateral do blog. Espero que tenha gostado e até a próxima!


4 comentários:

  1. Eu digo que SEO em alguns casos fogem muito da curva do certinho. SEO precisa ser testado sempre não ficar preso somente no que o povo diz que é o certo. Nem sempre texto é o que indexa repare o site http://pudim.com.br/ e veja as suas métricas é incrível o que esse site conseguiu. Esse é um caso fora da caixinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é sempre válido fazer vários testes, porque talvez algo que se aplica perfeitamente a mim, não vai ser útil para o seu blog. SEO é complexo e bem flexível.

      Excluir
  2. Eu tento sempre usar palavras chave que tem a ver com a postagem, mas não sei se meu blog está linkado o Google. Estou indo conferir agora mesmo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEO é uma técnica que aparece resultados a longo prazo. É só ter persistência e trabalhar direitinho! Boa sorte <3

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações