LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


16 novembro 2018

Como divulgar o blog no Pinterest (Guia Completo)



Saber como divulgar o blog no pinterest é fundamental para você blogueira que deseja aumentar os views, conquistar leitores, e parceiros dispostos a investir no seu trabalho. O Pinterest precisa ser a partir de hoje sua principal ferramenta de marketing, se o seu desejo é profissionalizar o blog.

O Pinterest se tornou minha segunda fonte de tráfego, perdendo somente para o Google, devido ao trabalho de SEO que implementei no blog no começo, mas posso garantir que todo meu trabalho de divulgação caiu pela metade depois que conheci e me apaixonei pelo Pinterest.

Aquela história de passar horas compartilhando seus posts em grupos, ou comentando nos blogs de terceiros em busca de visualizações já é passado. Todo trabalho foi reunido em um único local, onde você tem a possibilidade de divulgar seu trabalho, promover o blog no Pinterest, tudo em uma única vez, e poder receber visitantes diários com apenas uma imagem.

O que é o Pinterest

O Pinterest é uma poderosa máquina de direcionamento de tráfego para o blog, site ou loja. Muitos erram por enxerga-lo como uma rede social, e não é, até porque vai ser difícil encontrar comentários, curtidas nas milhares de imagens espalhadas na plataforma, pois sua função não é socializar seus usuários e sim servir como uma ferramenta de busca e inspiração, como o Google.

+ Manual do Pinterest: Construindo uma máquina de tráfego

Já comecei expondo todo meu amor pelo Pinterest, e mostrando como essa plataforma mudou a vida do meu blog e o meu modo de pensar sobre marketing, mas nada adiantaria se eu não te apresentasse as minhas principais estratégias usar o Pinterest para aumentar o tráfego do blog.

Ajude o Manual da Blogueira crescer. Compartilhe essa imagem no seu perfil no Pinterest!



Como divulgar o blog no Pinterest e receber + de 2 mil visitas por dia



1. Crie um Perfil Comercial no Pinterest

O primeiro passo é modificar sua conta pessoal para comercial. Além de simples é gratuito. Ter uma conta empresarial no Pinterest te dá a oportunidade de ter acesso aos dados que não estão disponíveis em uma conta pessoal, como o Pinterest Analytics que te permite acompanhar os acessos dos seus usuários, como o número de vezes que um Pin apareceu no Pinteret, ou a quantidade de vezes que ele foi salvo. Isso ajuda na construção do seu perfil, te auxiliando a criar conteúdos que o leitor quer ver, ou seja, te ajudará a identificar o seu público em potencial.

+ Como adicionar o Pinterest na lateral do blog

2. Otimize seu perfil

O próximo passo é otimizar sua página principal, pois o algoritmo do Pinterest depende de palavras-chave para mostrar o seu perfil e conteúdo para os usuários que estão pesquisando sobre seu nicho.

Na imagem abaixo exibe uma parte do meu perfil, onde adicionei uma foto minha, o nome do blog com a descrição para que as pessoas possam encontrar meu perfil quando pesquisarem sobre "dicas para blogueiras" e também adicionei a mesma palavra-chave na descrição. Essas modificações são feitas na página Configurações.

divulgar o blog no Pinterest


Então, quando você pesquisar pelo termo "dicas para blog" o meu perfil vai aparecer nos resultados.

divulgar o blog no Pinterest


3. Crie pastas com as principais categorias e sub-categorias do seu nicho

Pra ser sincera, demorei para entender a forma correta de divulgar o blog no Pinterest, principalmente em ralação as pastas, que não podem ser nomeadas e nem criadas de acordo com o seu gosto pessoal. Elas devem ser nomeadas de acordo com o seu nicho.

Vamos supor que você tenha um blog sobre alimentação saudável, então crie pastas relacionadas ao assunto alimentação saudável, como: "cardápios", "receitas", "café da manhã", "almoço", etc. Você pode sim, criar pastas pessoais e salvar inspirações que não tenham nada a ver com o seu nicho, é só deixa-las em modo privado, ou seja, só você terá acesso. 

divulgar o blog no Pinterest

No começo, quando criei meu perfil eu tinha em mente criar pastas e salvar imagens que eu gosto, como moda, costura e cabelo. Mas entendi que esse não é o meu nicho, e ao insistir em manter essas pastas o meu perfil não crescia. Depois que configurei da forma correta, os números triplicaram.

Com as pastas nomeadas de acordo com o nicho do blog, ajudará o Pinterest a mostrar seu conteúdo para as pessoas certas, para aquelas que estão pesquisando sobre assunto do seu blog. Crie uma pasta dedicada ao blog e salve todos os posts nela. Deixa- no topo. Tenha pelo menos 20 pins em cada pasta.

4. Ative Pinos Ricos

Ter pinos ricos é importante para um blog, pois ele exibe informações extras sobre um pino quando são salvos. Existem 4 tipos de Pinos ricos: Receitas, artigos, produtos e aplicativos. Eles possuem informações como preço, localidade se for o caso de uma loja, além do link que direciona o usuário a página de destino referente ao pino. Veja um exemplo abaixo:

divulgar o blog no Pinterest

Acompanhe o tutorial de como ativar Pinos Ricos feito pelo próprio Pinterest.


5. Crie imagens de qualidade para o Pinterest

O layout do Pinterest foi feito para receber imagens verticais, com tamanhos de 730 de largura por 1.100 de altura. Esse é o valor mínimo, menor que isso não é aconselhável. Imagens quadradas não se destacam e nem chamam atenção. É preciso construir Pinos altamente chamativos se você quer se destacar na multidão. A imagem abaixo ilustra o layout do Pinterest. Os elementos em cor rosa são pinos incorretos, que não estão de acordo com a proposta do Pinterest. Já os de cor cinza estão no tamanho correto.

divulgar o blog no Pinterest

Outra forma de publicar pinos de qualidade no Pinterest é prestar atenção na resolução da imagem, verificando se as cores e a escrita são coerentes e se vão chamar atenção e facilitar a leitura do usuário. Veja abaixo dois exemplos de imagens sem e com qualidade:

divulgar o blog no Pinterest


divulgar o blog no Pinterest


6. SEO para Pinterest

O SEO (Search Engine Optimization) também é utilizado no Pinterest, pois a plataforma usa de palavras-chave para encontrar os conteúdos compartilhados pelos usuários. Na minha pesquisa sobre maquiagem, apareceu o seguinte resultado:

divulgar o blog no Pinterest

As palavras que aparecem em cima das imagens após a minha pesquisa, é referente aos conteúdos que os usuários mais procuram no Pinterest, portanto é preciso fazer uma pesquisa antes de definir a descrição do seu pin, para que você possa definir as melhores palavras-chave para suas imagens, e assim mostrar ao Pinterest que você está ativo.

7.  Salve pins com frequência

O Pinteret dá preferência para exibir no feed dos seus usuários, as imagens dos perfis que salvam imagens com frequência, ou seja, a consistência é uma das estratégias mais importantes. Não existe um número certo de publicações diárias, mas eu vou expor a minha experiência, pois fazendo assim, eu passei de 200 e poucos seguidores para mais de 1.600 em menos de 3 meses, que aumentou consequentemente o número de visualizações do blog. No momento, eu salvo entre 15 a 25 imagens minhas por dia, e umas 10 de outras pessoas. Não publico tudo de uma vez, vou intercalando no decorrer do dia.

8. Participe de pastas colaborativas relacionadas ao seu nicho

Outra grande estratégia é participar de pastas colaborativas relacionadas ao seu nicho para salvar seus pins em grupos onde você tem a chance de divulgar seu conteúdo para atingir mais pessoas. Encontrar pastas colaborativas no Pinterest não é difícil, basta entrar nos perfis de pessoas do seu nicho e verificar as pastas que elas participam para você também fazer parte. Lembrando que é preciso se atentar as regras para não se banido do grupo, pois a maioria só aceita salvar uma certa quantidade de pins seus e de pessoas que fazem parte da pasta. 

9. Crie sua própria pasta colaborativa

Escolha as categorias que mais bombam no seu blog, ou aquelas que o público estão pesquisando. Crie sua pasta e convide pessoas do seu nicho para participarem. 

10. Dicas Bônus

→ Use uma chamada para ação nas imagens.
→ Adicione descrição com palavras-chave em cada pasta.
→ Escolha uma categoria para cada pasta.
→ Crie 3 a 6 imagens para um único post, modificando os títulos
→ Use Hashtags  do seu nicho para ter mais visibilidade nos feeds dos usuários.
→ Divulgue seu perfil em grupos no facebook.


Conclusão

Divulgar o blog no Pinterest é um jogo de paciência, pois os pinos podem levar alguns dias para começarem a aparecer para os seus usuários, devido aos algoritmos da plataforma e do trabalho de SEO feito por eles. Como já foi dito, a principal estratégia é frequência das publicações, o Pinterest ama quem publica todo dia, quem salva os seus e os pins de outras pessoas diariamente.

Se você gostou das dicas não esqueça de compartilhar esse guia com os seus seguidores. Acompanhe o blog nossas nossas redes sociais: Facebook, Grupo, Instagram e Pínterest para não perder as novidades.


11 comentários:

  1. Meu Deus agora entendi como divulgar certo, estava salvando do blog direto e por isso não conseguia editar algumas coisas e fazer um seo melhor. Agora tudo faz sentido kkkkkk gosto das minhas capas do blog mas depois do seus modelos ali acho que vou mudar um pouco para ficar mais atrativo. Obrigada Lorena, agora sim entendi a parada XD

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muuuito feliz que tenha entendido sobre como divulgar no Pinterest. No começo pode parecer difícil, mas não é =) Você pode sim, salvar direto do blog, mas só se a imagem for de alta qualidade, com todos os elementos que citei no artigo. Se precisar de algum help, me chama lá no face <3 Bjão!

      Excluir
  2. Olá Lorena , me tira uma dúvida ... na etapa de Otimizar o perfil , eu não consigo colocar mais do que 30 caracteres e contando o seu , contei que tem mais de 30 .. Como você consegue ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Artemis, no meu perfil aparece mais de 30 caracteres porque essa descrição está no meu blog. Você precisa editar a descrição no seu painel adicionando quando caracteres desejar, e depois verificar seu site na aba CONFIGURAÇÕES > VERIFICAR no Pinterest, ai ele aparece automaticamente =) Espero ter ajudado <3

      Excluir
  3. Comecei a pouco a usar o pinterest, ainda não to vendo resultado, porém os números estão subindo bastante. Ótimas dicas <3
    Palavras Rabiscadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os resultados no Pinterest é a médio prazo. Quanto mais você salva seus próprios pins e dos outros com frequência, os números vão aumentando, vão crescendo gradativamente... Fico feliz que tenha gostado do post Gaby <3

      Excluir
  4. Parabéns pelo artigo, muito bem explicado! O Pinterest é uma ótima ferramenta para crescer o tráfego do blog, eu adoro, preciso usá-lo mais nas minhas estratégias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Yara!
      Eu simplesmente amo o pinterest. Passo horas salvando inspirações!

      Excluir
  5. Oi, Lorena como sempre você arrasa no conteúdo.
    Adorei as dicas, algumas já fiz no perfil do blog, porém preciso me organizar para fazer mais pins, espero chegar a números como você.
    Obrigada por compartilhar esse conteúdo rico em estratégias.

    Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

    ResponderExcluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações