LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


17 dezembro 2019

14 dicas de como atualizar posts antigos do blog

atualizar posts antigos

Uma das minhas metas é atualizar regularmente os posts antigos do Manual, porque desde que criei o blog em 2016, eu não tive esse cuidado e muitos conteúdos estão desatualizados. Se assim como eu, você bloga há algum tempo, é provável que tenha muitas postagens que você sente orgulho, porém também deve existir aquelas que você não sente tanto orgulho assim.

Umas das grandes coisas que acontecem em nossa jornada como blogueira é que a gente cresce e se desenvolve a medida em que trabalhamos, e cada vez estamos melhores e isso reflete nas postagens.

O lado bom é que ao revisar os posts antigos percebemos a nossa evolução e o quanto progredimos desde o inicio, o problema é que esses posts antigos podem prejudicar o desempenho do blog nos mecanismos de buscas, por talvez estarem mal escritos, com fotos sem qualidade, com texto pequeno, sem a otimização adequada ou por várias outras razões.

Porque você deve atualizar com frequência os conteúdos antigos do blog


A principal prioridade dos mecanismos de buscas, é oferecer aos seus usuários os melhores resultados possíveis. O Google não quer apenas enviar seus usuários para as páginas que respondam bem suas perguntas, embora isso seja importante. Os buscadores desejam enviar seus pesquisadores para blogs que são bem atualizados.

Se o seu blog possui muitas postagens desatualizadas, irrelevantes ou de baixa qualidade, isso terá um grande impacto negativo no seu SEO, consequentemente no tráfego do seu blog.

Se por outro lado seu blog tiver apenas postagens atualizadas e de boa qualidade, os mecanismos de pesquisa verão seu blog como autoridade e bem conservado, isso aumentará suas chances de aparecer nas primeiras posições do Google.

Talvez uma parte do seu conteúdo será inalterável, então nesse caso o melhor é excluí-los e mais pra frente, se você achar que deve, crie um novo conteúdo parecido com aquele que você deletou.

Como atualizar posts antigos no blog: Passo a passo


1. Identifique os posts antigos que precisam ser atualizados


O primeiro passo é identificar quais são os posts que precisam ser atualizados, e pra que seu trabalho fique bem organizado, crie uma lista com todos os posts antigos que não foram otimizados para os mecanismos de pesquisas, os conteúdos pequenos, aqueles com erros ortográficos, mal escritos e todos os que você achar que precisa ser atualizado.

2. Pesquise palavras-chaves


Depois de criar sua lista e selecionar a primeira postagem que você vai atualizar, comece analisando qual palavra-chave deseja indexar pra que o Google encontre seu artigo. Depois disso é preciso fazer uma pesquisa para identificar se a palavra-chave que você escolheu é relevante, pois é preciso ter certeza que ela possui um número razoável de pesquisas por mês.

No artigo como pesquisar palavras-chaves você confere um passo a passo simples de como fazer a pesquisa, qual ferramenta utilizar para ajudar você a escolher da forma certa.

3. Reescreva o título


O próximo passo é reescrever o título adicionando a palavra-chave que você escolheu na etapa 2. Por exemplo, digamos que antes de conhecer o SEO você escreveu um post chamado Minha torta de limão preferida. Mas agora que você conhece e sabe da importância de otimizar um artigo, você muda o título para A melhor torta de limão tradicional que você deveria fazer.

No título temos a palavra-chave torta de limão tradicional e também uma chamada para ação no final que você deveria fazer, provocando a curiosidade e a vontade de clicar para conferir a receita.

+ Leia Também: Como escrever títulos chamativos para aumentar as visitas do blog

4. Reescreva o texto


Agora, leia o texto e atualize as partes que achar que precisa de um uppgrade. Foque em escrever um artigo que atenda melhor o seu público e entregue o máximo de informação que conseguir. Atente-se no SEO para que o artigo apareça nas pesquisas, mas também inclua:

  • Postagens longas, de no mínimo 500 palavras pois o Google ama conteúdo grande.
  • Parágrafos mais curtos, não crie caixas grandes de textos.
  • Informações úteis.
  • Referências atualizadas.
  • Informações verdadeiras. 
  • Palavras-chave de forma natural.

Dica Bônus: Verificador de plágio


Você pode encontrar muitos sites na internet que oferecem detector de plágio online gratuito, como SmallSEOTools. Essas ferramentas ajudam você a detectar plágio em um determinado período de tempo. 

O verificador de plágio da smallseotools possui um banco de dados de bilhões de páginas da web que ajudarão você a corresponder ao seu conteúdo logo após o upload na ferramenta. 

Os resultados desta ferramenta são 100% autênticos e confiáveis. Além disso, você pode usar essa ferramenta sem se registrar ou criar uma conta. Esta é uma ferramenta gratuita de verificação de plágio que ajuda você encontrar cópias indevidas do seu conteúdo.


atualizar posts antigos

5. Refaça o SEO


No começo eu não conhecia o SEO e criava meus conteúdos de qualquer jeito. Depois que conheci, eu comecei a aplicar no blog mas de forma errada, por isso alguns dos meus posts serão excluídos, porque eles não tem concerto nesse sentido.

Mas aqueles que podem ser salvos receberão uma injeção de SEO porque quero vê-los revivendo, e pra isso vou tomar algumas atitudes que são:

  • Adicionar a palavra-chave no título do post.
  • Repetir a palavra-chave pelo menos 10 vezes em todo texto.
  • Deixar em negrito pelo menos 5 palavras-chave.
  • Criar uma url otimizada.
  • Adicionar heading tags.
  • Escrever uma descrição com a palavra-chave.
  • Criar e adicionar imagem otimizada.

6. Adicione links para outro conteúdo relevante


Insira links relevantes que direcionam para conteúdos dentro do seu blog, chamados de links internos, são extremamente importantes para o SEO. Os links internos manterão os leitores por mais tempo no blog, melhorando assim a sua indexação e a experiência do usuário.

7. Atualize as imagens


A maioria das postagens antigas tem imagens horríveis e tão pouco amigáveis aos mecanismos de buscas, portanto tire algumas boas imagens ou adicione fotos de qualidade de sites que fornecem imagens gratuitas e as substitui pelas antigas.

Lembre-se de reduzir o tamanho das imagens pelo tamanho da área da sua postagem, porque assim o seu blog vai carregar mais rápido. Ao salvar as imagens, adicione o título da postagem no nome da imagem e preencha as tags alts corretamente, incluindo as palavras-chave.

8. Crie Pins 


No momento em que você estiver atualizando as imagens, lembre-se de criar um Pin para adicionar ao artigo, porque se você bloga a algum tempo como eu, provavelmente você não usava o Pinterest para atrair tráfego, e hoje é fundamental ter uma imagem pinável em seus artigos.

Lembre-se de criar pins que se destaquem:

  • Formato retrato (500x 1100).
  • Cores que facilitam a leitura.
  • Incluir o título.
  • Incluir a URL.

+ Leia Também: Guia Básico: Como criar pins virais para aumentar o tráfego do blog

9. Crie ou atualize um freebie para crescer sua lista


Essa é uma oportunidade de presentear seus leitores com brindes que vão ajuda-los em sua jornada, e em contra partida você aumenta sua lista de email. Tudo o que você precisa é criar um brinde que esteja de acordo com o tema da postagem, que vai agregar mais valor na vida de quem estiver lendo.

Porém, se assim como eu você tem muitos brindes espalhados pelo blog que precisam ser atualizados, o melhor é criar um novo baseado no antigo, só que com muito mais qualidade.

+ Leia Também: 12 ideias de freebies para aumentar a lista de email

10. Adicione novos links de afiliado ou de seus próprios produtos e serviços


Se você usa o marketing de afiliados como uma estratégia de monetização, saiba que você precisa mante-los atualizados, porque talvez muitos desses produtos não existam mais ou você se afilou a produtos similares que oferecem comissões maiores e por isso deve atualiza-los.

A mesma forma se aplica para os seu próprios produtos. Caso seu produto não exista ou se você criou novos produtos o ideal é atualizar esses posts com os novos links para que sua renda não mude tragicamente.

+ Leia Também: Tudo que você precisa saber para começar a ganhar dinheiro como afiliado
+ Leia Também: 8 ideias de produtos digitais para vender no blog

11. Revise seu texto


Não esqueça de revisar seu conteúdo atualizado. Tire algumas horas de descanso pra que seu cérebro não te sabote no momento da revisão, porque se você ler o texto assim que finaliza-lo você não vai conseguir detectar os erros ortográficos, gramaticais e de pontuação.

12. Compartilhe seu conteúdo recém atualizado


Não adianta nada ter todo trabalho de atualizar os posts antigos se você não divulga-los em suas redes sociais. Então, crie imagens para compartilhar no facebook, twitter, instagram. No Pinterest espalhe os pins em várias pastas relevantes.

13. Vincule os links dos posts antigos atualizados aos novos posts


Agora adicione os links dos posts antigos, nos posts recentes que tenham ligação, ou seja, porque isso vai ajudar os leitores e o Google te encontrar mais facilmente.

14. Envie seus conteúdos atualizados para sua lista de email


Por fim, não esqueça de contar para os seus assinantes sobre a sua postagem recém atualizada. Caso você tenha atualizado vários posts, o ideal é enviar um único email para não encher a caixa de entrada do seu assinante com vários emails contanto sobre cada postagem atualizada.

Ao invés disso, escreva um único email listando cada postagem que você atualizou. Conte sobre cada post resumidamente e fale sobre o brinde que o post recebeu, caso tenha criado um.

+ Leia Também: Como criar uma lista de email gratuita no Mailchimp

Salve esse pin em suas pastas preferidas!

atualizar posts antigos

Conclusão


No meu caso, o Manual tem muitos artigos, sendo que a maioria não se encaixa mais no perfil atual do blog e por isso vou deleta-los aos poucos. Aqueles que forem escolhidos para serem atualizados, vão receber o uppgrade aos poucos pra não me sobrecarregar.

Então meu conselho é que você faça o mesmo. Escolha dois posts por semana para atualizar, porque dessa forma você conseguirá criar conteúdo de qualidade.

Se você gostou compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo |  Instagram Pinterest

9 comentários:

  1. Tenho certeza que esse post foi feito para mim haha, super amei e com certeza vou ultilizar essas tecnicas.
    Bjs e uma ótima semana.

    https://blogdamille2018.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber disso Mille <3 Não vou negar que é bem trabalhoso atualizar os posts antigos, mas é bem divertido também porque a gente acaba esquecendo alguns posts e revê-los é muito top. Eu dei até risadas de alguns! Beijo enorme :*

      Excluir
  2. Já deletei alguns posts que não se encaixam mais com os novos conteúdos que abordo, preciso mudar alguns e reescrever principalmente os títulos que estão horríveis kkkkkk adorei!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho deletado vários posts porque de tão ruins eles não tem concerto kkk, mas aqueles que tem salvação estão ficando tops! Fico muito feliz em saber Day que gostou do artigo <3 Bjão pra você!

      Excluir
  3. adorei suas dicas, muito obrigada! parabens pelo blog. annelims.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tava pensando nisso essa semana.Preciso urgente atualizar alguns posts antigos.
    Vou usar suas dicas.
    Obrigadaaa :D
    www.querodetalhes.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as Dicas mais sem Duvidas Lorena a Melhor e matadora é atualizar os Post com os Links novos de Conteúdos Relacionados na Serp.

    ResponderExcluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações